Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Marx e o Estado - cover

Marx e o Estado

David Adam

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

David Adam realiza, através de uma leitura rigorosa dos escritos de Marx, uma desmistificação da ideia falsa segundo a qual ele seria um estatista. Indo desde os escritos de juventude de Marx e chegando até os da maturidade, Adam mostra que ele sempre foi um crítico do Estado. David Adam esclarece a concepção de Estado em Marx, demonstrando que sua ideia de 'ditadura do proletariado' é mau interpretada, bem como mostra os equívocos de Bakunin em sua interpretação do autor de O Capital.

Other books that might interest you

  • Jovens policiais no Rio de Janeiro - cover

    Jovens policiais no Rio de Janeiro

    Camila Farias

    • 0
    • 0
    • 0
    Jovens Policiais foi originalmente uma dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ, em 2014. A obra busca refletir sobre as motivações para ingresso de jovens na Polícia Militar do Rio de Janeiro, a partir de concursos realizados em 2009 e 2010. E também os impactos desta escolha profissional em suas vidas, considerando suporte familiar, oportunidades de formação profissional e educacional, classe social, motivações e expectativas.
    Show book
  • Fascismo pandêmico - como uma ideologia de ódio viraliza? - cover

    Fascismo pandêmico - como uma...

    Alexandre Gossn

    • 0
    • 0
    • 0
    Como as pandemias viróticas, o fascismo às vezes entra em modo hibernação, esperando a primeira oportunidade para viralizar, como é o que parece que estamos vendo acontecer. Mas, o que seria o fascismo? Uma corrente política? Uma ideologia? Uma seita? Uma forma de viver? Um sentimento marcial coletivo? O fascismo seria inerente a uma época? Pode ser transplantado de país para país? Pode ser falado em diversos idiomas? O fascismo teria morrido com a Segunda Guerra Mundial? Se sim, poderia ter deixado bisnetos? No presente ensaio, o autor nem de longe pretende esgotar o tema, mas oferece uma importante contribuição sobre como era o fascismo e no que se tornou, sempre, lastreando suas observações em fatos notórios e bibliografia de relevo.
    Show book
  • Qual o Sentido do Voto Nulo? - Reflexões Críticas sobre a Democracia e as Eleições - cover

    Qual o Sentido do Voto Nulo? -...

    André de Melo Santos, Edmilson...

    • 0
    • 0
    • 0
    “Votar nulo? Que absurdo! Tantos morreram pela democracia e agora aparecem essas figuras querendo anular o voto!”, gritam os democratas. Mas muitos “revolucionários” também gritam: “anarquistas! Inconsequentes! Infantis! Fazem o jogo da direita!”. Na verdade, o voto nulo assume várias formas e uma delas se fundamenta num projeto político e numa ampla reflexão teórica sobre a sociedade capitalista, o Estado, a democracia, as eleições, os partidos, a revolução, entre outros processos. O presente livro aborda a questão do voto nulo, democracia e eleições sob vários aspectos que contribuem para entender qual é o sentido do voto nulo.
    Show book
  • Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Doutorado Profissional I 20 - cover

    Ciências Policiais de Segurança...

    Marco Antonio Basso

    • 0
    • 0
    • 0
    A cada dia que passa cresce a dificuldade de resolução dos atuais problemas sociais. Da mesma forma que a nossa sociedade se tornou mais complexa devido ao avanço tecnológico constante, as ciências também evoluíram. Problemas, que antes eram estudados e resolvidos simplesmente com a aplicação dos princípios, métodos e valores das ciências tradicionais, não são mais facilmente aplicáveis às situações modernas. Dentro desse contexto, podem e devem ser inseridos os problemas sociais que envolvem a ordem pública e, principalmente, o seu elemento segurança pública. Essas questões que tanto afligem a sociedade não podem mais ser estudadas unicamente através de ciências tradicionais, como as ciências jurídicas, as ciências sociais ou as ciências antropológicas. Torna-se necessária a aplicação concorrente de princípios e métodos específicos à sua resolução e, sendo assim, não há como deixar de mencionar a existência de um novo ramo de estudos, qual seja: o estudo das ciências policiais de segurança e ordem pública. O desenvolvimento da pesquisa sobre a ciência policial, dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem sido conduzido, principalmente, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança Coronel PM Nelson Freire Terra, responsável pelo desenvolvimento dos programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, conforme determinado pela Lei Complementar Estadual nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, igualmente reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. Como fruto das pesquisas desenvolvidas durante o programa de Doutoramento I/20, os autores desta obra, todos oficiais da Polícia Militar dos estados de São Paulo, Maranhão ou Piauí, produziram suas teses e diversos artigos científicos a respeito de inúmeros problemas que envolvem o estudo da ordem pública. A compilação de parte desses trabalhos e a sua divulgação tornam-se um instrumento eficaz para incentivar a participação das demais instituições de ensino superior no desenvolvimento da pesquisa e busca da solução dos problemas modernos que afligem a sociedade brasileira.
    Show book
  • Mecanismos de exclusão do mundo globalizado: - um dinamismo perverso - cover

    Mecanismos de exclusão do mundo...

    Alfredo Crestani

    • 0
    • 0
    • 0
    Qual o semblante apresentado pela globalização? Quais as diferentes perspectivas da realidade atual? Quais arestas podemos e devemos aparar coletivamente? Como impacta cada um de nós? As respostas para essas e outras perguntas, que surgirão ao longo da leitura, não estão explícitas neste livro do Ir. Alfredo Crestani, porém, ele nos inspira a refletir e nos instiga a buscar respostas e criar novas perguntas. 
    Mecanismos de exclusão do mundo globalizado não é uma obra pessimista, como poderia parecer ao lermos o título. Na verdade ela nos abre os olhos, nos desaloja, provoca incômodos e nos faz repensar. 
    Com um olhar atento, perspicaz e, ao mesmo tempo, sensível, o autor nos convoca a refletir sobre o processo de globalização e suas consequências nos mais diferentes ramos individuais e coletivos. 
    É impossível permanecermos os mesmos após a leitura desta obra. Fernanda Alvarenga Especialista em Gestão e Planejamento Escolar 
    Fernanda Alvarenga
    Especialista em Gestão e Planejamento Escolar
    Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Graças
    Show book
  • Cuba livre (e vive) em mim - diário de vivências - cover

    Cuba livre (e vive) em mim -...

    Walêska Dayse Dias De. Sousa

    • 0
    • 0
    • 0
    Que é possível ter uma análise mais honesta do contexto de Cuba, sem os pré-conceitos, reducionismos e estereótipos veiculados pela mídia convencional. 
    Que Cuba é diversa, rica, com problemas e potencialidades como qualquer outro país do mundo.
    Que Cuba sofre o peso de suas escolhas políticas desde a crise com os Estados Unidos em 1959 e paga caro até hoje por isso, com um bloqueio que a impede de se desenvolver sob muitos aspectos.
    Show book