Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
História e narrativas transculturais entre a Europa Mediterrânea e a América - cover

História e narrativas transculturais entre a Europa Mediterrânea e a América

Antonio De Ruggiero

Publisher: EDIPUCRS | EDUCS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A presente obra reúne textos de vários especialistas de diversas áreas do conhecimento, como literatura, linguística, história e educação. A abordagem multidisciplinar nos proporciona uma visão mais ampla, ligada aos fenômenos de mobilidade humana e ao transculturalismo. Neste primeiro volume, foram privilegiados os estudos relacionados ao estado do Rio Grande do Sul, favorecendo uma atenção maior ao território gaúcho, envolvido desde a época moderna em um processo contínuo de circulação e relacionamento com os países do Mediterrâneo.

Other books that might interest you

  • Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura - cover

    Ensaios sobre cultura e o...

    Celso Furtado

    • 0
    • 0
    • 0
    Em grande parte da nossa história, primeiro como colônia, depois já como nação, o pensamento brasileiro não fez muito mais do que copiar saberes da Europa, que irremediavelmente nos condenavam. Durante séculos convivemos com uma imagem negativa e pessimista de nós mesmos. Nossa inteligência era um ornamento, um beletrismo ávido por importar as últimas modas, incapaz de produzir conhecimento e impulsionar qualquer mudança real.
    
        Na década de 1930, depois de mais de cem anos de vida independente, finalmente amadureceram novas e fecundas interpretações do Brasil. Começa a se formar outra agenda brasileira, que se projeta pela maior parte do século XX em torno de dois desafios fundamentais: identidade e desenvolvimento. Celso Furtado (1920-2004) foi o pensador que melhor sintetizou essas duas questões.
    
    
        O líder intelectual do desenvolvimentismo, o visionário da industrialização, o criador da Sudene, o ministro do Planejamento, o economista de prestígio internacional todos conhecem. O humanista e homem de cultura, profundamente brasileiro e cidadão do mundo, se desvela plenamente neste quinto volume dos Arquivos, "Ensaios sobre cultura".
    
    
        "Desde cedo", diz Rosa Freire d?Aguiar Furtado na Apresentação, "Celso percebeu que o instrumento da economia era insuficiente para entender os problemas do Brasil e do mundo; e que o uso generalizado, e até abusivo, da matemática, e dos grandes modelos econométricos, deixara de lado outras variáveis importantes. [...] Estudar o desenvolvimento a partir de sua dimensão cultural, como ele o fez, era um enfoque inovador, e hoje é visto por pesquisadores no Brasil e no exterior como um de seus aportes teóricos mais originais. Ele costumava dizer que o homem se justifica pelos valores que tem. O desenvolvimento seria menos o resultado da acumulação material do que um processo de invenção de valores, comportamentos, estilos de vida, em suma, de criatividade."
    
    
        Neste volume vemos o Celso das "Sete teses sobre a cultura brasileira", o pensador das relações entre economia e cultura, o formulador de políticas culturais, o leitor atento dos nossos clássicos: Jorge Amado, Roberto Simonsen, Vianna Moog, Rui Barbosa, Machado de Assis, Tobias Barreto, Euclides da Cunha e, é claro, seu grande amigo Darcy Ribeiro. Um lado menos conhecido, mas essencial, de sua grande obra.
    
    
                            César Benjamin
    Show book
  • Virtude e verdade : graus das oficinas litúrgicas do consistório - cover

    Virtude e verdade : graus das...

    Luiz Fachin

    • 0
    • 0
    • 0
    Consistório é o local onde são realizadas as Sessões dos últimos Graus que se harmonizam de liturgia para a instrução do indivíduo no que diz respeito: - à aplicação da Justiça e da Equidade; - ao modo pelo qual a Maçonaria se organiza; - e à Cripta que constitui as verdades espirituais ou os Sábios designados como grandes reformadores que apontam o rumo da humanidade. O Grau derradeiro, no que lhe concerne, sintetiza questões importantes de estágios precedentes, mas, em especial, recomenda a fidelidade aos juramentos maçônicos precedentes.
    Show book
  • O Diário de Bordo do Bebê - um guia prático para um pós-parto mais feliz - cover

    O Diário de Bordo do Bebê - um...

    Herrero Author

    • 0
    • 0
    • 0
    O bebê está chorando! Será que é dor ou fome? E se for fome, o problema pode ser a amamentação? E se não arrotar depois de mamar... vai ter cólica? Ah... e quando ele dormir, como ter certeza de que está bem? E meu bicho de estimação, como faço ele entender que agora tem um “irmão humano”? Como estimular meu bebê na medida certa?  As respostas para todas essas perguntas – e para muitas outras dúvidas que você vai ter – estão neste livro. De um jeito diferente de outras obras para recém-nascidos: com uma linguagem clara, sincera e didática. E com uma diagramação divertida, repleta de histórias e depoimentos reais de mães, pais e avós
    Show book
  • Idadismo - Um mal universal pouco percebido - cover

    Idadismo - Um mal universal...

    Egidio Lima Dórea

    • 0
    • 0
    • 0
    Palavra pouco usada, idadismo indica uma prática condenável. Racismo e sexismo conotam, respectivamente, preconceito para com a raça ou sexo de indivíduo ou grupo de indivíduos. Idadismo, também chamado ageísmo ou etarismo, é o preconceito com relação ao idoso. Este livro trata das manifestações, muitas vezes imperceptíveis para os circunstantes, dos maus-tratos ou das desconsideração sofridas por idosos.
    Show book
  • As Chaves de Ouro - cover

    As Chaves de Ouro

    José Trigueirinho Netto

    • 0
    • 0
    • 0
    Transcender os limites da compreensão meramente material é uma das metas principais do Plano Evolutivo que começa a ser revelado aos que despertaram para a realidade do desenvolvimento superior. O trabalho de cura, os contatos com os ?arquivos cósmicos? e as manifestações energéticas dentro de um novo e simples ritual são temas que este livro aborda, além dos avisos a respeito do ingresso do homem em um ciclo de aproximação com Mundos Imateriais. Este livro traz também importantes revelações sobre o mundo dos essênios e sobre a consciência manifestada por esse misterioso povo. Mostra ainda a necessidade de transcendermos a percepção meramente sensorial e apresenta novas informações sobre os contatos possíveis com as civilizações intraterrenas, alimento espiritual para conduzir-nos com firmeza nesta época caótica em que vivemos. Como oportunidade para entrarmos em um equilíbrio cada vez maior sob a luz da interna aspiração, As Chaves de Ouro levam-nos a transcender a consciência comum e a tocar os altos cumes da revelação e do contato interior.
    Show book
  • Nossa sintonia em momentos de caos - cover

    Nossa sintonia em momentos de caos

    Artur

    • 0
    • 0
    • 0
    A gravidade da situação planetária exige
    que atuemos com maior presteza, menos
    dispersão e mais consciência.
    Por um lado, grande é a escuridão.
    Por outro, imensa é a oportunidade de
    trilharmos caminhos luminosos, de sermos
    curados de nossos erros e enganos, de nos
    unirmos à nossa alma, de interiormente
    recebermos a instrução de Seres de Luz.
    O limiar entre um estado e outro, entre luz
    e escuridão, está em nosso livre-arbítrio; é
    uma decisão nossa.
    Show book