Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Legião Urbana Dois - cover

Legião Urbana Dois

Dado Villa-Lobos, Charles Gavin, Mayrton Bahia, Marcelo Bonfá

Publisher: Ímã Editorial

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Antigos fantasmas permaneciam encastelados em Brasília. Em meados dos anos 1980, vivíamos sob a ameaça de uma distopia que se eguia com autoridade… Naquele ambiente, poucas bandas do BRock tiveram uma visão tão lúcida quanto a Legião Urbana. Corajosa, poética e visceral, sua música capturou com precisão os anseios e contradições daquela geração — e das que viriam depois. Lançado em julho de 1986, o segundo LP, intitulado simplesmente 'Dois', invadiu as rádios do país e foi totalmente abraçado pelo público. Era, porém, um sucesso diferente, onde canções íntimas se revezavam com a verbe politizada da Legião. Dois tornaria-se um dos discos mais relevantes da história do rock brasileiro. — Charles Gavin
Available since: 10/31/2018.

Other books that might interest you

  • O Advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro - cover

    O Advogado e o imperador - A...

    Gilberto Abreu Sodré Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    A condição degradante dos negros no Brasil do século XIX, após três séculos de escravidão, cujos reflexos ainda hoje estão presentes em nossa sociedade, é retratada numa prosa poética bastante singular em O advogado e o imperador - A história de um herói brasileiro. Seu autor recria neste romance histórico a vida do abolicionista Luiz Gama e o coloca no lugar de protagonista como um herói brasileiro. O processo que levou à abolição da escravatura é um tema muito atual e pertinente, que merece ser revisto e discutido. A relação entre Luiz Gama e o imperador Dom Pedro II coloca em foco questões como liberdade e justiça social. Mais do que isso, aponta também a omissão do imperador em relação à questão escrava e à criação de um projeto de país que incluísse todas as pessoas.O abolicionista Luiz Gama e o imperador Filho de mulher negra livre e homem branco, Luiz foi vendido como escravo pelo próprio pai aos dez anos de idade. Aprendeu várias profissões e exerceu a advocacia sem nunca ter-se formado advogado. Ele acreditava que o Brasil só poderia se desenvolver e ser um país justo quando toda a população recebesse a mesma educação e tivesse as mesmas oportunidades sociais e de trabalho. Sabia que a abolição da escravatura não seria a solução, mas um primeiro passo para uma sociedade mais justa. Considerado um eficaz tribuno da liberdade, ainda hoje seu pensamento é importante para a compreensão das fragilidades sociais do Brasil. Segundo o autor, Dom Pedro II representava o passado, acreditava no escravismo como um 'mal necessário' e tinha a clara intenção de 'branquear' a população brasileira. Acreditava que trazer imigrantes europeus brancos seria uma estratégia de governo para ajudar a dizimar a população negra analfabeta e desassistida, que estaria ainda mais fragilizada após a inevitável abolição da escravatura, exigida pelos britânicos e pelo mundo civilizado em geral. Para o Imperador, os brancos vindos da Europa substituiriam, com vantagem, os negros brasileiros como mão de obra. E estes sucumbiriam com o tempo.
    Show book
  • As Aves - Decadência de um Símbolo Sagrado - cover

    As Aves - Decadência de um...

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    Aristófanes é o autor das 4 peças aqui analisadas, sendo que todas elas são abordagens irônicas e mordazes sobre a decadência ética, política e social que dominava a Atenas do IV séc. a.C.É considerado o pai da comédia, mas na verdade era muito mais do que isso, pois sua obra está muito mais para a denúncia e a crítica. Etimologicamente a palavra “comédia” vem do grego “comys” – cabeleira e “odia” – ode, canto.Portanto, o significado original quer dizer “o canto da cabeleira” – que é uma metáfora para a expressão que se usa até hoje: “De arrancar os cabelos” – que é usada como expressão de desespero frente a fatos inaceitáveis.As aves abordam a decadência de símbolos sagrados e os delírios do falso poder e autoridade.Aristófanes utiliza a metáfora de um reino ideal que seria criado no céu e governado igualitariamente por pássaros. Naturalmente, nada dá certo, pois a cobiça, a busca de fama e poder acabam destroçando este reino e as manias de grandeza que aqui se delineiam.
    Show book
  • Órfãos de São Paulo - cover

    Órfãos de São Paulo

    Ricardo Mituti

    • 0
    • 0
    • 0
    Um romance nascido do fato de se acreditar que há um caminho possível, apesar de tudo. E, nesse contexto, não há contradição, uma vez adotado o desamparo como condição. Mas o que cabe nesse desvão, nesse abismo existente entre duas formas, é tão desafiador quanto a imensidão das grandes cidades. A metrópole, a Sampa, assanha nossos sonhos, podendo se revelar impiedosa como um moedor de carnes ou um lugar, um caminho feito sob medida para nossos anseios. A história de Fabiana e Gabriel, como as nossas, é fruto desse tempo, dessa ambiguidade. Agora, o que verdadeiramente perturba, é o retrato do qual a cidade emerge sem direito à solidão, ao esquecimento. Todos se entregam a ela e lhe reviram a alma, condenando-a a esse constante burburinho que faz seus cruzamentos sempre algo convulsivos.
    Show book
  • Cartas para Dame Stella Rimington e Mary Robinson e Maria da Penha mais jovens - cover

    Cartas para Dame Stella...

    Dame Stella Rimington, Mary...

    • 0
    • 0
    • 0
    ESTE É UM EPISÓDIO DA OBRA "CARTA PARA O MEU JOVEM EU", DEJANE GRAHAM, QUE APRESENTAM CARTAS PARA DAME STELLA RIMINGTON E MARY ROBINSON E MARIA DA PENHA MAIS JOVENS. SE QUISER LER TODAS AS CARTAS LEIA A OBRA COMPLETA.Se a viagem no tempo fosse uma possibilidade, o que você diria ao seu eu adolescente, caso o encontrasse?Em Carta Para Meu Jovem Eu, personalidades das mais diversas áreas refletem sobre o que teria sido bom saber antes. Elas também lembram aqueles momentos mágicos que gostariam de reviver.O livro inclui a participação especial de personalidades brasileiras.
    Show book
  • Contos Fluminenses e Histórias da Meia-Noite - cover

    Contos Fluminenses e Histórias...

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Contos Fluminenses, originalmente publicado em 1870, e Histórias da Meia-Noite, publicado em 1873, são os dois primeiros livros de contos de Machado de Assis, famoso escritor brasileiro. Nestes livros encontram-se alguns de seus contos que viriam a se tornar clássicos da literatura brasileira, como Miss Dollar e Ponto de Vista. (Sumário escrito por Leni)
    Show book
  • Tenente-General Marquês de Caxias - Biografia - cover

    Tenente-General Marquês de...

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta biografia do Duque de Caxias – então ainda Marquês de Caixas! – tem a peculiaridade de ter sido escrita por um quase contemporâneo seu, Sébastien Auguste Sisson, francês radicado no Rio de Janeiro. Nela, Sisson destaca a influência da educação familiar na formação do jovem militar, bem como parcela de suas façanhas no exército brasileiro, que lhe angariaram fama e reputação.
    Show book