Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Fernando Figueira - O homem que arrastou rochedos - cover

Sorry, the publisher does not allow users to read this book from the country from which you are connecting.

Fernando Figueira - O homem que arrastou rochedos

Cícero Belmar

Publisher: Escrituras

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A obra traz a biografia do médico e professor Fernando Figueira (1919-2003), fundador do Imip – Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira e responsável por definir novos rumos para a atenção à saúde da mulher e da criança no Nordeste brasileiro.

Ilustrado com 60 fotos retiradas do arquivo pessoal da família, abrange desde sua chegada ao Brasil, vindo de Portugal, até o funcionamento do Imip nos dias atuais, mostrando sua vida pessoal e profissional e sua extraordinária contribuição nos diversos contextos em que desenvolveu suas atividades -- assistência, ensino, pesquisa e administração --, notadamente a criação de organizações para dar continuidade às suas previsões e iniciativas.

O Imip é uma entidade não-governamental de direito privado sem fins lucrativos e de utilidade pública, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Seu trabalho, essencialmente voltado à população de baixa renda, é referência na implantação de programas, serviços e treinamentos para o Ministério da Saúde e para organismos internacionais.

“Em minha vida, a medicina tem sido sempre inquietação na luta contra as desigualdades sociais. Ao lado do saber, infelizmente limitado, procuramos cultivar a esperança e com ela, o sonho. A esperança, a grande impulsionadora na busca de melhores caminhos para a nossa estrutura social tão injusta e o sonho, numa linguagem lírica, arquitetura dos nossos ideais.”
Fernando Figueira
Available since: 08/22/2017.

Other books that might interest you

  • A Rapariga do Fim - cover

    A Rapariga do Fim

    Leslie Wolfe

    • 0
    • 0
    • 0
    Depois de o corpo de uma modelo famosa ter sido encontrado sem vida, Tess Winnett recusa-se a aceitar a tese de suicídio e inicia uma investigação para descobrir os verdadeiros motivos daquela morte. Não pode ser de ânimo leve que alguém decide pôr termo à própria vida e ainda menos quando parece ter o mundo aos seus pés.
    
    À medida que se propaga uma onda de crimes assustadora, muitas questões se vão colocando, mas poucas são as respostas concretas. Ninguém sabe que existe um serial killer à solta. Ninguém, exceto Tess. A sua investigação revela mistérios há muito enterrados e mostra uma relação entre as diversas mortes. A agente especial do FBI retira apenas uma conclusão: alguém tem o controlo deste jogo perigoso. E não é ela. Com pouca informação e ainda menos pistas, Tess Winnett tenta encaixar todas as peças de um cenário mortal com um grande número de vítimas em potência. Quanto mais tempo se atrasa, mais uma belíssima jovem se prepara para morrer. Há um plano macabro em execução e a próxima vítima está a ser atraída para um labirinto sem paz nem retorno. Afinal, como se pode fugir de um assassino que não se sabe que existe?
    Show book
  • Três Homens numa Viagem - cover

    Três Homens numa Viagem

    Jerome Jerome

    • 0
    • 0
    • 0
    A vida, às vezes, pode ser aborrecida. Outras vezes, demasiado stressante... Os três amigos inseparáveis de Três Homens num Barco estão de volta, agora numa viagem de bicicleta pela Floresta Negra. Jerome, George e Harris largaram o rio e encontram-se em terra firme. As suas vidas estão agitadas e sentem que precisam de uma rutura com o quotidiano. Por isso, planeiam um passeio de alguns dias pela Alemanha.
    
    O problema é que dois deles já são casados e terão de convencer as esposas de que aquela é uma boa ideia e que não se vão meter em sarilhos. Num périplo hilariante e brilhantemente escrito, esta é a sequela perfeita de um grande clássico da literatura mundial. Um livro repleto de aventuras e de bom humor, de percalços e de desastres, de histórias engraçadas e de reflexões filosóficas, tudo numa obra magnífica e inesquecível.
    
    Três Homens numa Viagem é um relato irreverente e divertido, uma daquelas raras sequelas que fazem jus ao sucesso do predecessor, que desafiam todas as probabilidades e albergam na sua génese o brilho e a clarividência de uma obra-prima imortal.
    Show book
  • Rosa de ouro Aracy Côrtes e Clementina de Jesus - Entrevistas a Charles Gavin - cover

    Rosa de ouro Aracy Côrtes e...

    Charles Gavin, Elton Medeiros,...

    • 0
    • 0
    • 0
    'Rosa de Ouro, projeto coletivo capitaneado pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho, levou ao teatro a informalidade e liberdade artística das rodas de samba do Rio de Janeiro. O elenco do espetáculo reunia expoentes da música brasileira como a cantora do teatro de revistas Aracy Cortes e os bambas Elton Medeiros, Nelson Sargento, Anescar do Salgueiro e Jair do Cavaquinho.De quebra, apresentou ao mundo do disco duas grandes descobertas: Clementina de Jesus e Paulinho da Viola.Charles Gavin'
    Show book
  • O Milionário Dentro de Ti - cover

    O Milionário Dentro de Ti

    Orison Swett Marden

    • 1
    • 1
    • 0
    Muitas vezes perguntamo-nos porque é que certas pessoas, aparentemente sem estarem em melhores circunstâncias que nós, obtêm bastante mais da vida. Parece injusto que, apesar de todo o esforço e labor, estejamos ainda longe de alcançar o que tanto desejamos. O certo é que nunca poderemos obter aquilo que pensamos que não conseguiremos obter. Os anseios do nosso coração e as aspirações da nossa alma são profecias, previsões, precursores de realidades. São indicadores das nossas possibilidades, das coisas que podemos alcançar.
    
    Todos nós temos o mesmo número de horas por dia, o mesmo número de dias por ano, e a diferença principal entre o sucesso e o fracasso assenta no uso que damos às horas e aos dias. É aquilo que pomos no tempo que passa, só isso e nada mais, que constitui toda a vida, todo o caráter, todo o sucesso. A oportunidade de ouro de que estamos à procura está em nós mesmos. Não está no nosso ambiente, não está na sorte ou no acaso, e não depende da ajuda dos outros, apenas depende de nós.
    
    Pense em grande, olhe a vida de frente, e nunca, mas nunca, desista.
    Críticas
    «Dinheiro, influência e estatuto não são nada comparados com cérebro, princípios, energia e perseverança.»
    Tony Robbins
    Show book
  • Mercedes Sosa - Uma Lenda - Um tributo à vida de uma das maiores artistas da América Latina - cover

    Mercedes Sosa - Uma Lenda - Um...

    Anette Christensen

    • 0
    • 0
    • 0
    Mercedes Sosa - Uma Lenda, traça a jornada espiritual, política e artística de Sosa, e explora o segredo por trás do significativo impacto gerado por ela. A narrativa traz um perfil psicológico que revela como a criação, circunstâncias políticas e tragédias pessoais moldaram a vida e a carreira de Sosa. 
    A cantora popular argentina Mercedes Sosa foi uma artista de alto nível, cuja influência foi muito além das fronteiras da música. Apelidada de “A voz dos sem voz”, Sosa foi uma força dinâmica na configuração da América Latina, transmitindo a garra e a chama necessárias para uma mudança cultural, pessoal e política. 
    Hoje, sua vida permanece como um exemplo de como o poder heróico da voz de alguém é capaz de fazer uma diferença significativa nas questões humanas. Sosa foi uma artista que transformou o sofrimento pessoal em arte e ativismo visando um mundo mais empático e solidário. Sua vida é para todos nós uma inspiração nos tempos conturbados em que vivemos. 
    Mercedes Sosa - Uma Lenda explora o segredo por trás do significativo impacto gerado por ela e revela como a criação, circunstâncias políticas e tragédias pessoais moldaram sua vida e carreira. 
    Se gosta de mulheres corajosas e histórias originais de heroísmo, solidariedade e compaixão, então vai amar esta poderosa biografia. 
    ”Uma homenagem sincera e afetuosa que honra a vida da minha mãe” - Fabián Matus, filho de Mercedes Sosa e presidente da Fundação Mercedes Sosa
    Show book
  • Sinfonia Inacabada - A Vida de José Lutzemberger - cover

    Sinfonia Inacabada - A Vida de...

    Lilian Dreyer

    • 0
    • 0
    • 0
    Alto executivo de multinacional da Química, prestes a ser promovido a diretor da empresa na Europa, abandona a carreira e transforma-se em líder internacional do ativismo ambiental. Ele o faz aos 44 anos de idade. Sua nova base será o Brasil da ditadura militar.Se esta história não existisse, mereceria ser criada. Mas ela existe, e seu protagonista, José Lutzenberger, é um brasileiro cuja atuação como ecologista o tornou conhecido no mundo inteiro. Em sua pátria, levou-o à condição de ministro de Estado.Sinfonia Inacabada surgiu com o propósito de ser um livro de memórias, mas uma vez que o protagonista saiu de cena antes da conclusão de seus depoimentos, transformou-se em biografia autorizada. Um trabalho de pesquisa abrangente, conduzido pela jornalista Lilian Dreyer, que permitiu a reconstrução da trajetória do ecologista, primeiro brasileiro a conquistar o Livelihood Award, o cobiçado Nobel Alternativo. Estão presentes nesta trajetória todos os temas que se colocam hoje na berlinda do ambientalismo mundial, captados e elaborados por um homem intensamente preparado, que tinha por preocupação maior não somente o futuro do planeta, mas a sobrevivência da espécie humana.
    Show book