Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Margens e Travessias - cover

Margens e Travessias

Boabentura Cardoso

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

«Boaventura Cardoso produziu um alto romance. Indelével o sentido poético difuso que o atravessa. Ouve-se a música do pensamento, a expressão de uma língua serena e vibrátil.»
                                                                                                   Marco Lucchesi, escritor e Presidente da Academia Brasileira de Letras

Mensagem de Rita da Silva Cardoso, mãe do autor
«Nas bordas deste romance inscrevi parte do que fui escrevendo em pagelas. A história da minha amargura é longa; não posso contá-la toda, nem convém, para além de que não tenho já vida para guardar tan¬tas memórias. Pronto, fica assim. Que um dia se escreva a história das mães sofredoras como eu fui. De qualquer modo, meu filho, a ti que és escritor, confio estes papéis. Publica-os no momento oportuno; talvez seja melhor esperares que um dia acabe este caduco regime de ditadura democrática revolucionária…; faz   tento nisso, Boaventura. De qualquer modo, levo comigo a dor das mães sofredoras, embora a dor delas seja maior; Fátima trouxe-me de volta o meu filho. Elas não tiveram essa sorte; elas choram até hoje a morte prematura de seus filhos. Levo co¬migo a dor delas − escreve isso, meu filho, na minha lápide onde repou¬sar para sempre. Agora, para não atrapalhar a vossa leitura, caro leitor, migro e transvoo para outras margens.»

«É um romance histórico em que a geografia também protagoniza a construção romanesca, cujas inúmeras travessias penetram margens submersas da história de Angola, ao mesmo tempo que, pela lingua¬gem da poesia, tecem uma “terceira margem” da estória.»
                                                                                                                                       Cármen Lúcia Tindó Secco, autora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Available since: 11/10/2021.

Other books that might interest you

  • A Aventura da criança perdida - cover

    A Aventura da criança perdida

    Carlos Orsi

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto de Carlos Orsi, autor de Guerra Justa e As Dez Torres de Sangue. Se cada grama que entra e sai da estação espacial é controlado, como a criança pode ter desaparecido?
    Show book
  • Modelo B - Vaporpunk - cover

    Modelo B - Vaporpunk

    Romeu Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto de Romeu Martins para a coletânea Vaporpunk: novos documentos de uma pitoresca época steampunk. Alguns anos depois dos eventos narrados em Tridente de Cristo, um mais experiente João Fumaça conta de seu próprio punho sua nova aventura: o ataque de sórdios piratas durante uma feira tecnológica internacional sediada em Niterói.
    Show book
  • Toda forma de amor - cover

    Toda forma de amor

    Carlos Orsi

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto de ficção científica de Carlos Orsi, autor de As Dez Torres de Sangue. Quando a poesia e a matemática se unem para revelar a verdadeira face do amor, o resultado pode ser êxtase… ou desespero.
    Show book
  • Vaporpunk - Relatos steampunk publicados sob as ordens das suas majestades - cover

    Vaporpunk - Relatos steampunk...

    Gerson Lodi-Ribeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Com força mundial, a estética steampunk vem angariando cada vez mais fãs brasileiros e portugueses. Seu apelo visual e o rico conteúdo inspirados no século XIX são o combustível certo para a produção de uma literatura que pode ser intensa, mas também descontraída. Descubra o que oito autores maquinaram nesse intricando conjunto de engrenagens que é a imaginação.O steampunk nasceu como um gênero literário, mas ganhou vida própria e dominou a moda e as artes plásticas, tornando-se cada vez mais conhecido. Se a cultura da era vitoriana virou inspiração para essa estética, em Vaporpunk – Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, os organizadores Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva imaginaram essa época tão distinta sob a ótica brasileira e portuguesa, repleta de inovações tecnológicas e acontecimentos inusitados.Com a presença de renomados autores da ficção especulativa dos dois países, Octavio Aragão, Flávio Medeiros, Eric Novello, Carlos Orsi e o próprio Gerson pelo Brasil Jorge Candeias, Yves Robert e João Ventura por Portugal a coletânea traz oito noveletas movidas a vapor, disputas políticas, personagens famosos e armas engenhosas.Tudo isso regado a muita aventura e surpresas, porque mais do que repensar o gênero, Vaporpunk é um convite para conhecer um mundo alternativo, e o que Brasil e Portugal poderiam ter sido com tamanhas novidades.
    Show book
  • Parede de escudos - Excalibur - cover

    Parede de escudos - Excalibur

    Eduardo Kasse

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto da antologia Excalibur - histórias de reis, magos e távolas redondas de Eduardo Kasse, autor da série Tempos de Sangue. A guerra era constante e moldou a Britannia. Sangue e suor fizeram parte da alquimia da ilha de desde os primeiros anos da colonização humana. E no século VI – uma data “provável” para a existência de Artur – as batalhas estavam cada vez mais ferozes. A vida e a morte, a escravidão e a liberdade dos povos eram decididos nas paredes de escudos.
    Show book
  • Testemunha Fatal - cover

    Testemunha Fatal

    Robert Bryndza

    • 0
    • 0
    • 0
    COMO SE DETÉM UM ASSASSINO QUE ELIMINA TODAS AS PROVAS?
    
    No fim de um dia de trabalho, a detetive Erika Foster está a dar um curto passeio perto da sua nova residência. De repente, um grito horripilante ecoa nos seus ouvidos. Seguem-se mais gritos e ela decide aproximar-se e ver do que se trata.
    Os gritos vêm de um apartamento do rés do chão do prédio mesmo ao lado. Uma mulher acaba de encontrar o cadáver da irmã. Erika depara com uma mulher brutalmente assassinada: a garganta cortada e a língua dobrada. A mensagem é clara: quem fala, morre.
    Erika é destacada para o caso e descobre que se trata de Vicky Clarke, uma famosa jornalista de investigação que tem o seu próprio podcast. Vicky estava a trabalhar num novo episódio do seu podcast sobre um predador sexual do sul de Londres, que atacava jovens estudantes pela calada da noite. Todos os documentos relacionados com o podcast desapareceram o que significa que Vicky, provavelmente, descobriu provas incriminatórias a respeito do assassino e foi morta por isso.
    Porém, o caso dá uma reviravolta perturbadora quando se descobre que o corpo foi identificado erroneamente como sendo o de Vicky, mas é, afinal, de uma jovem médica estagiária que morava no mesmo edifício.
    Com poucas pistas e muitas perguntas, Erika lança-se numa luta contra o tempo para encontrar a jornalista desaparecida e evitar que o assassino ataque novamente.
    
    «É impossível não virar as páginas avidamente para ver o que acontece a seguir!» The Times
    
    «Empolgante a cada reviravolta!» Jeffery Deaver
    Show book