Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
20 anos de cinema independente - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

20 anos de cinema independente

Carlos Augusto Dauzacker Brandão, Myrna Silveira Brandão

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Entre 1996 e 2026, a cada janeiro, eu sofria com o verão carioca enquanto recebia notícias nevadas do Festival de Sundance através de Carlos Brandão e sua companheira-parceira Myrna Brandão. Naqueles 20 anos, eles foram minha principal fonte de informações sobre o cinema independente mundial. Ver esse material reunido agora num livro é motivo de grande alegria. Carlos foi um pesquisador apaixonada e, junto com Myrna, um repórter afiado. Suas entrevistas e artigos a respeito de filmes e diretores que passaram pelo Sundance têm a marca de quem viu tudo de perto. E soube contar.
Carlos Alberto Mattos – Crítico de Cinema

Quando Robert Redford lançou o Festival de Sundance em 1981, a época de intensa criatividade do cinema independente norte-americano dos anos 70 parecia distante. O Festival chegou para redefinir as características de um cinema que se tornava o reflexo dos anos Reagan: mais conservador e menos ousado. Apostando no risco e em vozes dissonantes e plurais, Sundance soube revelar diretores inovadores e organizou programas de desenvolvimento de roteiros em diferentes partes do mundo, a começar pelo Brasil. A geopolítica do cinema independente nunca mais seria a mesma. 
Sundance logo virou um ponto de referência para a retomada do cinema brasileiro, que se reerguia depois da terra arrasada do desgoverno Collor. Foi um dos primeiros festivais internacionais a abraçar a nossa cinematografia naquele momento, e poucos críticos e jornalistas acompanharam esse movimento tão de perto quanto Carlos Augusto Brandão. Com sua inseparável Myrna, Carlos anteviu o que ainda estava em construção: cobriu o Festival desde os seus primeiros passos, colhendo entrevistas preciosas de jovens diretores estreantes. Não consigo lembrar de Sundance sem pensar em Carlos, nas suas observações e perguntas sempre pertinentes e sensíveis, nas suas matérias que dimensionaram o cinema brasileiro que renascia. 
Esses testemunhos colhidos à quente compõem esse precioso "20 Anos de Cinema Independente". As entrevistas reunidas aqui contam não somente a história do renascimento do cinema independente em diferentes latitudes, mas também falam da intensa paixão que Carlos Augusto Brandão nutria pelo cinema. Seus textos o tornam ao mesmo tempo testemunha e coautor de um cinema em transformação. 
Walter Salles – Cineasta
Available since: 03/22/2021.

Other books that might interest you

  • Uma Introdução à Arquitetura - cover

    Uma Introdução à Arquitetura

    Silvio Colin

    • 0
    • 0
    • 0
    Em linguagem coloquial e forma didática, o livro 'Uma introdução à Arquitetura', do autor Sílvio Colin, aborda os elementos preliminares da teoria da arquitetura, quais sejam - a forma arquitetônica em suas múltiplas manifestações e seus diversos conteúdos possíveis. Além disso, visando a orientação do estudo do tema traça um breve panorama da arquitetura ocidental no século XX em seus desdobramentos, desde as vanguardas até os mais recentes movimentos, como o pós-modernismo e o desconstrutivismo. Obra indispensável a professores e estudantes de arquitetura, que coloca em linguagem acessível as questões relativas à teoria e prática. Didaticamente dividido em cinco partes: o que é arquitetura, os sistemas, a forma, o conteúdo e panorama atual, contém ilustrações originais, uma bibliografia básica e um glossário.
    Show book
  • Clio e Eros no Escurinho do Cinema - Ménage à trois entre história cinema e sexualidade - cover

    Clio e Eros no Escurinho do...

    Cesar Augusto Barcellos Guazzelli

    • 0
    • 0
    • 0
    Clio, Eros, Cinema e Sexualidade. Uma relação antiga e frutífera. Esta obra tem origem no evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013. O sétimo “ciclo de cinema, história e educação” promovido pelo Departamento de História reuniu Professores e pesquisadores de diversas áreas e instituições, interessados em abordar e debater estas relações. Os capítulos apresentam uma visão aprofundada do que foi explorado no evento e oferecem um panorama da temática da Antiguidade a História Contemporânea. Partindo dos filmes selecionados, realizados em diferentes contextos, continentes e épocas esta obra oferece uma contribuição para o campo da relação cinema-história. De Frederico Felllini, passando por Stanley Kubrick, até Pedro Almodóvar; de Roma, passando pela Índia, até os EUA e Brasil; sexo, amor, pecado, desejo, sensações, comportamentos, repressão e transgressão. Clio, Eros e o cinema oferecem ao leitor um ménage inesquecível.
    Show book
  • Marketing de arte - cover

    Marketing de arte

    Leon Jamessen

    • 0
    • 0
    • 0
    Grandes ideias que me ajudaram a ganhar mais dinheiro vendendo retratos!Nos últimos anos, ganhei dinheiro vendendo retratos. O pedido ocasional, o evento ocasional...tudo se somava e não consumia meu tempo. Neste breve guia, revelarei alguns dos segredos sobre os métodos que usei para obter clientes e ter uma boa renda secundária, fazendo o que eu amo em casa, além do meu trabalho regular.Em alguns de meus outros livros, eu expus as técnicas que você pode aplicar para desenhar um retrato bonito, mas vendê-lo é um truque totalmente diferente. Você gosta de desenhar e está se perguntando como vender suas obras? Então não espere e compre este livro relativamente barato para ter boas idéias!
    Show book
  • Arte Santeira - barro e madeira no imaginário na devoção e no trabalho do povo - cover

    Arte Santeira - barro e madeira...

    Marco Antonio Fontes de Sá

    • 0
    • 0
    • 0
    á vários anos eu estava no Piauí fotografando artesãos e encontrei um santeiro, Charles de Castro Silva, modelando uma imagem de São Camilo em barro. Ele me contou que quando era menino, na época do Natal, sempre pedia para que a mãe comprasse um presépio, mas nunca era atendido. Um dia resolveu modelar, ele mesmo, um presépio de barro. Dessa época em diante, nunca mais parou de fazer santos de barro. A motivação de Charles é o ponto de partida para esta pesquisa, cujo objeto geral é a Arte Santeira, frequentemente chamada também de Arte Imaginária por vários autores.Quantos artesãos deve haver hoje que, como Charles, são motivados por uma devoção?Quantos esculpem santos em madeira ou barro porque se encantaram com essa forma de arte?Quantos fazem a mesma coisa porque descobriram que podem viver desse trabalho?É de se esperar que todo artesão tenha a escultura como forma de trabalho e de geração de renda, mas também é de se esperar que essa motivação possa ser consequência de uma das outras, e que nem sempre seja a razão primeira do engajamento nessa produção artística. Charles é um exemplo de alguém que fez do seu desejo de contemplar um presépio, uma forma de ganhar a vida. Os trabalhos sobre arte santeira que existem publicados no Brasil são, na maioria, análise de peças do barroco colonial dos acervos de museus e de colecionadores, ou são biografias de artesãos contemporâneos. Esse trabalho tem a intenção de ser uma fusão dessas duas formas deexaminar o tema.
    Show book
  • Destrave para gravar vídeos - Conquiste a autoconfiança para começar agora - cover

    Destrave para gravar vídeos -...

    Priscila Assumpção

    • 0
    • 0
    • 0
    Você está segurando em suas mãos um guia exclusivo que vai te ajudar a destravar para gravar seus vídeos e alcançar o sucesso com seus conteúdos online. 
    Se usar esse audiobook como uma ferramenta, eu tenho certeza que você vai se transformar na frente da câmera de um jeito fantástico! 
    Com este audiobook, você vai começar focando sua energia no que importa. É como um GPS que vai te ajudar a mostrar ao mundo aquilo que você tem de melhor e insubstituível. O teu jeito único de partilhar aquilo que você sabe. 
    Tenho certeza, que em breve você estará se divertindo com o nível de confiança que vai conquistar ao longo das propostas que te faço aqui. 
    Claro que todo mundo quer ter sucesso online, mas poucas as pessoas querem criar o mindset correto para chegar lá. 
    Por isso eu criei esse audiobook.  
    Eu quero que você possa desenvolver uma abordagem estratégica sobre o seu processo de gravar vídeos, se desenvolver como pessoa e conquistar os seus objetivos. 
    ps: também pode adquirir a versão em e-book.
    Show book
  • Do mundo de Herberto Helder - cover

    Do mundo de Herberto Helder

    Luis Maffei

    • 0
    • 0
    • 0
    Do mundo de Herberto Helder ensina: 'A luta é dolorosa desde sempre/ antes de Homero escrever/ cantar que a luta é dolorosa' (Maffei, Vista de Olímpia, 2016). Aceite o ensaio como gênero impuro (Goulart), no limiar do poema, sem estabelecer dependência de qualquer lei de gênero (Silvina Rodrigues Lopes), enquanto acadêmico e ensaísta, Luis Maffei não teme interrogar a hipótese de haver uma pedagogia da poesia em geral e da herbertiana em particular, sabendo que ensinar literatura é já um paradoxo. Leitor incendiado por dentro do fogo que a faca não corta, Maffei coloca-se no centro da ferida-Herberto – quem será este tipo? quem será este texto? –, em combate e embate frontal com o poema, puro e duro, em cópula. Resultado do trabalho de mais de década e meia de investigação, este livro participa da lição (e é dela réplica, também sísmica) de Camões e de Herberto-leitor-de-Camões, conforme à metamorfose do amador em que se transforma o leitor na coisa lida. Em pathos e patologia partilhada com raros ensaístas que pertencem à comunidade aflitiva que lê A poesia portuguesa hoje (Gastão Cruz), Luis Maffei é, dos da sua geração, um dos mais antigos, informados e potentes leitores da atualidade, sujeito forte em diálogo revolto e desobediente com parte do cânone da literatura portuguesa, que se refaz com a sua leitura. A concepção eminentemente atual do poema (Ruy Belo, Na senda da poesia) herbertiana é, pela leitura de Maffei, expandida a um programa: o exercício de um poder que atende pelo nome arriscado de liberdade. A luta é dolorosa e a poesia não salva. E, no entanto, há raros leitores como Maffei (um dos ensaístas vivos que me interessa mais), que criam uma zona de liberdade transitável. Este lugar (em que é livre também ser contaminado) é lição a ser aceite por quem ler 'os livros atrás a arder para toda a eternidade'.
    Show book