Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Flechas partidas em tempos de guerra - cover

Flechas partidas em tempos de guerra

Arno Alvarez Kern

Publisher: EDIPUCRS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Um diário, escrito originalmente em guarani por autores desconhecidos, narra os conflitos entre a Espanha e Portugal pela posse do Rio Grande do Sul no século 18. Esse é o contexto no qual diversos personagens históricos traçam os seus destinos. Dentre eles, destacam-se os indígenas guaranis. Inicialmente, guerreiros nas muralhas da Colônia de Sacramento e povoadores das terras missioneiras, suas flechas se partiram contra os metais das tropas portuguesas e espanholas, em Caiboaté, num crepúsculo da história missioneira. Posteriormente, participaram ativamente no povoamento do sul do Brasil, inclusive na jovem cidade de Porto Alegre. A narrativa se encerra com a conquista lusa dos Sete Povos das Missões.

Other books that might interest you

  • Florbela Espanca - A hora que passa - cover

    Florbela Espanca - A hora que passa

    Lorenna Mesquita, Fabio Brandi...

    • 0
    • 1
    • 0
    Florbela Espanca – a hora que passa apresenta a vida dessa grande poeta portuguesa em uma dramaturgia construída a partir de seus poemas, contos, cartas e diário. No texto, todas as palavras são da própria Florbela. Este trabalho resulta de três anos de pesquisa sobre sua vida e obra. Depois de ganhar vida nos palcos, o monólogo foi registrado em livro (Giostri Editora) e agora ganha sua versão em audiolivro na voz e na envolvente interpretação de Lorenna Mesquita.
    Show book
  • Guia Moda Moldes Corte e Costura Especial - Guia Moda Moldes - cover

    Guia Moda Moldes Corte e Costura...

    ON LINE EDITORA Editora

    • 0
    • 0
    • 0
    Durante o período Paleolítico, por meio da manipulação de plantas, o homem inventou uma das grandes descobertas de nossa história: a roupa. Nos primórdios, elas protegeram a humanidade em ambientes de extremo frio e, ao longo dos tempos, tornaram-se uma poderosa ferramenta para a construção da personalidade de qualquer indivíduo, ratificando crenças e valores perante os grupos sociais e provando que o vestuário é parte intrínseca de cada estilo de vida. Diante de tamanha importância, atualmente, muitas pessoas rendem-se à realização da costura, confeccionando peças únicas e simplesmente maravilhosas. Movidos à paixão pelo ofício, os profissionais da costura ainda fazem desta arte milenar uma ótima fonte de renda. Na verdade, um bom costureiro é formado por técnica, habilidade e criatividade. São três pontos crucias que, se bem costurados em uma única pessoa, podem gerar peças diferenciadas e exclusivas. Se você está interessado a dar o primeiro passo nessa atividade ou ampliar seus conhecimentos sobre corte e costura, este guia é essencial para o seu aprendizado. Nas próximas páginas, você irá aprender, entre um universo gigantesco de dicas, a elaborar seu ateliê, a tirar medidas, a interpretar os moldes e a conhecer mais detalhes de cada material e equipamento fundamentais nesta arte. Além disso, confere um dicionário com os principais termos técnicas e esclarece as dúvidas mais recorrentes sobre o tema. Vire a página e entre nessa verdadeira aula de corte e costura. Acredite, ao término deste guia (ou melhor, desta aula!), você será um profissional ainda mais capacitado e repleto de ótimas ideias!
    Show book
  • Guia Ganhe Dinheiro Fotografando Bebês e Crianças - Guia Ganhe Dinheiro - cover

    Guia Ganhe Dinheiro Fotografando...

    ON LINE EDITORA Editora

    • 0
    • 0
    • 0
    Em meio à crise econômica do país, precisamos nos reinventar para driblar os desafios do dia a dia. Muitas vezes, parece loucura largar uma profissão consolidada há anos para começar um novo negócio. É válido saber que toda mudança gera uma certa instabilidade, porém ela se faz necessária para iniciar a construção de dias mais promissores. Nesse contexto, fotografar bebês e crianças é uma grande tendência na área de fotografia. Com inspirações americanas, alguns tipos de ensaio são a sensação entre papais e mamães, que não pensam em economizar quando o assunto refere-se a retratos de seu herdeiro. O principal é o Newborn, realizado entre o quinto e o décimo dia de vida do bebê. Como ainda é “molinho” e, na maioria das vezes, dorme muito nesse período, é possível realizar fotos fantásticas. Já com um aninho, a inovação fica por conta do Smash the Cake, ensaio realizado com bolos e muita “lambança” entre risadas e guloseimas. Nem é preciso dizer que as imagens ficam surpreendentes. E não é só! Ainda há ensaios no estilo lifestyle (dia a dia) e a cobertura de festas e eventos importantes, como o batizado. Nas próximas páginas, você aprende inúmeras dicas para se destacar: desde os custos que devem ser contabilizados para definir o preço de seu trabalho até orientações de fotografia, passando por sugestões de poses e modos de entrega do material final. Há ainda estratégias para divulgar seu trabalho e cases de sucesso. Muito mais que um trabalho remunerado, fotografar bebês e crianças é uma verdadeira paixão!
    Show book
  • Arte e Sustentabilidade Ed 14 - Múltiplas Técnicas Eco Artesanais - Utilizando feltro patchwork fuxico MDF e biscuit - cover

    Arte e Sustentabilidade Ed 14 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    Múltiplas Técnicas Eco Artesanais: utilizando feltro, patchwork, fuxico, MDF e biscuit - Foram muitos os pedidos para uma revista Arte & Sustentabilidade de eco artesanato em técnicas variadas. Esta edição traz peças bem legais. Lindas criações de nossas amigas artesãs, que ao reciclar, contribuem com o meio ambiente e sugerem uma maneira bem legal de ganhar um dinheirinho extra.
    Show book
  • Lô Borges e Milton Nascimento Clube da Esquina - Entrevistas a Charles Gavin Som do Vinil - cover

    Lô Borges e Milton Nascimento...

    Charles Gavin, Milton...

    • 0
    • 0
    • 0
    'A íntegra das entrevistas de Lô Borges e Milton Nascimento para Charles Gavin, do Som do Vinil, sobre suas carreiras e um dos mais emblemáticos discos brasileiros: Clube da Esquina (EMI, 1972). ''A proposta deixou o departamento artístico da Odeon desnorteado: a realização de um disco de um grande astro de seu cast com um jovem desconhecido, de apenas 17 anos, chamado Lô Borges. Felizmente o projeto foi adiante... Produzido por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos e gravado artesanalmente nos estúdios da Odeon, no Rio de Janeiro, por um super time (Milton, Lô, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Nelson Ângelo, Tavito, Luiz Alves, Robertinho Silva, Rubinho, Paulinho Braga, Alaíde Costa, Gonzaguinha, Paulo Moura e Eumir Deodato), o álbum Clube da Esquina é uma das obras mais consistentes, atemporais e determinantes da música brasileira. Permanece como marco cultural e artísco, tendo influenciando roqueiros, jazzistas e mpbistas desde seu lançamento, em 1972, até hoje.'' Charles Gavin'
    Show book
  • História & documentário: - artes de fazer narrativas fílmicas e linguagens imagéticas - cover

    História & documentário: - artes...

    Maria Clara Tomaz Machado, Cairo...

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro está em debate temas como História e ficção; arte e o real; veracidade e verossimilhança. Para tanto, a imagética, os documentários, o cinema aparecem como formas de ressignificar a vida, as experiências do cotidiano. As imagens e o filme não são só momentos para devaneios e fantasias. Eles também tem o propósito de fazer pensar, de aprender a lidar com a exploração, a violência e as injustiças sociais. Muitos deles são denúncias, outros nos levam a interrogar nosso presente.
    Show book