You wouldn't limit the air you breathe. Why limit your readings?
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
O demoníaco na literatura - cover

O demoníaco na literatura

Antonio Carlos de Melo Magalhães

Publisher: SciELO - EDUEPB

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O tema do demoníaco nos incita sempre a chegar a ultrapassar a fronteira do pensamento, nesta linha tênue entre o teológico, o literário e o filosófico, num movimento em busca de novas e diferentes formas de criar e desenvolver o pensamento e expressar as culturas. O presente livro é um exercício de reflexão sobre este tema e muitas fronteiras a ele subjacentes nas interfaces entre a literatura e religião e/ou literatura e teologia.

Other books that might interest you

  • A Boca da Noite - Colectânea de Contos - cover

    A Boca da Noite - Colectânea de...

    Tatiana Pereira, André...

    • 0
    • 2
    • 0
    "Os dias passam negros e mudos, os dias, as semanas, os meses, os anos, as décadas e os séculos são negros e mudos. Por vezes chego a pensar que o tempo avança no sentido inverso, dia após dia, ano após ano, século após século até chegar à origem do Mundo."Tatiana Pereira
     
    "Uma criança pequenina, violada pelas raízes da terra e amordaçada no silêncio negro do céu."André Consciência
     
    "...observou Mary, não muito longe do sítio em que estava, aproximar-se da margem do rio e, com um punhal na mão, agarrar uma pequena corça, degolando-a de imediato e arrastando-a para a densa floresta."Emanuel R. Marques
     
    "O buraco no chão da sala por onde todos sairam continua aberto mas tiveram o cuidado de colocar uma vedação vertical em torno dele para que ninguém caia para o seu interior."Nuno Bastos
     
    "O astro brilhava majestoso nos céus do poente, quieto, qual sentinela. Avançaram por entre as ruelas sombrias e fétidas, Melichior, o que falava com o astro, conduzia-os."Jesus Carlos
    Show book
  • O Livro Ancestral dos Araujo - cover

    O Livro Ancestral dos Araujo

    DubroDuno

    • 0
    • 0
    • 0
    Araujo é o seu sobrenome? Então este livro é para você. Se não é um Araujo, o livro é interessante assim mesmo. São 169 páginas cheias de informações e esclarecimentos sobre esse sobrenome, que é utilizado por cerca de 1,1 milhão de brasileiros hoje. 
     
    Veja o que significa a palavra araujo. Suas raízes antigas e místicas, ligadas à religião celta, praticada pelos druidas em vários países onde os celtas habitavam, inclusive na Galiza, antigo reino independente e hoje província do Estado Plurinacional Espanhol, o Reino Unido da Espanha. 
     
    Este livro leva você a uma viagem no tempo, até a época dos celtas galaicos, e como suas crenças místicas possivelmente impactaram na etimologia do sobrenome Araujo. Esclarecemos erros sobre esse sobrenome, amplamente divulgados na Internet. E contamos a história dos primeiros Araujo que portaram esse nome, no antigo reino da Galiza, onde foram muito poderosos e membros de ordens guerreiras cristãs. Descubra também o mais famoso Araújo na história, tão competente nos seus serviços à coroa de Portugal e tão rico que era o mais importante nobre do reino de Portugal depois do rei. 
    Show book
  • A notícia como fábula - realidade e ficção se confundem na mídia - cover

    A notícia como fábula -...

    Renato Modernell

    • 0
    • 1
    • 0
    Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data?, disse Luis Fernando Verissimo. Tomar ao pé da letra essa frase bem-humorada do cronista pode não ser um bom negócio. Porém, ainda mais temerário seria aceitar a hipótese oposta, ou seja, de que tudo acontece do jeito que o jornalista nos conta. Certos recursos de escrita e de edição aumentam tanto a temperatura do texto que provocam a fusão entre a fantasia e a realidade. Esse fenômeno misterioso, com seu toque de alquimia, é o que Renato Modernell investiga em A notícia como fábula.
    Show book
  • Um imigrante brasileiro em Londres - À procura do sentido da vida na Inglaterra - cover

    Um imigrante brasileiro em...

    J. Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    "Um imigrante brasileiro em Londres: à procura do sentido da vida na Inglaterra" é o terceiro e último livro da série, em que João conta a sua primeira viagem de volta ao Brasil e os sentimentos contraditórios de pertencimento e  distância com relação às duas cidades que passaram a formar o seu mapa afetivo. Indeciso sobre qual o rumo do seu futuro, João tenta escolher o melhor caminho, mesmo sabendo que atravessará turbulências e perdas inevitáveis. Mais uma vez, a coragem, a alegria e a fé em um futuro melhor serão as armas inseparáveis deste brasileiro que não conhece fronteiras para os seus sonhos.
    Show book
  • Alma Brasileira - a Trajetória de Villa-Lobos - cover

    Alma Brasileira - a Trajetória...

    Irineu Franco Perpetuo

    • 0
    • 1
    • 0
    Neste audiolivro, o jornalista Irineu Franco Perpetuo conta a história do grande maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A narrativa informa sobre a vida do maestro — nascimento, casamentos e morte — e, principalmente, sobre a obra, passando pelas origens, pelas influências e pelo sucesso.Para  enriquecer as informações, Irineu selecionou trechos musicais e convidou músicos consagrados, como o maestro John Neschling, o pianista Gilberto Tinetti, o violonista Fábio Zanon e o compositor Almeida Prado, a darem seus depoimentos. Irineu traça a história com objetividade, mas sem deixar de lado a emoção, fazendo uma verdadeira reverência a este que é considerado hoje não só um dos maiores músicos brasileiros, mas um dos maiores compositores do mundo.Jornalista e crítico musical, Irineu Franco Perpetuo escreve sobre música para a Folha de S. Paulo e a revista Concerto. Também atua como professor, dando cursos sobre diferentes aspectos e períodos da história da música na Casa do Saber.
    Show book
  • Caminho das Pedras - Reflexões de uma atriz - cover

    Caminho das Pedras - Reflexões...

    Leona Cavalli, Ana Vitória...

    • 0
    • 0
    • 0
    Concebido a partir do trabalho da atriz Leona Cavalli com a dramaturga Ana Vitória Vieira Monteiro, o Caminho das Pedras é uma “jornada” de reflexão e atuação que objetiva ajudar os atores a compreender e planejar melhor sua carreira profissional, integrando vida artística, consciência pessoal e cidadania. Leona e Ana Vitória vêm desenvolvendo este trabalho desde 1999 em entidades culturais de várias cidades do país. Os eventos são sempre concorridos e freqüentemente algum participante sugere o registro das palestras em áudio ou em vídeo. As sugestões foram aceitas e Leona elaborou o texto e gravou-o em áudio. Ao todo são 22 capítulos, ou “pedras”, com temas como ilusão, família, ego e medo, entre outros, que levam os atores a compreender o seu papel e sua interferência na sociedade e no tempo, sendo estimulados a transformar os obstáculos. Além dos textos de cada uma das 22 “pedras”, a obra inclui o monólogo Máscaras de Penas Penadas, de Ana Vitória Vieira Monteiro, que é utilizado na vivência do Caminho das Pedras como um meio de apresentar os “cantos iniciáticos do ator”, como a própria autora informa no subtítulo da obra. O audiolivro contém as 22 “pedras” lidas por Leona Cavalli e o monólogo gravado pela atriz com trilha sonora de Chico César.
    Show book