Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Cásper Líbero - Jornalista que fez escola - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Cásper Líbero - Jornalista que fez escola

Dácio Nitrini

Publisher: Terceiro Nome

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Em 1943, no auge da carreira, o jornalista e empresário Cásper Líbero, dono da rádio e do jornal A Gazeta, morreu num acidente da ponte aérea quando o avião em que viajava, o “Cidade de São Paulo”, se preparava para aterrissar na Baía da Guanabara. Personagem controverso, cheio de amigos e de inimigos, sua história de vida passa pelos intelectuais modernistas, duas revoluções, exílios, a II Guerra, o romance com a francesa Maggy e duas tentativas de derrubar Vargas – a quem apoiou depois, de olho na sobrevivência de sua Gazeta.

Dias depois da sua morte, seu testamento foi aberto e houve uma surpresa: exceto a casa em que morava com sua companheira Maggy, que ele deixava para ela, todo o resto da sua fortuna Cásper destinava à criação da primeira faculdade de jornalismo brasileira e à fundação que deveria manter sua rádio e seu jornal, remunerar os principais funcionários com o lucro do empreendimento e gerenciar a faculdade de jornalismo.

Arrojado e obcecado por novidades tecnológicas, Cásper providenciou a primeira transmissão ao vivo de futebol, durante o Campeonato Sul-Americano de 1922, usando um equipamento avançado para a época, o “telefone alto-falante” – um equipamento que reverberava o jogo lance a lance, narrado por telefone do Rio de Janeiro, que levou uma multidão a se aglomerar na frente do prédio do jornal, de onde saía a notícia. Talentoso criador de eventos de marketing, foi também Cásper quem criou uma das mais tradicionais corridas de rua do país, a São Silvestre, realizada pela primeira vez em São Paulo, em 1925, com 62 atletas inscritos – em 2019, a competição recebe nada menos que 35 mil inscrições de atletas de várias partes do mundo. 

Com textos e reproduções de capas de jornal e fotos de época, o livro de Dácio Nitrini, revela a curiosa trajetória do dono da Gazeta, empresário que começou a carreira como repórter policial em 1910 e oito anos depois comprou o jornal pré-falido no qual trabalhava. 

Neste final de 2019, além do livro de Dácio Nitrini, uma obra de jornalismo e política, a Terceiro Nome também lança o livro  Irredutivelmente liberal – política e cultura na trajetória de Júlio de Mesquita Filho, de Roberto Salone, sobre o diretor do jornal O Estado de S. Paulo que foi contemporâneo de Cásper. 

Dácio Nitrini, paulistano, nasceu em 1951 e entrou para o jornalismo no início dos anos 70, período de dura censura exercida pela ditadura civil-militar. Nessa época atuava na imprensa alternativa, em jornais como Extra Realidade Brasileira, O Grilo e EX-. Foi repórter do semanário Aqui São Paulo, último jornal pertencente a Samuel Wainer. Em seguida trabalhou no Estadão, como repórter de Geral. Na Rádio Globo, atuou como repórter e produtor do programa SP Zero Hora, de onde se transferiu para o Globo Repórter, onde foi repórter-editor de documentários. De volta á imprensa escrita, na Folha de S. Paulo, de 1980 a 1988, foi repórter especial, editor de Cidades, secretário de redação e chefe da Agência Folhas. A partir de 1988 voltou para o telejornalismo, onde participou da criação e depois foi diretor executivo do TJ Brasil, o primeiro telejornal a possuir um âncora com independência de opinião na TV brasileira. Sete anos depois, implantou esse mesmo projeto na TV Record, de onde saiu em 2005. Também trabalhou na TV Cultura paulista e foi diretor de jornalismo da TV Gazeta-SP de 2010 a 2018. Diplomado pela Faculdade Cásper Líbero, foi professor da escola. Ganhador do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, é co-autor, com Edmilson Lucas da Silva, de Matar ou morrer, autobiografia de um menor abandonado e coordenador da edição fac-similar do jornal EX-, publicada pela Imprensa Oficial de São Paulo.
Available since: 01/10/2020.

Other books that might interest you

  • Chopin o Poeta do Piano - cover

    Chopin o Poeta do Piano

    Irineu Franco Perpetuo

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste audiolivro, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo conta a história, recheada de trechos musicais, de Fryderyk Chopin, compositor cuja vida foi marcada por turbulências políticas, em sua terra natal, a Polônia, e emocionais, como seu relacionamento frustrado com Maria Wodzinska e, mais tarde, seu envolvimento conturbado com George Sand.
    Show book
  • Carlos Drummond de Andrade -Vida e Obra Parte 3 - cover

    Carlos Drummond de Andrade -Vida...

    Rodrigo Petronio

    • 0
    • 0
    • 0
    Poucas vezes a poesia brasileira atingiu o grau de com plexidade e amplitude temática conseguida pelo poeta Carlos Drummond de Andrade.Sua obra cobre praticamente todas as grandes questões e vertente
    Show book
  • Platão - Vida e Obra - cover

    Platão - Vida e Obra

    Carlos Eduardo Meirelles Matheus

    • 0
    • 0
    • 0
    Audiolivro : o Pensamento de Platão, Vida e Obra 
    Ler Platão é dialogar com ele e entender o que os gregos pensavam sobre temas que no s inquietam até hoje, com o a justiça, a verdade, a razão, o prazer, a alma, a beleza e o amor.Platão viveu no fim do período áureo da cultura grega. 
    Quando jovem, pensou se dedicar à política mas, ao conhecer Sócrates e, principalmente, ao assistir à sua injusta condenação, decidiu se empenhar em transmitir às gerações seguintes as idéias e os ensinamentos que recebera de seu mestre. 
    Platão fundou a primeira escola de filosofia do mundo antigo e seus discípulos conservaram sua s obras ao longo dos séculos.Entender o pensamento de Platão não consiste apenas em entender a essência do pensamento grego na antigüidade mas também a fonte de inspiração para toda a filosofia nestes vinte e cinco séculos que nos separam de suas obras.
    Show book
  • Visionários Que Transformaram o Mundo - cover

    Visionários Que Transformaram o...

    George Ilian

    • 0
    • 0
    • 0
    Visionários que transformaram o mundo apresenta o percurso de diversos empresários que construíram alguns dos impérios mais valiosos do planeta.
    Show book
  • Marquês de Olinda e Visconde de Cairu - cover

    Marquês de Olinda e Visconde de...

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Estas biografias do Marquês de Olinda e do Viconde de Cairú têm a peculiaridade de terem sido escritas por um quase contemporâneo deles, Sébastien Auguste Sisson, francês radicado no Rio de Janeiro. Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda, tem destacada sua atuação política – deputado, senador, ministro – nos complexos tempos iniciais do Brasil Império. José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, autor do livro "Princípios de Economia Política" (influenciado por Adam Smith), é reconhecido por seu conhecimento do Direito Comercial, aplicado ao Brasil.
    Show book
  • 8 ou 80 - Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí dentro de você - cover

    8 ou 80 - Seu melhor amigo e seu...

    Branca Barão

    • 0
    • 0
    • 0
    Todos nós já nos deparamos com elas, nos deliciamos com elas e, na primeira oportunidade pedimos, aliás, clamamos, por mais. Sem elas, a vida não valeria a pena viver. Elas, as magníficas histórias, que nos desvelam os segredos abafados na mente de nosso semelhante e que, quando nos é dada a oportunidade de conhecê-los, nos instruem, informam, divertem, emocionam.Neste audiolivro Branca compartilha suas narrativas há muito abafadas na mente, vivências anotadas e guardadas em gavetas, opiniões .
    Show book