Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Musicalizando a Escola: música conhecimento e educação - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Musicalizando a Escola: música conhecimento e educação

Carlos Eduardo Souza Campos Granja

Publisher: Escrituras

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A música é uma linguagem capaz de articular, ao mesmo tempo, as dimensões perceptiva e conceitual do conhecimento. Ela aproxima elementos aparentemente distintos, como razão e emoção, mito e logos, liberdade e disciplina, como nos mostra o Prof. Carlos Eduardo de Souza Campos Granja, em Musicalizando a escola; música, conhecimento e educação, 34o volume da Coleção Ensaios Transversais, que o selo Escrituras publica desde 1997.
A prática musical envolve múltiplas inteligências (musical, lingüística, corporal, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal etc.), favorece a convivência e a colaboração entre as pessoas, além de propiciar o autoconhecimento corporal e psicológico. Apesar disso, muito pouco espaço tem sido reservado à música nos programas escolares.
Se hoje em dia a música é quase sempre relegada a segundo plano na escola, o mesmo não se pode dizer do ponto de vista de uma retrospectiva histórica. A educação, em toda a Antiguidade, tinha a música como um de seus principais elementos. Na lendária sociedade pitagórica, surgida no século VI a.C., a música foi o centro de referência dos estudos filosóficos e metafísicos. Platão considerava que a música, juntamente com a ginástica, deveria constituir a base de toda a educação grega.
A compreensão da música para além do fenômeno estritamente sonoro, ou como uma forma de pensamento analógico, ou ainda como um conhecimento que possui ao mesmo tempo características míticas e lógicas, são alguns dos aspectos que podem fundamentar projetos de integração da música na escola.
Segundo o Prof. Campos Granja, “uma proposta de musicalizar a escola não pode se limitar apenas à inclusão da Música como disciplina escolar. Ela deve implicar um projeto de integração que ocorra não somente no nível dos conteúdos, mas também no nível da construção do conhecimento. É fundamental que haja uma articulação entre os momentos de elaboração conceitual e as atividades de natureza perceptiva.”
A Coleção Ensaios Transversais, coordenada pelo Prof. Nílson Machado, da Faculdade de Educação da USP, trata de temas que articulam reflexões teóricas e ações cotidianas, em busca do que se poderia caracterizar como uma Scientia Activa, em busca de um debate aberto, que transcenda a mera reiteração de ecos e contribua efetivamente para a negociação e a partilha de significações. Tal fusão de horizontes é condição de possibilidade para um acordo no discurso, fundamental para a construção da cidadania.
Available since: 02/21/2019.

Other books that might interest you

  • Contos e Letras - Uma passagem pelo tempo - cover

    Contos e Letras - Uma passagem...

    Paulo Sergio Valle

    • 0
    • 0
    • 0
    São contos e letras de músicas oriundos do universo do compositor e escritor Paulo Sergio Valle. Nesta obra ele conta sua trajetória de vida nos últimos 70 anos desde quando pilotava aviões até as músicas que fez ao lado de grandes nomes da MPB como seu irmão Marcos Valle, Nelson Motta, Herbert Vianna, entre outros e sua passagem pela Bossa Nova. O livro é quase uma autobiografia, contada de maneira leve e repleta de humor. Cada capítulo nos faz viajar pela história não apenas do autor, mas também do nosso país e muito de nossa música. Um dos principais nomes da Música Popular Brasileira ficou conhecido pelo seu amor pelos esportes como triatleta, quando pedala, nada e corre por vários pontos do Rio de Janeiro ou ainda em outros momentos pilotando seu pequeno avião. Suas histórias já atravessaram países depois que pedalou por inúmeras vezes pelo caminho de Santiago de Compostela.Fala ainda de suas composições cantadas por nome como Maria Bethânia, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, José Augusto, Chitãozinho e Chororó, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, entre outros.Esta é a sétima obra do compositor que divide seu tempo entre suas composições, os livros e a presidência da UBC – União Brasileira de Compositores.
    Show book
  • O Lobo que mudou o mundo - cover

    O Lobo que mudou o mundo

    Ernest Thompson Seton, Leo Kades

    • 3
    • 10
    • 0
    Pode um animal transformar o coração de um homem?
    
    Pode uma história mudar o coração de milhões de pessoas?
    
    O Lobo que mudou o mundo é uma história real de redenção humana, amor à natureza e aos animais.
    
    Conta a história de um caçador impiedoso que é transformado pela experiência vivida ao perseguir um bando de lobos.
    
    Com um desfecho trágico e o resultado inesperado, essa história tem alcançado o mundo todo e tocado os corações de milhões de pessoas.
    
    
    Do Prefácio de Leo Kades - Autor de: O Rei dos Esquilos e Pardais na Chuva
    Show book
  • O Terceiro Cogumelo - cover

    O Terceiro Cogumelo

    Public Play Editora, Josué Teodoro

    • 0
    • 0
    • 0
    Conheça Nikota, uma menina curiosa que vive na vila dos cogumelos e adora voar em um dente de leão para aprender sobre os humanos. Mas essa curiosidade acabou trazendo mudanças estranhas no seu corpo, e ainda criou sérios problemas para sua vila. Quando um homem misterioso começa a persegui-la, Nikota conta com a ajuda de um cãozinho e seu dono para se proteger. O que será que aconteceu com Nikota? Por que os moradores de sua vila a acham tão estranha? E como a amizade que fez com o cãozinho Bumpy e seu dono Toby irá superar o mal? Descubra essa história emocionante cheia de amor e amizade.
    Show book
  • Do amor - cover

    Do amor

    Gustavo Nobre de Jesus

    • 0
    • 1
    • 0
    Guilherme e Sofia conhecem-se, apaixonam-se à primeira vista, fazem promessas, imaginam um futuro juntos. Passam duas semanas sem sair de dentro de um quarto. É quando surge a pergunta: se Romeu e Julieta não tivessem morrido, viveriam um amor eterno? Neste drama, Gustavo Nobre de Jesus mostra que até as paixões mais fortes podem passar por uma forte turbuléncia, apenas pela lenta ação do cotidiano.
    Show book
  • Love - creating emotional maturity through life - cover

    Love - creating emotional...

    Zélia Chaves

    • 0
    • 0
    • 0
    In the middle of the 21st century, where changes are taking place at such an accelerated pace, it is up to each one of us to allow ourselves to know ourselves better. Understanding and evaluating the legacy of our cultural heritage, as well as that of our education, is essential to acquire a deeper understanding of ourselves, which will allow us to better adjust to the breakneck pace of our new era.
    Show book
  • Clio e Eros no Escurinho do Cinema - Ménage à trois entre história cinema e sexualidade - cover

    Clio e Eros no Escurinho do...

    Cesar Augusto Barcellos Guazzelli

    • 0
    • 0
    • 0
    Clio, Eros, Cinema e Sexualidade. Uma relação antiga e frutífera. Esta obra tem origem no evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013. O sétimo “ciclo de cinema, história e educação” promovido pelo Departamento de História reuniu Professores e pesquisadores de diversas áreas e instituições, interessados em abordar e debater estas relações. Os capítulos apresentam uma visão aprofundada do que foi explorado no evento e oferecem um panorama da temática da Antiguidade a História Contemporânea. Partindo dos filmes selecionados, realizados em diferentes contextos, continentes e épocas esta obra oferece uma contribuição para o campo da relação cinema-história. De Frederico Felllini, passando por Stanley Kubrick, até Pedro Almodóvar; de Roma, passando pela Índia, até os EUA e Brasil; sexo, amor, pecado, desejo, sensações, comportamentos, repressão e transgressão. Clio, Eros e o cinema oferecem ao leitor um ménage inesquecível.
    Show book