Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O mo(n)struário de João do Rio - Perversão e modernidade em “Dentro da noite” - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O mo(n)struário de João do Rio - Perversão e modernidade em “Dentro da noite”

Bruno Oliveira Tardin

Publisher: Editora UFV

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, ou “João do Rio”, publica em 1911 uma coletânea de contos, intitulada Dentro da noite, que revela uma clara inclinação de natureza estética aos trabalhos de escritores icônicos do decadentismo europeu, contendo vasto grupo de tipos e arquétipos comuns à cultura finissecular carioca. Através das histórias descontínuas e de aspecto fragmentário de Dentro da noite, busca-se compreender as indagações, expectativas, frustrações e agonias do burguês moderno, peça ícone da Belle Époque do Rio de Janeiro, indivíduo que não encontra em lugar algum uma alma solidária disposta a dividir o peso sufocante da existência moderna. E, contudo, estas mesmas indagações, frustrações e agonias são crias tanto da personagem que as nutre em seu cerne quanto do espaço urbano que as abarca, consideradas como algo digno de análise mais atenta e aproximada, considerando-se os fenômenos psíquicos sem desconsiderar-se os sociais ou mesmo os literários. A presente obra disserta por várias áreas do conhecimento (notadamente a psicanálise e a teoria literária) para melhor compreender esse mostruário de tipos monstruosos criado por João do Rio à sombra da literatura pré-modernista brasileira.
Available since: 01/22/2021.

Other books that might interest you

  • Moradia Primeiro - novos paradigmas nas políticas públicas para a população de rua - cover

    Moradia Primeiro - novos...

    Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes

    • 0
    • 0
    • 0
    O modelo Moradia Primeiro parte de um pressuposto elementar: quem "mora" na rua precisa de casa. Por isso, o atendimento às pessoas em tal situação deve começar pelo acesso à moradia digna. Trata-se de um meio adequado para atendimento a pessoas em situação de rua crônica, com problemas de saúde mental, deficiências físicas debilitantes ou que fazem uso abusivo de drogas. Isso facilita a atuação de outras políticas públicas voltadas a essas pessoas, além de efetivar o direito à moradia e favorecer a justiça distributiva. O Moradia Primeiro não é um modelo de atendimento universal, destinando-se às pessoas em situação de rua crônica. Porém, é desejável que os princípios e paradigmas que informam esse modelo possam influenciar positivamente políticas públicas para outros grupos de pessoas em situação de rua. A implementação do Moradia Primeiro pressupõe e implica a renovação de paradigmas nas políticas públicas para a população de rua, hoje pautadas por modelos progressivos, etapistas ou de tratamento primeiro. Tais modelos são contrários ao direito à moradia, contribuindo para um verdadeiro estado de coisas inconstitucional. Nesse sentido, alguns dos novos paradigmas que devem ser assumidos por tais políticas públicas são: fornecimento imediato de habitação; moradia incondicional e permanente; atendimento prioritário aos mais necessitados e não aos mais "aptos", superando assim a ideologia da "meritocracia habitacional"; escolha do usuário; e redução de danos.
    Show book
  • Psicologia sombria - Como os transtornos de fraude violência bullying e personalidade podem arruinar a sociedade - cover

    Psicologia sombria - Como os...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Por Amanda Grapes 
      
    Qual é o lado sombrio da natureza humana? 
      
    As pessoas cuidam de si mesmas ou umas das outras? 
      
    Por que as pessoas se intimidam ou derrubam outras? 
      
    Questões como essas serão discutidas neste livro breve, mas informativo. Serão abordados tópicos como bullying, esquizofrenia, outros transtornos de personalidade e violência doméstica. Por último, mas não menos importante, seus pensamentos serão alterados sobre mentirosos e o dilema ético de contar mentiras. Nesse sentido, este livro mostra uma variedade de tópicos inter-relacionados que moldarão sua visão sobre os tópicos mencionados.
    Show book
  • 400 citações de filósofos pouco conhecidos - Recolha as melhores citações - cover

    400 citações de filósofos pouco...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com quatro filósofos menos conhecidos através de uma cuidadosa selecção de 300 citações, introduzindo as suas ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Gaston Bachelard, Emil Cioran, Ambrose Bierce, Epictetus, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book
  • Olá muito prazer! - Toca uma Agora - 07 histórias pra todos os gostos - cover

    Olá muito prazer! - Toca uma...

    Vinícius Léscio, Eros Paixão

    • 0
    • 0
    • 0
    É só você dar o player e Tocar uma agora! 07 Histórias de tirar o folêgo de qualquer um. Uma Audio Série que agrada todos os Gostos.Em uma Tarde Inesquevicel de Puro Prazer:Muitas vezes, ao voltar da faculdade, já encontrava o marido a dormir. Aquela mesmice virou rotina e a rotina transformou-se em tédio, como acontece com a maioria dos matrimônios. Camila absorvia tudo calada. Em algumas ocasiões, até usava roupas mais provocantes a fim de atiçar os desejos lascivos do marido. Fora vencida, contudo, pelo aspecto conservador do esposo.Até que Paulo César, um jovem professor substituto, apresentou-se a ela, na sala dos professores...Conheça outros personagens e viva novas emoções nos episódios seguintes.
    Show book
  • Um Protestantismo protestante: - missão e revolução na teologia de Richard Shaull - cover

    Um Protestantismo protestante: -...

    Arnaldo Érico Huff Júnior

    • 0
    • 0
    • 0
    Temos diante de nós um livro ímpar que descreve, com objetividade metodológica, mas também com admiração e paixão, a história de vida e pensamento de um teólogo protestante norte-americano profundamente identificado com a realidade histórica latino-americana. Richard Shaull era seu nome. Sua contribuição para o desenvolvimento de uma leitura da Bíblia e uma reflexão teológica a partir das paisagens sociais que se desenhavam nas sociedades latino-americanas e brasileira nos anos cinquenta e sessenta foi decisiva para fomentar um novo modo de se fazer teologia. Esta obra maior de Arnaldo E. HuffJr. significa um esforço de justiça histórica à vida e obra de um verdadeiro missionário que se propôs a mudar os parâmetros da igreja protestante na América Latina, mudando ele próprio, segundo a evolução de suas reflexões, e também uma enorme contribuição à história da igreja protestante no continente. Teólogo da igreja, sempre, mas uma igreja outra, ativa nas tarefas de transformação do mundo.Zwinglio M. Dias
    Show book
  • Agenda Sexo e Chocolate - - Organize Sua Vida Para Desfrutar O Sexo Santo Erótico E Com Amor - cover

    Agenda Sexo e Chocolate - -...

    Leo Kades, PR. RICARDO MARCOS...

    • 2
    • 5
    • 0
    Todos nós temos uma agenda abarrotada de atividades, compromissos e responsabilidades, porém dificilmente seguimos o cronograma. Confundimos as prioridades com as urgências. 
    
    Não temos como cumprir tudo o que escrevemos na agenda. É imprescindível que façamos uma reparação do nosso relógio biológico e dos nossos hábitos porque estes influenciam e governam tudo o que fazemos. 
    
    O trabalho e os projetos particulares consomem toda a nossa energia, inclusive a energia que deveria ser empregada no sexo. Agindo assim colocamos o sexo num patamar muito inferior ao propósito para o qual ele foi criado por Deus. Essa postura é destrutiva. E, como se isso não fosse suficiente para reprimir a vida sexual do casal, ainda há o conceito errado sobre o sexo lançado por aqueles que, para se defenderem de coisas que os incomodam e perturbam, usam argumentos cristãos e morais. 
    
    Por mais fracos que sejam esses argumentos eles afetam negativamente o relacionamento sexual do casal cristão. Agenda, sexo e chocolate é, na verdade, uma leitura que visa a elevar o sexo ao seu lugar e propósito. Após organizar a sua agenda adequadamente e cumpri-la responsavelmente você terá tempo com qualidade e energia suficiente para gozar o sexo e suas delícias com seu único amor... 
    
    Entre os vários assuntos abordados aqui estão os tabus e as dúvidas:
    
     Sexo gostoso x santidade
     Masturbação no casamento
     O que são “sexo normal" e “sexo estranho"?
    E as palavras quentes? 
     Lugares e posições
     Erotismo x pornografia 
     Interesses e necessidades emocionais e sexuais
    
    ...E o chocolate? Calma! Tudo em seu tempo. Comece a ler o quanto antes este livro!
    Show book