Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Portugal Razão e Mistério - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Portugal Razão e Mistério

António Quadros

Publisher: alma dos livros

  • 1
  • 1
  • 0

Summary

A razão de Portugal, a razão de ser deste país antigo, encontra-se envolta na mais densa bruma. Tornou-se um mistério ou é um mistério? A emergência da nação lusíada, o seu destino inesperadamente fulgurante, o seu projecto áureo, a sua persistente resistência à adversidade, a sua longa e relutante decadência, os seus mitos de regeneração, as suas obras de génio, tudo é hoje interpretado casualmente, a partir de teorias da história opacas, diminutivas, reducionistas, que no fundo espelham o dominante espírito empedecido da nossa época positivista, materialista, utilitarista.

Portugal, Razão e Mistério é por uma parte a razão, razão teleológica, que guiou a inteligência portuguesa na aventura do seu ser e do seu estar no mundo, e por outra parte o mistério, subjacente ao seu destino glorioso e infeliz, universalista e contudo sempre problemático.

Ao abordar temas como a caracterização de um Portugal arquétipo, a Atlântida finalmente identificada com a civilização megalítica galaico-portuguesa ou as raízes templárias, cistercienses e joaninas do nosso país nos seus primeiros séculos, e, seguidamente, o que foi o projecto áureo de um Império do Espírito Santo, e depois os caminhos labirínticos para onde nos levou a saudade da Pátria prometida em termos cíclicos de mito, de decadência e de desejo regenerador, António Quadros procura mostrar-nos simultaneamente um Portugal profundo, um Portugal imaginário e também um Portugal ainda potencial, que depende menos de uma vontade política do que de um saber da sua essência ocultada e empecida.
Available since: 03/08/2020.
Print length: 592 pages.

Other books that might interest you

  • VERNE e o Farol de Dover - Vaporpunk - cover

    VERNE e o Farol de Dover -...

    Dana Guedes

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto de Dana Guedes para a coletânea Vaporpunk: novos documentos de uma pitoresca época steampunk. Numa noite fria de 1822, uma organização misteriosa observa do ancoradouro a chegada do HMS Guardador. Uma aventura com rifles, explosões e um farol desativado no porto de Dover, que abriga muito mais do que uma lâmpada apagada.
    Show book
  • O Monge - Fantasias Urbanas - cover

    O Monge - Fantasias Urbanas

    José Roberto Vieira

    • 0
    • 0
    • 0
    'Conto publicado na coletânea ''Fantasias Urbanas'', é o segundo spin-off de ''O Baronato de Shoah: A Canção do Silêncio'' (2011), e conta a história de Tsutomo Yamaguchi, um soldado vindo do oriente de Nordara. Acusado de assassinar três sheyvet, ele vê suas chances de liberdade recaírem sobre uma jovem e inexperiente nookam, Syrah Vidocq, disposta a tudo para provar sua competência perante os mais importantes juízes imperiais.'
    Show book
  • Estranhos no Paraíso - Tempos de Sangue - cover

    Estranhos no Paraíso - Tempos de...

    Gerson Lodi-Ribeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Você deixaria tudo para trás se soubesse que vislumbraria o futuro?Este é o relato da primeira missão tripulada a outro sistema estelar. Comandada por Sylvia Chang, a nave Pioneira conduzirá seis pessoas brilhantes a efetuar o primeiro contato com os pavonianos, alienígenas residentes no sistema Delta Pavonis.O plano é permanecer por lá uma década para estudar suas duas biosferas planetárias e depois partir para avaliar de perto Molton, uma singularidade gravitacional a três anos-luz do Sol. Só que os pavonianos armaram uma surpresa tremenda para os visitantes humanos, que além de todos os percalços não imaginam que esse é apenas o começo de uma viagem sem volta através do tempo e do espaço.Estranhos no Paraíso é um romance de Gerson Lodi-Ribeiro (de A Guardiã da Memória, A Ética da Traição, Xochiquetzal: uma princesa asteca entre os incas e Aventuras do Vampiro de Palmares), um dos maiores escritores brasileiros de ficção especulativa da atualidade.A narrativa começa como ficção científica e termina como história alternativa, com um ponto de divergência inusitado. Uma linha histórica instigante, que se reformula de maneira original, uma mistura de gêneros realizada com maestria. Abra mão de tudo o que vivenciou, de tudo o que entendia e aventure-se sem medo rumo ao conhecimento.
    Show book
  • O Espelho - Excalibur - cover

    O Espelho - Excalibur

    Liège Báccaro Toledo

    • 0
    • 0
    • 0
    Conto da antologia Excalibur - histórias de reis, magos e távolas redondas de Liège Báccaro Toledo. Em meados de 1946, quatro inglesas se mudam para uma casa de campo em Glastonbury, buscando deixar o fantasma da guerra e da morte para trás. Mãe e filhas, porém, não imaginam que sua nova moradia esconde um segredo antigo, vindo de tempos imemoriais, quando reis e cavaleiros andavam sobre a terra. O espelho trincado do porão parece refletir mais do que deveria. A tristeza da dama de Shallot encerra uma terrível maldição...
    Show book
  • Meu amor é um vampiro - cover

    Meu amor é um vampiro

    Janaina Chervezan

    • 0
    • 0
    • 0
    A coleção Amores Proibidos vem mostrar que o amor verdadeiro vence todas as barreiras, e pode fazer pessoas muito diferentes descobrirem que tem algo em comum, mesmo quando o coração de uma delas não bate há séculos.Se apaixonar não é nada fácil. Rola ansiedade, expectativa e muito nervosismo pensando no primeiro encontro e, quem sabe, no primeiro beijo. Imagine então quando o pretendente é um vampiro?Pode ser um bem tradicional de capa e longos caninos, um sombrio e misterioso que aparece de repente na sua janela ou um aventureiro de moto e calça jeans, louco para te levar em um passeio inesquecível. Nesses casos, a adrenalina é ainda maior!Nas perigosas páginas de Meu Amor é um Vampiro você conhecerá histórias fantásticas das melhores autoras de literatura vampiresca nacional, repletas de casais apaixonados e situações surpreendentes. Mas não pense que tudo são flores e caixas de bombom, afinal de contas, encontrar o par perfeito pode esconder terríveis surpresas. Proteja o seu pescoço e marque um encontro com histórias que vão do romance ao susto, do suspense ao riso, numa leitura com beijos de tirar o fôlego. Quem nunca se apaixonou que enfie a primeira estaca.Essa coletânea é organizada pelo escritor Eric Novello e pela editora Janaína Chervezan, leitores assíduos de literatura de vampiros, e conta com histórias de Nazarethe Fonseca, Ana Carolina Silveira, Adriana Araújo, Cristina Rodriguez, Giulia Moon, Valéria Hadel, Helena Gomes, Rosana Rios e Regina Drummond. O prefácio também é da dama morcega Giulia Moon, uma das maiores escritoras brasileiras dentro do gênero de terror vampiresco.
    Show book
  • Esfinge - cover

    Esfinge

    Coelho Neto

    • 0
    • 0
    • 0
    Esfinge (1908) é um livro singular de Coelho Neto. Considerado um romance gótico, é um dos poucos livros de terror lançados na primeira década do século XX no Brasil, destoando da obra do autor. Narra a história de um manuscrito sinistro escrito pelo obscuro James Marian, que solicita a um de seus amigos de pensão que o traduza. Chocado com o conteúdo do livro, faltam poucas páginas para acabar a tradução quando situações estranhas e sobrenaturais começam a ocorrer.
    Show book