Today could be the day that you start a whole year of unlimited reading!
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced 7236434c7af12f85357591f712aa5cce47c3d377e8addfc98f989c55a4ef4ca5
Tempo e espaço nos manguezais - cover

Tempo e espaço nos manguezais

Arthur Soffiati

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

\"Tempo e espaço nos Manguezais\" reúne ensaios de eco-história que o autor escreveu e publicou durante quinze anos em revistas especializadas. Alguns deles são inéditos e todos versam sobre as relações das antropossociedades com o ecossistema manguezal no Brasil. Os artigos não invadem as ciências da natureza, mas as tangenciam porque a eco-história se situa na fronteira das ciências sociais com a natureza. Há duas linhas transversais que os unem: um sólido enfoque ecossistêmico e a abordagem diacrônica, comum a todas as ciências que distendem seus respectivos objetos no tempo, como a cosmologia, a paleontologia e a história.

Other books that might interest you

  • Desenvolvimento regional - um problema político - cover

    Desenvolvimento regional - um...

    Otamar de Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    Desenvolvimento regional: um problema político vem a público em época oportuna, na medida em que contribui para a discussão da política econômica brasileira, notadamente a orientada para o desenvolvimento regional. Trata, pela primeira vez, em conjunto, dos dois mais importantes experimentos de desenvolvimento regional realizados no Ocidente: o da Cassa per il Mezzogiorno e o da SUDENE. Analisa-se aqui o processo de esvaziamento político e institucional a que foram submetidas a “Cassa” e a SUDENE, destacando-se suas causas e consequências para a economia dessas regiões. Apresenta as perspectivas de renovação da SUDENE, dependentes de decisões eminentemente políticas, incluindo também o exame do atual Sistema Brasileiro de Planejamento.
    Show book
  • Tributo a um herói - cover

    Tributo a um herói

    Coronel Pm José Carlos Xavier

    • 0
    • 0
    • 0
    "O livro registra dados históricos sobre a Campanha do Vale do Ribeira (combate à guerrilha rural na década de 70), sob o ponto de vista de um dos policiais militares que participou ativamente do fato, José Carlos Xavier. Consta também o martírio de Alberto Mendes Junior, executado covardemente por guerrilheiros-herói da epopeia.
    Fatos da época de 1970 são entremeados por constatações recentes, de 2013, por meio de visitas e entrevistas, realizadas pelo autor durante um ano de trabalho de pesquisa e a campo. A obra firma-se como um importante documento sobre a Campanha do Vale do Ribeira e seus desdobramentos na História do Brasil.  ""Neste livro, Xavier descreve, analisa, critica, compara e elogia. Mostra a certeza de que agiu conforme seus princípios de acordo com os ensinamentos recebidos na família, na caserna e na advocacia"", afirma a escritora Mariza Lima Gonçalves.
    O que move o homem? Os sonhos e a verdade! Essas foram as motivações para a elaboração de Tributo a um Herói. Seu autor, José Carlos Xavier, realiza o sonho de poder demonstrar a verdade, segundo a sua natureza, sua vivência e seu olhar, decorridos tantos anos após os fatos. Algumas pessoas temem o passado, pois ele pode propiciar novas conclusões e, consequentemente, novas interpretações sobre os antigos fatos e acontecimentos. Sem temer o que lhe pudessem atribuir, Xavier reviveu sonhos e registrou cada pedacinho da sua própria história. Em seu livro, Xavier descreve, analisa, critica, compara e elogia. 
    Mostra a certeza de que agiu conforme os seus princípios, de acordo com os ensinamentos recebidos na família, na caserna e na advocacia. Que cada um aprecie as palavras fortes, as narrativas emocionais, pois com elas é possível entender a construção do pensamento eivado da sensibilidade do escritor, que tem o coração repleto de um sentimento de dever cumprido e de satisfação pessoal pelo resultado conquistado. Que os leitores e os participantes dos episódios narrados possam afirmar: ?Xavier, o seu sonho nos aproximou ainda mais da verdade!
    Mariza Lima Gonçalves - Escritora"
    Show book
  • Entre cirurgiões tambores e ervas: - Calunduzeiros e curadores ilegais em ação nas Minas Gerais (século XVIII) - cover

    Entre cirurgiões tambores e...

    Nogueira Author

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro, uma etnografia histórica de grande interesse, transporta o leitor para o cotidiano das práticas de cura não oficiais das Minas Gerais no século XVIII, por meio de descrições detalhadas e muitos casos específicos coletados nos arquivos mineiros. As inúmeras situações e personagens que povoam o livro servem para evidenciar a complexidade da sociedade colonial no que diz respeito à atuação de curadores e calunduzeiros, às concepções de doença e cura e ao caráter da repressão às práticas ilegais.Mais do que isso, demonstra que havia um substrato de crenças bastante expandido: as “doenças de feitiço”. Esta expressão de época é um ponto central no texto, pois deixa patente uma concepção de doença distante da dominante nos meios médicos oficiais. Aqueles que sabiam manipular os feitiços eram temidos e figuravam também como alvo privilegiado da repressão.
    Show book
  • Direito e estilo - Primeiras conjecturas sobre a estilística jurídica - cover

    Direito e estilo - Primeiras...

    Maria Francisca Carneiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra é pioneira em apontar a existência da estilística jurídica, relacionando o Direito com várias manifestações da arte, tais como a música, a literatura e o teatro. Aborda o problema do Direito como um jogo, em sua questão lúdica. Nesse contexto, aborda-se a retórica e a linguística. Trata-se do conceito de estilo e de sua evolução histórica, verificando-se de que modo a estilística, como método, pode interessar ao Direito. Propõe-se que o estilo seja entendido como uma estrutura, por meio da qual se expressam os mais variados discursos, inclusive o jurídico. Analisa-se a estilística jurídica por meio da sua retórica e da argumentação, concluindo-se que, sob essa ótica, podem ser revelados novos sentidos e significados de interesse para a narrativa do Direito.
    Show book
  • Alimentação - Um Segredo da Saúde - 3ª Edição - cover

    Alimentação - Um Segredo da...

    Celso Battello

    • 0
    • 0
    • 0
    Nosso corpo funciona num processo de destruição/reconstrução que é a base da produção de energia. Nenhuma célula se multiplica sem ela. E não há energia sem alimento. Escolher o que comemos é escolher como queremos ser e este ato consciente e deliberado se reveste por isso da maior importância. A proposta do Dr. Celso Battello, médico homeopata e nutrologista, é justamente nos ajudar nesta escolha. Através deste livro, você conhecerá os vários sistemas de alimentação e poderá optar por um deles ou criar o seu próprio método alimentar. Esta pequena obra estabelece também uma relação clara e prática entre a Medicina Ortomolecular e a Nutrologia. Numa civilização onde se perdeu o controle das coisas vitais como poluição ambiental e irradiações, entre outras, tem-se ainda a possibilidade de se controlar o nosso bem mais precioso: a saúde.
    Show book
  • Imigração na União Europeia - uma leitura crítica a partir do nexo entre securitização cidadania e identidade transnacional - cover

    Imigração na União Europeia -...

    Suzana de Souza Lima Velasco

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro analisa como o imigrante foi institucionalizado como ameaça existencial à União Europeia, sobretudo a partir dos anos 1990. Além de legislação e medidas securitárias, como controle de fronteiras e vistos, o livro se debruça sobre discursos políticos que identificam a imigração como um problema de segurança, com campanhas de partidos extremistas e casos de racismos contra mulçumanos e indivíduos de origem romana na UE. Mostra como esse processo se vincula à resistência do Estado Nação como lugar de identidade política e condição de cidadania.
    Show book