Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Entre Bandeiras - Uma pedalada através da transição cubana - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Entre Bandeiras - Uma pedalada através da transição cubana

Arnaldo Bichucher

Publisher: Digitaliza

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

ENTRE BANDEIRAS - Uma pedalada através da transição cubana é um livro de 227 páginas, 54.000 palavras, que descreve como em julho de 2015, depois de sonhar durante oito anos com sua quarta viagem de bicicleta, Arnaldo Bichucher partiu para Cuba no intuito de cruzar 1.200 km entre Santiago e Havana. Coincidentemente ele sai do Brasil no dia em que a bandeira cubana é hasteada em Washington, planejando completar o percurso no dia do 89o aniversário de Fidel Castro. Depois de viver experiências inusitadas como o carnaval de Santiago, a visita ao local do famoso desembarque do Granma, caminhar pelas ruas da histórica Trinidad e se sentir como um turista tradicional na maravilhosa Varadero, a viagem de volta para casa acontece no exato momento do hasteamento da bandeira norte-americana em Havana, completando um ciclo de ventos que marca a reaproximação política e a normalização das relações diplomáticas. 
Por isso, ENTRE BANDEIRAS é mais do que um relato de uma viagem de bicicleta, é mais do que uma visita a Cuba. O livro é um relato de uma viagem de bicicleta, em Cuba, num período único, num período que marca uma das principais mudanças geopolíticas da atualidade. 
Arnaldo é um carioca de 54 anos, jornalista e guia de turismo, que atua no mercado receptivo nos últimos 25 anos, além de acompanhar grupos pelo Brasil e América do Sul. Seu principal objetivo é unir as duas grandes paixões profissionais, o jornalismo e o turismo, para produzir material de consulta e de inspiração para pessoas curiosas em conhecer lugares, pessoas, culturas e situações pelo ponto de vista de um cicloturista.
Se essa viagem não foi perfeita, ela se aproximou muito da perfeição. 
Os três dias em Santiago de Cuba antes de começar a pedalada foram intensos, já que eram três grandes eventos acontecendo ao mesmo tempo. O carnaval e o desfile das "carroças", algo que nos remete aos primórdios do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, as comemorações dos 500 anos da cidade e o 26 de julho, data politicamente emblemática na história contemporânea de Cuba. 
Ainda antes de começar a viagem propriamente dita, aproveitando que era uma sexta-feira, Arnaldo procura uma sinagoga e participa de um Shabat emocionante. Numa cidade com apenas 30 judeus, o evento acontece com 6 santiagueros e 14 pessoas de diversos países. Um momento espiritual que antecede o desafio que estava por vir.
Passar pelo litoral oriental e pelos principais sítios históricos da revolução socialista, como Uvero e a Sierra Maestra, estar em contato as pessoas e os lugares, provar os sabores e os ritmos, viver encontros e desencontros, até chegar a capital Havana no aniversário do comandante em chefe, são o conteúdo para o roteiro desse relato simples e objetivo, mas cheio de emoção.
Visitar Cuba com o coração e a mente aberta,  ser imparcial e estar disposto a escutar mais do que se posicionar a favor ou contra e, principalmente, não se deixar influenciar pela mídia tradicional. Esse foi o maior desafio, mas foi fundamental para transformar esse relato em uma mensagem que ajudasse a descobrir e desmistificar um país e um povo surpreendente.
A leitura de ENTRE BANDEIRAS pode fazer com que as pessoas sintam vontade de pedalar mais, de viajar mais e de aguçar a vontade de visitar Cuba. Mas pode simplesmente ajudar a tirar as pessoas a saírem da sua zona de conforto, e perceber que é possível transformar sonhos em realidade.
É viajar através dessa leitura.
Available since: 03/06/2018.

Other books that might interest you