Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Memórias Póstumas de Brás Cubas - cover

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis

Publisher: Livros

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Available since: 02/27/2020.

Other books that might interest you

  • Léon Denis o apóstolo do espiritismo - Sua vida sua obra - cover

    Léon Denis o apóstolo do...

    Gaston Luce

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta é uma extensa e minuciosa biografia de Léon Denis, o grande continuador da obra de Allan Kardec, escrita por Gaston Luce, seu amigo pessoal e companheiro de difusão doutrinária. No desenrolar da biografia, o autor demonstra que a vida de Denis, essa personalidade íntegra e resoluta, foi totalmente dedicada à divulgação e defesa da Doutrina Espírita. A obra é ainda acrescida de vocabulário onomástico, relação dos lugares por onde Léon Denis passou, seu último artigo escrito na Revista Espírita e uma comunicação mediúnica recebida três meses após sua desencarnação.
    Show book
  • Narrativas Negras - Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras - cover

    Narrativas Negras - Biografias...

    Coletivo Narrativas Negras, Anna...

    • 0
    • 0
    • 0
    COLETIVO NARRATIVAS NEGRASFormado por ilustradoras, designers e escritoras, o Coletivo Narrativas Negras é o criador da obra Narrativas Negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras.O Coletivo Narrativas Negras é um projeto voluntário, inteiramente feminino e que tem como objetivo levar à população brasileira histórias de mulheres negras que participaram ou participam ativamente na construção política, social e cultural do país.Nosso objetivo é mostrar que nem só mulheres e homens brancos fizeram parte da história e que a comunidade negra feminina também lutou e luta ativamente para a construção de espaços de mais respeito e igualdade.O coletivo tem várias vertentes de atuação, como a produção textual em redes sociais e o desenvolvimento de oficinas e workshops, mas o destaque é o livro Narrativas Negras, idealizado pela designer Isadora Ribeiro dos Santos e que foi o ponto de partida para a criação do movimento. O projeto editorial contou com a participação de cerca de 70 mulheres voluntárias, entre escritoras e ilustradoras. Conheça quem são:Idealizadora: Isadora Ribeiro dos SantosEscritoras:Anna Carolina Cardoso, Bruna Emanuele, Bruna Silveira, Enilse Esperança, Carol Bicalho, Flávia Souza, Gau De Laet, Heloísa Santana, Júlia Rodrigues, Juliana Cavalli, Leticia Fiuza, Lídia De Paula, Luana Simonini, Luiza Nasciutti, Maíra Oliveira, Márcia Gomes, Maria Vitória, Mariana Oliveira, Mariane Diaz, Raissa Lauana, Sabrina Santos Souza, Sheila Martins, Sílvia Barros, Tabatta Santos, Taís Espírito Santo, Thaís Santos, Vanessa Carolina e Vivi Oliveira.Ilustradoras:Alda Gomes, Amanda Daphne, Amma, Ana Luisa Maisonnave, Anna Cunha, Áustria Fernandes, Beatriz Gabino, Bruna Melo, Daiely Gonçalves, Dani Fonseca, Dika Araujo, Fabiola Teixeira, Flávia Borges, Flávia Carvalho, Francisca Nzenze, Gabi Almeida, Gabriela Emmerich, Helena Butturini, Ina Gouveia, Isabella Souto, Isadora Ribeiro, Karen Couto, Lígia Mattos, Luísa Castro, Manoela Campos, Marcela Guimarães, Mariana Seragi, Mayara Smith, Mika, Millene Vilela, Nicolle Bustamante, Pamela Araújo, Prisca Paes, Rachel Gomes, Rayssa Da Penha, Soo Sakai, Suryara Bernadi, Theodora Moreira e Veri S.A.
    Show book
  • Barão de Mauá E Eusébio de Queirós - biografias - cover

    Barão de Mauá E Eusébio de...

    Sébastien Auguste Sisson

    • 0
    • 0
    • 0
    Sisson tem um ponto de vista singular sobre os biografados – o de um contemporâneo deles! Esse frescor, por si só, justifica sua leitura nos dias de hoje dessas biografias. De "Barão de Mauá", destaca-se a vertiginosa ascensão como empresário, cujo exemplo atualíssimo é ter fundando o Banco do Brasil. De "Eusébio de Queirós", é de se notar seu vigoroso combate ao crime num Rio de Janeiro assolado por ladrões e falsários.
    Show book
  • O barão do café - cover

    O barão do café

    Vera Moll

    • 0
    • 0
    • 0
    Vera e Sônia convidam o leitor para uma emocionante viagem ao passado, onde a bagagem e o maior desafio foi trabalhar com fios de memórias, que foram colhendo, tecendo e costurando, pequenos pedaços de lembranças, para reconstruirem um tempo já findo, e encoberto, até então, pela névoa do esquecimento.
    Show book
  • EU FI-LO À “Sua Maneira” - cover

    EU FI-LO À “Sua Maneira”

    Elizabeth Dias

    • 0
    • 0
    • 0
    EU FI-LO À“Sua Maneira” é um livro de memórias baseado na fé que narra a jornada de mudança de vida da Sra. Elizabeth Das. O livro está repleto de testemunhos da bondade, da sabedoria e dos milagres de Deus, pois ela está buscando de todo o coração um Deus verdadeiro. A Sra. Elizabeth Das perseverou em muitas provações e tribulações difíceis com fé e encontrou a incrível graça de Deus. Desde então, sua vida mudou completamente. Ela experimentou o poder divino de Deus por si mesma e, por meio do poder de unção do Espírito Santo, levou muitas outras pessoas a conhecerem o verdadeiro Deus e a recebê-Lo como Senhor e Salvador.  
    O livro é excepcional porque oferece um ponto de vista incomum sobre Deus, relacionamentos e a ação da fé. Ele fornece respostas para os problemas de nossa vida cotidiana. Os capítulos estão repletos de revelações únicas e transformadoras que iluminarão e inspirarão os leitores.  
    Se você está procurando uma maneira simples de enfrentar os desafios da vida cotidiana e encontrar a vitória, este livro é para você. Ele mostra que é fácil fazer isso se você usar a maneira simples de Deus. Não torne a vida mais complicada permitindo que os caminhos do mundo o levem à confusão, à dor de cabeça e ao caos. Em vez disso, busque o
    Show book
  • Histórias de cego - cover

    Histórias de cego

    Marcos Lima

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma coletânea das melhores crônicas publicadas no projeto Histórias de cego, inicialmente um blog e depois um canal de youtube onde muito além de contar um pouco da sua vivência em uma sociedade tão visual, Marcos Lima nos mostra o mundo por seus olhos. Com seus sentidos tão aguçados quanto seu senso de humor, ele conta como passou um dia de cadeirante, realizou um sonho de infância ao desbravar a ilha de Malta e de como o esporte mudou sua vida.'Quero mudar o conceito que a sociedade tem das pessoas com deficiência, e onde eu acho que posso contribuir é no campo das palavras'. Marcos Lima
    Show book