Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ressurreição - cover

Ressurreição

Machado de Assis Machado de

Publisher: Livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Naquele dia, — já lá vão dez anos! — o Dr. Félix levantou-se tarde, abriu a janela e cumprimentou o sol. O dia estava esplêndido; uma fresca bafagem do mar vinha quebrar um pouco os ardores do estio; algumas raras nuvenzinhas brancas, finas e transparentes se destacavam no azul do céu. Chilreavam na chácara vizinha à casa do doutor algumas aves afeitas à vida semi-urbana, semi-silvestre que lhes pode oferecer uma chácara nas Laranjeiras. Parecia que toda a natureza colaborava na inauguração do ano. Aqueles para quem a idade já desfez o viço dos primeiros tempos, não se terão esquecido do fervor com que esse dia é saudado na meninice e na adolescência. Tudo nos parece melhor e mais belo, — fruto da nossa ilusão, — e alegres com vermos o ano que desponta, não reparamos que ele é também um passo para a morte. Teria esta última idéia entrado no espírito de Félix, ao contemplar a magnificência do céu e os esplendores da luz? Certo é que uma nuvem ligeira pareceu toldar-lhe a fronte. Félix embebeu os olhos no horizonte e ficou largo tempo imóvel e absorto, como se interrogasse o futuro ou revolvesse o passado. Depois, fez um gesto de tédio, e parecendo envergonhado de se ter entregue à contemplação interior de alguma quimera, desceu rapidamente à prosa, acendeu um charuto, e esperou tranqüilamente a hora do almoço.

Other books that might interest you

  • Platão - Vida e Obra - cover

    Platão - Vida e Obra

    Carlos Eduardo Meirelles Matheus

    • 0
    • 0
    • 0
    Audiolivro : o Pensamento de Platão, Vida e Obra 
    Ler Platão é dialogar com ele e entender o que os gregos pensavam sobre temas que no s inquietam até hoje, com o a justiça, a verdade, a razão, o prazer, a alma, a beleza e o amor.Platão viveu no fim do período áureo da cultura grega. 
    Quando jovem, pensou se dedicar à política mas, ao conhecer Sócrates e, principalmente, ao assistir à sua injusta condenação, decidiu se empenhar em transmitir às gerações seguintes as idéias e os ensinamentos que recebera de seu mestre. 
    Platão fundou a primeira escola de filosofia do mundo antigo e seus discípulos conservaram sua s obras ao longo dos séculos.Entender o pensamento de Platão não consiste apenas em entender a essência do pensamento grego na antigüidade mas também a fonte de inspiração para toda a filosofia nestes vinte e cinco séculos que nos separam de suas obras.
    Show book
  • O Despertar de uma Sinfonia - cover

    O Despertar de uma Sinfonia

    Luciane Mustafá

    • 0
    • 0
    • 0
    O Despertar de uma Sinfonia retrata, de forma muito envolvente, a história apaixonante de uma mulher que, na adolescência, teve seus planos e sua promissora carreira tragados pelas circunstâncias. Com a maturidade, ela busca forças para superar as dificuldades e redirecionar sua vida, sem jamais desistir de seus sonhos.
    Show book
  • Pluto - um Deus chamado Dinheiro e a Justa Medida - cover

    Pluto - um Deus chamado Dinheiro...

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    Pluto – um deus chamado dinheiro trata do desvario e do materialismo numa Atenas decadente que despreza a justa medida (Dike). Vemos aqui personagens do cotidiano sendo ridicularizados por Aristófanes devido à sua ganância fazendo qualquer coisa por dinheiro.Sua ironia disseca o comportamento dos cidadãos, enfatizando ao mesmo tempo que a destruição da Paideia levou consigo toda a educação baseada na honra, na dignidade e na coragem de ser verdadeiro do homem helênico.A análise da obra é feita com uma Introdução e 3 partes. Aristófanes é o autor das 4 peças aqui analisadas, sendo que todas elas são abordagens irônicas e mordazes sobre a decadência ética, política e social que dominava a Atenas do IV séc. a.C.É considerado pelos autores modernos como o pai da comédia, mas na verdade era muito mais do que isso, pois sua obra está muito mais para a denúncia e a crítica.
    Show book
  • Chopin o Poeta do Piano - cover

    Chopin o Poeta do Piano

    Irineu Franco Perpetuo

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste audiolivro, o jornalista e crítico musical IRINEU FRANCO PERPETUO conta a história de Fryderyk Chopin, compositor cuja vida foi marcada por turbulências políticas, em sua terra natal, a Polônia, e emocionais, como seu relacionamento frustrado com Maria Wodzinska e, mais tarde, seu envolvimento conturbado com Aurore Dudevant, escritora de personalidade polêmica, mais conhecida por seu pseudônimo George Sand. A obra de Chopin foi influenciada por grandes músicos, como Hummel, Paganini e John Field, além de Liszt, de quem Chopin foi amigo e admirador. Sua música é marcada por grande ousadia harmônica e linguagem refinada, com estilo voltado mais para a melodia e a dança que para o virtuosismo. Todas as suas peças incluem o piano como instrumento solista ou com papel de destaque e são consideradas hoje fundamentais em qualquer repertório desse instrumento. Mais que tudo, Chopin arrebatou mentes e corações. Suas inovações musicais surpreenderam os críticos mais exigentes, e o lirismo, a poesia e a profunda emotividade de sua arte encantaram -- e ainda hoje encantam -- leigos de todas as idades, épocas e nacionalidades.IRINEU FRANCO PERPETUO escreve sobre música para a Folha de S. Paulo e a revista Concerto. Também atua como professor, dando cursos sobre diferentes aspectos e períodos da história da música na Casa do Saber.
    Show book
  • Ao Mestre com carinho - Homenagem à Telê Santana - cover

    Ao Mestre com carinho -...

    Felipe Morais

    • 0
    • 0
    • 0
    Considerado um dos melhores técnicos que o futebol brasileiro já teve, o mineiro Telê Santana foi responsável por escrever um dos melhores momentos da história do São Paulo e por montar uma seleção de craques para a Copa de 1982.No período de 1990 a 1996, pelo Tricolor Paulista, o treinador conquistou dois Mundiais (1992 e 1993), duas Libertadores (nos mesmos anos) e um Campeonato Brasileiro (1992).O publicitário e professor Felipe Morais é um torcedor apaixonado pelo clube e é responsável por escrever o livro Ao Mestre, com Carinho – O São Paulo FC da Era Telê, que traz um registro histórico do técnico e depoimentos de grandes nomes do futebol e da imprensa que trabalharam com ele.
    Show book
  • As Rãs-Sapos em Grego - Sobre o Discurso e as Palavras Vazias - cover

    As Rãs-Sapos em Grego - Sobre o...

    Viktor D. Salis

    • 0
    • 0
    • 0
    As rãs (os sapos em grego) analisa o discurso das palavras vazias e a decadência de Atenas com seus falsos heróis.É das mais longas peças de Aristófanes e introduz uma novidade na estrutura da peça que é dividida em duas partes, sendo que na última os atores retiram suas máscaras e “abrem o jogo” muitas vezes atacando implacavelmente a hipocrisia dos telespectadores e de toda a Atenas.O argumento é simples: Hércules, por ordem do Deus Dionísio deverá descer ao Hades e ressuscitar um grande sábio para salvar Atenas da decadência ética, pois entre os vivos ninguém mais se salva.Sua análise está subdividida em 8 partes. Aristófanes é o autor das 4 peças aqui analisadas, sendo que todas elas são abordagens irônicas e mordazes sobre a decadência ética, política e social que dominava a Atenas do IV séc. a.C.É considerado pelos autores modernos como o pai da comédia, mas na verdade era muito mais do que isso, pois sua obra está muito mais para a denúncia e a crítica.
    Show book