Subscribe and enjoy more than 1 million books
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced 7236434c7af12f85357591f712aa5cce47c3d377e8addfc98f989c55a4ef4ca5
Tempo e espaço nos manguezais - cover

Tempo e espaço nos manguezais

Arthur Soffiati

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

\"Tempo e espaço nos Manguezais\" reúne ensaios de eco-história que o autor escreveu e publicou durante quinze anos em revistas especializadas. Alguns deles são inéditos e todos versam sobre as relações das antropossociedades com o ecossistema manguezal no Brasil. Os artigos não invadem as ciências da natureza, mas as tangenciam porque a eco-história se situa na fronteira das ciências sociais com a natureza. Há duas linhas transversais que os unem: um sólido enfoque ecossistêmico e a abordagem diacrônica, comum a todas as ciências que distendem seus respectivos objetos no tempo, como a cosmologia, a paleontologia e a história.

Other books that might interest you

  • A Guerra De Hitler E O Horror Do Holocausto - cover

    A Guerra De Hitler E O Horror Do...

    Scott S. F. Meaker

    • 0
    • 0
    • 0
    A coleção de indesejáveis começou em 1933 com a construção do primeiro campo de concentração. 
    
    
    
    Como o poder de Hitler cresceu, ele arredondou esse número de outros que ele considerava indesejáveis. Hitler chegaria ao poder e a destruição lenta de judeus foi posta em prática. Em 1942, cerca de um milhão de judeus já haviam sido mortos. A execução foi apenas uma causa de morte. Dois milhões e meio foram mortos nas câmaras de gás e meio milhão morreu de fome. O surto de tifo matou muitos outros. Após a vitória dos Aliados, a Alemanha era um caos. 
    
    
    Este livro faz um esforço para olhar para o tipo de situação que permitiria um país civilizado deixar o Holocausto ter lugar.
    Show book
  • Famílias - cover

    Famílias

    Roque Neto

    • 0
    • 0
    • 0
    “Existem muitas famílias no mundo. E cada família é bem diferente das outras.” As duas frases que iniciam este livro resumem bem ao que ele veio: mostrar de uma forma leve e divertida os vários exemplos de famílias que podem existir. E a criança entende, a cada página virada, que o que realmente importa não é a cor da pele, o número de irmãos ou as preferências dos pais. Mas sim o amor que todos sentem uns pelos outros.
    Show book
  • Descomplicando a Redação - Concursos Vestibulares Enem Em Perguntas e Respostas - cover

    Descomplicando a Redação -...

    Angélica Marchioro Hartmann

    • 0
    • 0
    • 0
    O texto dissertativo-argumentativo é exigido em vários concursos, nos vestibulares e na prova do Enem. Sentindo a necessidade dos interessados em escrever uma boa redação, a professora Angélica M. Hartmann decidiu compartilhar com essas pessoas a sua sistemática de ensino. A autora parte da ideia de que um bom texto é resultado de um bom planejamento. Sendo assim, ela estimula a feitura de um projeto que conduza a uma produção textual organizada, coesa e coerente. Essa metodologia têm trazido excelentes resultados; prova disso é a publicação em revista de tiragem nacional sobre Redação em vestibulares de textos redigidos por seus alunos. Partindo dos mais frequentes questionamentos de seus alunos ao longo dos anos, Angélica escreveu este livro. São 34 perguntas respondidas e acompanhadas por exemplos claros e consistentes. Isso possibilita ao leitor organizar-se antes de se lançar ao ato de escrever.
    Show book
  • Propriedade intelectual e os dez anos da lei de inovação: conflitos e perspectivas - cover

    Propriedade intelectual e os dez...

    José Carlos Vaz E Dias, Juliana...

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra reúne pesquisas desenvolvidas por acadêmicos dedicados ao estudo aprofundado de temas relacionados á Inovação e à Propriedade Intelectual. Organizada didaticamente em artigos independentes, a obra visa levar estudantes, acadêmicos e operadores do direito às reflexões, críticas e inquietações jurídicas sobre inovação tecnológica e a referida lei federal.
    Show book
  • O Valor da Liberdade: Compreendendo a Democracia em Diferentes Perspectivas - cover

    O Valor da Liberdade:...

    Bo Karma

    • 0
    • 1
    • 0
    Durante 6 anos vivi num país Comunista, a China, e até me custa a acreditar. Não é um país que aconselhe para viver. No entanto, aprendi bastante com a experiência. E, em alguns casos, desaprendi. O que quero dizer com isto é que, por exemplo, o conceito de liberdade é para mim hoje muito mais complexo do que antes. Como exemplo, os Europeus são livres, mas não são livres de dizer o que lhes apetece, porque as próprias pessoas do meio social censuram, portanto, acabam dizendo o que lhes permitem que digam. Basta ofender verbalmente alguém para perceber como a liberdade tem limites. A mesma coisa sucede quando se quer reclamar duma classificação escolar ou uma desadequação das regras políticas injustas e o próprio sistema nos fecha as portas. 
    Depois, existe a questão do dinheiro. Na Europa, as pessoas comportam-se como que não exista o suficiente para todos, e, como se pode compreender ao fim de algum tempo, os Europeus são extremamente egoístas e gananciosos. 
    Já o mesmo não se passa na China, em que as pessoas se interajudam sem cobrar amizades. E, embora seja estrangeiro, muitos Chineses já me ajudaram ao longo dos últimos anos sem cobrar nada em troca. Por outro lado, na Europa existe liberdade, mas não o dinheiro para usufruir dela. Na China até se pode viver uma autêntica ditadura, mas os Chineses viajam para onde querem e não têm dificuldade em encontrar emprego com boa remuneração. 
    O que quero dizer com isto é que a Política é uma ilusão. Se queremos realmente conhecer a liberdade, temos que olhar para a realidade, porque a verdade é que a liberdade dum Europeu tende a ser bem mais limitada do que aquela que se pode sentir na China. 
    Ao longo desta obra perceber-se-á porquê que os estilos de vida em ambos os locais podem ser tão diferentes, ainda assim mantendo os mesmos parâmetros condicionalistas.
    Show book
  • Judeus Suas Extraordinárias Histórias e Contribuições para o Progresso da Humanidade - cover

    Judeus Suas Extraordinárias...

    Marcelo Szpilman

    • 0
    • 0
    • 0
    Há, com relação aos judeus, inúmeros preconceitos discriminatórios gerados por mitos e inverdades que, ao longo da história, os tornaram muito injustiçados e estereotipados. E exemplos não faltam. No século XVI, enquanto os portugueses construíam a base da economia de suas colônias, incluindo o Brasil, em cima do trabalho escravo (negro), os judeus vitalizavam a economia e o comércio da Polônia e a tornavam um país hegemônico na Europa central e oriental. E os judeus é que ficaram com a fama de aproveitadores inescrupulosos. Mas de onde vieram essas deturpações? Que figuras ocultas contribuíram para tamanha deformação de imagem? São questões intrigantes, pois quando se conhecem os verdadeiros fatos, pretensão da primeira parte deste livro, percebe-se que foi preciso muita lavagem cerebral e muita desinformação para distorcer a história e seus personagens. Será que as pessoas em geral têm noção das importantes descobertas, invenções e contribuições que os judeus deram para a saúde, o bem-estar e o progresso da humanidade? Claro que não. Será que se conhecessem um pouco dessas histórias sua visão turva sobre os judeus seria clareada? Possivelmente. E se descobrissem também que, fora Sigmund Freud, Karl Max e Albert Einstein, além de muitos outros nomes importantes e famosos, Jesus de Nazareth, Cristóvão Colombo, Nostradamus, Leonardo da Vinci, Paul Newman e Elvis Presley eram judeus, suas concepções estigmatizadas poderiam ser reavaliadas? Acredito que sim. O livro trata das relações entre a história dos judeus e a história da humanidade, com uma narrativa cronológica sequencial e resumida da longa estrada percorrida pelo povo judeu até os tempos atuais, com o claro objetivo de resgatar detalhes dessa história para dar racionalidade ao debate, para esclarecer, para corrigir distorções, para desmitificar os judeus e o judaísmo, para mostrar a “verdade” por meio de uma abordagem histórica clara e objetiva. Quem sabe, as pessoas passem a ver os judeus como eles devem ser vistos: seres humanos iguais a todos, pertencentes a um grupo ou povo com altos, baixos, magros, gordos, brancos, negros, inteligentes, ignorantes, malandros, trabalhadores, egoístas, generosos, fortes, fracos, sovinas, esbanjadores, ricos e pobres. Ainda assim, é interessante perceber que nenhum outro grupo ou povo, nascido na mesma época dos judeus, diante das mais terríveis ameaças à sua sobrevivência, teve tenacidade semelhante para manter-se vivo e unido até hoje. Nenhum outro povo conseguiu preservar suas memórias e aspirações por milhares de anos de perseguições ou apresentou igual força de espírito para sobrepujar séculos de monstruosas adversidades. Nenhum outro povo teve a incrível capacidade de sempre se reinventar e de se reerguer a cada tragédia. Da quase eliminação do judaísmo europeu à criação do Estado de Israel, ou seja, em menos de quinze anos, nenhum outro povo teve capacidade de dar tamanha virada em sua história em tão curto intervalo de tempo.
    Show book