Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ensaios sobre a Venezuela - Subdesenvolvimento com abundância de divisas - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Ensaios sobre a Venezuela - Subdesenvolvimento com abundância de divisas

Celso Furtado

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Celso Furtado praticamente dispensa apresentações. Foi o maior intelectual brasileiro do século XX. Mais do que técnico, professor ou ministro, mais do que homem público exemplar, personificou a esperança desenvolvimentista. Mais do que economista, foi um homem de cultura, com sólida formação humanista e um dom primoroso para a exposição de ideias em salas de aula, conferências ou textos de admirável elegância e clareza. Alguns de seus livros tornaram-se clássicos e foram traduzidos no mundo inteiro.

    Metódico, organizado, Furtado deixou riquíssima documentação: manuscritos, anotações detalhadas de cursos, estudos preliminares, relatórios, correspondência, entrevistas e artigos que hoje estão inacessíveis. É sobre esse material que Rosa Freire d´Aguiar Furtado se debruçou para organizar os Arquivos Celso Furtado, que o Centro Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e a editora Contraponto começam a publicar, com previsão inicial de doze volumes, para que a obra do nosso maior pensador fique, de fato, completa. Em cada um deles, autores contemporâneos serão chamados a comentar esses trabalhos inéditos.


    Começamos com dois estudos, extremamente atuais, sobre o singular caso da Venezuela, complementados por uma entrevista concedida lá, em 1974. Enviado a esse país, pela primeira vez, em 1957, em missão da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Furtado logo percebeu que a presença de um recurso natural abundante ? no caso, o petróleo ? produzia um excedente estrutural nas contas externas e mantinha a taxa de câmbio em uma posição incompatível com a diversificação da base produtiva local. Desarticulado dos demais setores, o moderno setor exportador não impulsionava a modernização do conjunto da economia. Como a produção de petróleo e as atividades a ela diretamente associadas só absorviam uma pequena parcela da população, a grande maioria dos venezuelanos permanecia em atividades de baixa produtividade. Daí a expressão, aparentemente paradoxal, de que a Venezuela era um caso atípico de "subdesenvolvimento com abundância de divisas".


    Como mostram neste volume o professor Carlos Aguiar de Medeiros e o economista argelino Abdelkader Sid Ahmed, a análise pioneira de Celso Furtado ultrapassa a problemática venezuelana e a época em que foi formulada, projetando luz sobre questões de hoje, inclusive do Brasil. São assim, perenes, os trabalhos dos grandes mestres, que, por isso, precisam ser relidos sempre.


                        César Benjamin
Available since: 08/12/2021.

Other books that might interest you

  • A independência financeira pode ser sua - cover

    A independência financeira pode...

    Catherine Ponder

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste minilivro a autora best-seller, Catherine Ponder, mostra que um vez que conhecido o poder liberado por meio do pensamento próspero, é possível ver que a independência financeira não está tão distante, afinal de contas; perceberá que ela não é destinada somente ao outro, mas também a você!
    Show book
  • A lei do comando - cover

    A lei do comando

    Catherine Ponder

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste minilivro, com o auxílio da autora best-seller Catherine Ponder, você descobrirá que através da lei do comando que você libera uma maré de fortuna, repleta de bênçãos, construída por meio de suas listas e imagens mentais.
    Show book
  • Uma Gestão Por Objetivos: OKRs e KPIs Na Prática - Controle e acelere os avanços de seu negócio - cover

    Uma Gestão Por Objetivos: OKRs e...

    Cláudio Pires

    • 0
    • 0
    • 0
    A simples tradução literal do tema "OKRs", em Objetivos e Resultados-Chave, parecia ser suficiente para muitas pessoas; daí, quando alguém me dizia "ah, Objetivos e Resultados-Chave, já entendi tudo", eu percebia uma maior necessidade da escrita estendida sobre o assunto. (risos) 
    Para mim, parecia que somente existiam dois cenários: 1) o excelente livro de John Doerr e 2) todas as demais publicações, em cópias ou traduções rasas desse livro de referência. 
    E, como ainda não havia conseguido elucidar todas minhas dúvidas, aceitei o desafio de iniciar minha própria redação; aqui concluída a gosto do público e apresentada a você. 
    Em conhecimento prático para um melhor mundo de negócios, desejo que lhe seja uma agradável e didática leitura!
    Show book
  • Como aumentar seu score de crédito - Para pessoas com dívidas - cover

    Como aumentar seu score de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O score de crédito é uma pontuação que mede o risco de um consumidor não pagar suas dívidas. Quanto maior o score, menor o risco e, portanto, mais fácil é obter crédito.Para pessoas com dívidas, aumentar o score de crédito pode ser um desafio. No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a pontuação, mesmo com dívidas pendentes.Este ebook fornece orientações específicas para pessoas que estão com dívidas. Os capítulos seguintes discutirão como negociar dívidas, como colocar dívidas em dia e como evitar contrair novas dívidas.
    Show book
  • Mude - cover

    Mude

    Lúcio Lampreia

    • 0
    • 0
    • 0
    O autor Lúcio Lampreia, especializado em recursos humanos, criou sua própria empresa, com o conceito de juntar o design aos RH, para redesenhar o modo como se trabalha. Desde então é isso que faz ao redor do mundo. Lucio escreveu 'Mude', um livro que apresenta soluções, estudos, técnicas, insights, com um design de Ana Serra que é em si mesmo um sinal de mudança. Adaptado por Fernando Miranda, o livro mostra o que fazer com o seu currículo (jogá-lo no lixo é um bom começo), como criar seu pitch, como impor a sua presença online, como pensar globalmente, como viver em rede. Em resumo, diz o que pode ser feito agora, neste momento, com todos os seus talentos. Na empresa onde está, naquela para onde quer ir, ou na sua própria.
    Show book
  • A Importância do Sindicato na Vida dos Trabalhadores - cover

    A Importância do Sindicato na...

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos ”A Importância do Sindicato na Vida dos Trabalhadores”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 13.467 de 13 de julho de 2.017, que passou a valer em 11/11/2017, lei chamada de Reforma Trabalhista. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre o personagem um trabalhador e o personagem um empresário, tratando do tema sobre da importância do sindicato para os trabalhadores.
    Show book