Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Depois da Avenida Central - Cultura lazer e esportes nos sertões do Brasil - cover

Depois da Avenida Central - Cultura lazer e esportes nos sertões do Brasil

Cleber Dias

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro ‘Depois da Avenida Central: cultura, lazer e esportes nos sertões do Brasil’ traz oito estudos sobre diferentes práticas de cultura, lazer e esportes nos sertões brasileiros e a importância das articulações desses campos de estudo.  Organizado pelo professor Cleber Dias, o livro realiza uma análise sobre a cultura, o lazer e os esportes em um Brasil periférico, observando como a organização dos esportes é realizada nesses locais e como cada um deles se manifesta. As investigações permeiam uma natureza plural e perpassam os seguintes espaços: os subúrbios da cidade do Rio de Janeiro (1900 a 1923); o Acre (1907 a 1922) e o desenvolvimento de seu mercado cultural; o interior da Bahia; a cidade de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, até o início do século 20; o sertão do São Francisco; o Amazonas, berço do que se diz o maior campeonato de peladas do Brasil; o interior paulista e o futebol das suas áreas rurais; e o Nordeste, em que a interação do futebol articula-se com a identidade regional local. Como afirma o organizador do livro ‘nosso propósito é tão somente reiterar a importância de um olhar voltado para os ‘sertões’, concebido, novamente, apenas como metáfora para a vida social e cultural além do eixo Rio-São Paulo, tentando, assim, colocar novos problemas ou dimensionar os velhos de outra forma, além de anunciar um par de linhas de investigação, que não esgotam o assunto, nem são as únicas possíveis.’
Available since: 09/21/2020.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Oscar Wilde - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Oscar Wilde -...

    Oscar Wilde

    • 0
    • 0
    • 0
    Oscar Wilde é recordado como uma das mentes mais espirituosas de sempre, graças ao seu estilo e humor provocantes. Na década de 1890, foi um dos mais populares dramaturgos de Londres; as suas obras-primas são A Importância de Ser Ganancioso e o quadro sombrio e fantasioso de Dorian Gray. Os seus escritos entrelaçam temas de beleza, decadência e duplicidade, o que o tornou um agente provocador mais do que colorido na sociedade vitoriana. Isto acabaria por conduzir a um julgamento muito público depois de ter sido acusado de sodomia. A sua defesa, pontuada por gracejos, deixou muitas vezes o tribunal a rugir de riso, mas as provas estavam contra ele, e ele acabou por ser enviado para a prisão. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais engraçadas e provocadoras, para que se arrependesse no seu humor e apimentasse a sua conversa com surpresas e trocadilhos.
    Show book
  • Mitologia nórdica - Um guia conciso para os deuses heróis sagas rituais e crenças da mitologia nórdica (Portuguese Edition) - cover

    Mitologia nórdica - Um guia...

    Gorm Alfson

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro, “Mitologia nórdica: um guia conciso para os deuses, heróis, sagas, rituais e crenças da mitologia nórdica, o leitor será transportado para os antigos costumes de crenças dos antigos vikings do norte. Este livro é dedicado a explorar os deuses e deusas que os nórdicos adoravam e nas páginas que você descobrirá: 
    Uma descrição e explicação dos deuses e deusas mitológicos nórdicos e aos quais pertencia a tribo mencionada.  
    Uma introdução aos sistemas de crenças pagãs nórdicos e as maneiras multifacetadas pelas quais suas práticas religiosas foram incorporadas em suas vidas diárias. 
    Sagas nórdicas populares, uma descrição do que eram sagas e exemplos das sagas mais importantes da cultura nórdica. 
    Uma explicação dos rituais e celebrações nórdicos mais reverenciados, e como suas crenças deixaram sua impressão em práticas religiosas que ainda hoje são mantidas pelo cristianismo.  
    Os nórdicos tinham muitos heróis do mito e da lenda, e você será apresentado às histórias de mito e aos vivos, à respiração, aos heróis vikings que foram reverenciados. 
    A mitologia nórdica é intrincada, complexa, e os ideais por trás de suas crenças mitológicas eram frequentemente entrelaçados com eventos da vida real. Este livro examinará como o mito e o fato contribuíram para a cultura e as tradições nórdicas e como essas influências e histórias continuam vivendo ao longo dos séculos!
    Show book
  • Natureza - A Bíblia Do Naturalismo - cover

    Natureza - A Bíblia Do Naturalismo

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 0
    • 0
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias. Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado entre outras coisas, no respeito a natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts nos Estados Unidos.
    Show book
  • A Arte da Sabedoria - cover

    A Arte da Sabedoria

    Balthasar Gracián

    • 0
    • 0
    • 0
    O autor Baltasar Gracián, um erudito jesuíta espanhol, apresenta 300 ensinamentos para colocarmos em prática em nosso dia a dia. São estratégias de sobrevivência em um mundo orquestrado pela ambição e pela aparência. Desnudando as hipocrisias das relações humanas, os conselhos de Gracián envolvem temas como, amizade, trabalho, relacionamentos, sonhos e conquistas, além de evidenciar sua visão espiritual e religiosa sobre os fatos. Um guia prático para saber qual comportamento adotar em diversas situações da vida. Apesar de ter sido escrito há mais de 350 anos, impressiona pela sua essência atual. Um livro destinado aqueles que desejam alcançar sucesso pessoal e profissional com ética e extrema inteligência.
    Show book
  • Partidos Sindicatos e Conselhos Operários - cover

    Partidos Sindicatos e Conselhos...

    Anton Pannekoek

    • 0
    • 0
    • 0
    Os partidos políticos e os sindicatos perderam grande espaço na sociedade moderna. Antes a crença nos sindicatos e no sindicalismo e seu potencial transformador era grande, bem como a ideia de um partido revolucionário que geraria a transformação social era defendida por milhares de ativistas. Porém, uma análise crítica do significado dos partidos e sindicatos já havia sido feito no início e decorrer do século 20. Pannekoek realiza duras críticas aos partidos e sindicatos e apresenta os conselhos operários como alternativa de organização dos trabalhadores na luta pela transformação radical e total das relações sociais.
    Show book
  • 500 citações de grande sabedoria - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações de grande sabedoria...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    A sabedoria é hoje em dia uma qualidade muito necessária. Seleccionámos para si 500 dos ditos mais sábios alguma vez pronunciados, por Bouddha, Gandhi, Marcus Aurelius, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá. Eles são retirados de várias origens culturais para demonstrar que a sabedoria transcende as fronteiras. Deixe-se conduzir com eles numa viagem à volta do mundo, através de culturas e continentes: encontrará aqui citações profundas do passado, citações eficazes da Ásia, ditados poéticos de sábios ocidentais, e numerosos exemplos de Sabedoria Mundial. Deixe que os pensamentos destes mestres clássicos o inspirem e guiem na sua vida diária, para uma melhor compreensão de si próprio e do mundo à sua volta.
    Show book