Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Poética com dicção - 16 poetas brasileiros para ler hoje - cover

Poética com dicção - 16 poetas brasileiros para ler hoje

António Carlos Cortez

Publisher: Jaguatirica

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro 'Poética com Dicção – 16 poetas brasileiros para ler hoje' é um encontro sublime entre Portugal e Brasil, regido pelo poeta, crítico literário, professor e ensaísta português António Carlos Cortez, já anteriormente publicado pela Jaguatirica no Brasil, com a antologia 'O Tempo Exacto' e o livro de poesia 'Corvos, Cobras, Chacais', semifinalista do Prêmio Oceanos. Neste livro de ensaios, Cortez se debruça, tal maestro, sobre uma sinfonia de autores brasileiros contemporâneos e sua dicção poética açucarada, que faz questão de mencionar como específica quando comparada à lusitana. Alexandra Maia, Ana Cristina Cesar, Antonio Cicero, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Nejar, Chico Buarque, Eucanaã Ferraz, José Paulo Paes, Lêdo Ivo, Luís Maffei, Manoel de Barros, Paulo Henriques Britto, Renato Russo, Sérgio Nazar David, Simone Brantes e Vinicius de Moraes são os dezesseis colegas escolhidos que servem de inspiração para preencher as páginas deste livro com brilhantes imposturas de António Carlos Cortez, além da parte especialmente reservada à obra de Clarice Lispector.

Other books that might interest you

  • Como criar sua Networking - cover

    Como criar sua Networking

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro rápido oferece formas de se criar e usar uma networking. Oferece meios de se desenvolver dentro do Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Além de oferecer dicas valiosas.
    Show book
  • Consciência e realidade nacional - volume 1 - A consciência ingênua - cover

    Consciência e realidade nacional...

    Álvaro Vieira Pinto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com a reedição dos dois grandes volumes de “Consciência e realidade nacional”, publicados pela primeira vez em 1960 e há muitos anos esgotados, a editora Contraponto prossegue o projeto de tornar disponíveis ao público leitor brasileiro as principais obras de um dos nossos maiores filósofos. 
    Antes, editamos o inédito “O conceito de tecnologia”, também em dois volumes, “A sociologia dos países subdesenvolvidos” e “Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica”. A sequência prosseguirá.
    
    Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi catedrático da Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), professor admiradíssimo por várias gerações de alunos e um dos principais animadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a mais importante entidade envolvida nos debates do ciclo desenvolvimentista nas décadas de 1950 e 1960. Foi para o exílio depois do golpe militar de 1964.
    
    Sua obra, até hoje revelada aos poucos, mantém um fio condutor que revela um ambicioso projeto intelectual: discutir o ser nacional à luz de uma visão filosófica e antropológica do conceito de trabalho, central para propiciar uma leitura histórica da sociedade. 
    Impulsionado pelo trabalho, o processo de desenvolvimento deve propiciar recursos cada vez mais elaborados para o homem lidar com a realidade: “O modo pelo qual o homem vê o mundo tem como uma das causas condicionadoras a natureza do trabalho que executa e a qualidade dos instrumentos e processos que emprega.”
    
    Mas o desenvolvimento da nação tem implicações mais vastas. Ele só pode ocorrer em paralelo à transição da “consciência ingênua” (aquela que ignora os fatores e condições que a determinam) para a “consciência crítica” (aquela que apreende a realidade como um processo dinâmico, formatado pela história, na qual se insere). 
    
    Nestes volumes, Vieira Pinto analisa as características fundamentais da “consciência ingênua” e discute as condições de sua superação, que, ao fim e ao cabo, deve conduzir o pensamento a ser regido por categorias como objetividade, totalidade, racionalidade, liberdade, atividade e nacionalidade.
    
    O nacionalismo revolucionário, que propõe, tem como referência “o projeto de uma nação a fazer”. Exatamente o desafio brasileiro atual, colocado de forma ainda mais aguda neste início do século XXI.
    
              Cesar Benjamin
    Show book
  • O guia para prevenção de acidentes em casa - Áreas internas e externas - cover

    O guia para prevenção de...

    Agnaldo Fontinele

    • 0
    • 0
    • 0
    Este e-book aborda as mais variadas possibilidades de prevenção de acidentes de acordo com as inúmeras situações de risco que enfrentamos dia após dia em nossas casas. Este livro está dividido de forma a dar ampla cobertura às mais diversas situações que possam ocasionar danos físicos ou prejuízos materiais.
    Show book
  • Gênero Violência e Saúde: Processos de Envelhecimento - cover

    Gênero Violência e Saúde:...

    Elder (Org.) Cerqueira-Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Os textos aqui reunidos compõem uma síntese não somente conceitual de reflexões e inquietudes científicas, mas representam também um convite para pensarmos em mecanismos de prevenção contra os retrocessos observados em âmbito interpessoal, comunitário e político. Nosso objetivo é que o leitor possa encontrar uma extensa revisão da literatura sobre aplicações dos diferentes modelos e teorias ao incentivar a adoção e manutenção de comportamentos que promovam mudanças desde a perspectiva da saúde, do gênero e da violência em idosos. Em doze capítulos, 29 autores nacionais e do exterior discorrem sobre temas centrais do processo de envelhecimento, como o declínio cognitivo, a demência, a depressão, as relações familiares e intergeracionais, o suicídio, o preconceito e a discriminação, a aposentadoria. Somos brindados também com assuntos menos estudados nessa faixa etária, relacionados à identidade e à cultura, como a surdofobia e o preconceito associado ao audismo ou ouvintismo, a homossexualidade e a conjugalidade LGBT. As questões sociais são tratadas com destaque para o problema da violência contra o idoso no trabalho e contra populações negra, do campo, da floresta e das águas, que são invisíveis para as políticas públicas. Esse conjunto de temas torna este livro único, oferecendo assuntos e reflexões aos quais não costumamos ter acesso facilmente. Neste ponto, o livro mostra também seu diferencial em mostrar possibilidades de integração dos temas tradicionalmente ligados à Psicologia da Saúde, Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento, compondo a área da Psicologia do Envelhecimento.
    Show book
  • Multiplicando você - cover

    Multiplicando você

    Rodrigo Lopez

    • 0
    • 0
    • 0
    Que a cada dia possamos aprender com nossos erros e amadurecer com nossas decisões, sejam elas certas ou erradas. Que possamos dar a nossa Vida a chance de acreditarmos em NÓS MESMOS, nem que seja por uma única vez, até porque merecemos muito mais que isso, e mesmo que tenhamos essa única oportunidade, que a abracemos com toda a força e carinho, utilizando o que temos de mais puro dentro do nosso coração, que deixemos a vaidade no estacionamento da vida, que coloquemos na bagagem do nosso destino a FÉ, a esperança e o Hino da Vida de NUNCA DESISTIR, que tenhamos a ombridade de dizer um dia pra ela que ao menos tentamos construir da forma mais bonita e verdadeira o nosso caminho... Enfim a nossa Vida.
    Show book
  • Amor e suas faces na Mitologia - Volume II - cover

    Amor e suas faces na Mitologia -...

    Maria Teresa Mendonça de Barros

    • 0
    • 0
    • 0
    O amor sempre foi um dos temas centrais da vida humana, cantado em prosa e verso por homens e mulheres de todos os tempos. O convidamos agora a olhá-lo através da visão mitológica.
    Show book