Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Uma Cidade no Sertão - Jatahy (1880-1930) - cover

Uma Cidade no Sertão - Jatahy (1880-1930)

Rafael Alves Pinto Júnior, Marcos Antonio De (Orgs.) Menezes

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro conta a história dos principais casarões edificados em Jataí de 1880 a 1930, destacando o projeto de arquitetura de cada um deles. Como expressão da cultura , tanto o espaço edificado quanto o espaço urbano são objetos de análise ao que conceituamos como cultura de morar (JUNIOR, 2011). Entendida como uma faceta da cultura, ou um conjunto multifuncional de valores socialmente compartilhados e historicamente construídos, comportamentos, experiências, padrões sociais, elementos identitários e imagéticos que orbitam em torno do espaço privado da habitação. Uma postura que implica em considerar também os valores, usos e significados dos espaços arquitetônicos que as formas espaciais dão origem: ponto de partida à tessitura de narrativas textuais, visuais, reais ou imaginárias do lugar de morar. A partir disso, o interesse  dos autores se volta para a implantação da povoação  de Jataí, seu núcleo urbano inicial, no final do século XIX até 1930. Este recorte temporal se justifica por duas razões: em primeiro lugar, a evidente necessidade de registrar a ocupação espacial a partir de suas origens, compreender seu traçado e sua implantação. Em segundo lugar, estabelecer a década de 1930 como limite, se justifica em função das profundas transformações desencadeadas pela chamada revolução de 1930. No novo ambiente político desta época o estado de Goiás vivenciou uma profunda alteração com a construção de Goiânia, em 1933, e uma reorganização das zonas de influência política, social, econômica e cultural que ela representava. Uma alteração que colocaria a produção do espaço construído em outros parâmetros. Por razões políticas, culturais e sociais, a década de 1930 representou uma inflexão.

Other books that might interest you

  • Destorcer o Brasil - De sua cultura debarroquistas - cover

    Destorcer o Brasil - De sua...

    Jorge Maranhão

    • 0
    • 0
    • 0
    A torção do olhar barroco expressa nas artes plásticas desde os idos do século XVI europeu, como as retorções em nossas artes barrocas e nas figuras retóricas de nossas letras são comoventes. Como deve ser também a compaixão pelas contorções da dor psíquica e física pelo infortúnio da vicissitude humana, particularmente em nossas terras. Todavia, as distorções entre o ver e o crer, o pensar e o agir, entre o código moral e a conduta social, entre a lei e observância da lei na vida em sociedade, sobretudo no cumprimento dos deveres cívicos e políticos entre governantes e governados, me parece uma transposição cultural desastrosa do barroco para os campos da política, da justiça, da moral e dos costumes, e que chamo de nosso resiliente barroquismo. E, se bem entendida, se abre como uma oportunidade única e objetiva de mudança para um país minimamente civilizado e razoável. A oportunidade de destorcer o Brasil como nos desfazer de suas torções, retorções, contorções e distorções. Este bom entendimento de um novo imaginário social para o país, por parte de verdadeiras elites, da alta cultura, e, sobretudo dos produtores de conteúdo da mídia, pode ser uma oportunidade de ouro para a superação de nossa barroquista encruzilhada civilizatória. Prefácio de Mario Guerreiro.
    Show book
  • Gênero e violência - Repercussões nos processos psicossociais e de saúde - cover

    Gênero e violência -...

    Marlene Neves Strey, Sabrina...

    • 0
    • 0
    • 0
    Como se pode perceber através de uma breve leitura dos artigos que compõem este livro, as temáticas apresentadas são variadas e as possibilidades de reflexão, incontáveis. Acreditando que os estudos possam contribuir para novos e necessários debates no que tange aos aspectos relacionados à violência e ao gênero na sua interlocução com a saúde, convidamos a todos os leitores e as leitoras a se aventurar pelo percurso dos textos aqui apresentados. Esperamos que a leitura seja proveitosa e que as reflexões suscitadas acompanhem a todos e a todas na busca por uma sociedade mais justa, igualitária e menos violenta.
    Show book
  • A identidade brasileira por meio de imagens na obra Triste fim de Policarpo Quaresma - cover

    A identidade brasileira por meio...

    Gustavo Costa

    • 0
    • 0
    • 0
    Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, traz uma visão detalhada sobre o sentimento de amor à pátria e os problemas enfrentados pelo personagem ao defender sua nação. Gustavo Costa analisa os traços identitários brasileiros presentes nesta obra clássica da literatura nacional.
    Show book
  • O império Romano - A incrível história de um grande império que caiu (Portuguese Edition) - cover

    O império Romano - A incrível...

    Yanabo Navajo

    • 0
    • 0
    • 0
    O Império Romano está no centro das atenções há séculos. Foi estudado, pesquisado e ensinado em escolas de todo o mundo. Invenções, palavras, vocabulário e filosofia foram derivados dessas importantes transições na história da humanidade. Os romanos eram cruéis em alguns aspectos, mas civilizados em outros. Eles eram um povo peculiar que fazia as coisas de maneira diferente daquelas que chamavam de bárbaros. Sua guerra, seus hábitos, sua visão do futuro ... tudo isso fez do império o que se tornou. 
    O que é que nos torna tão obcecados com esse período de tempo específico? 
    Por que os romanos foram tão bem-sucedidos, apesar de terem surgido de uma pequena cidade a princípio? 
    O que havia de tão diferente na cultura, na língua ou no próprio império? 
    Neste livro, muitos tópicos serão abordados. Você ouvirá, entre outros, sobre coisas como: 
    A República Romana e seus inícios. 
    Suas guerras, conquistadores e políticos. 
    Caio Júlio César e sua influência. 
    Augusto, o primeiro imperador. 
    A Tetrarquia, o Senado e outros órgãos que tomaram decisões. 
    A queda do império. 
    Economia e organização social da sociedade romana. 
    Práticas, casas e entretenimento na era romana. 
    Fatos sobre sua religião, adoração e mitologia. 
    Verstalin Virgins, com seu chamado, suas regras, limites, punições e condições. 
    E muito mais! 
    Faça um favor a si mesmo, sente-se e relaxe. Em seguida, ouça este livro para entender o que aconteceu cerca de 2.000 anos atrás no continente europeu.
    Show book
  • A verdade sobre a mentira - cover

    A verdade sobre a mentira

    Jacques A. Wainberg

    • 0
    • 0
    • 0
    O BRASIL TEM VIVENCIADO ao longo dos últimos anos uma epidemia de mentiras políticas. O tema é grave pois se refere não apenas a esta dimensão coletiva da inverdade, mas ao drama e à perturbação que ela causa às relações interpessoais, familiares e sociais. Cabe por isso entender sua natureza e as razões de sua prática cotidiana pelas pessoas. O tema tem sido tratado por uma longa lista de pensadores que ora abominam, ora aplaudem tipos distintos de falsidades. Este livro examina os casos da mentira piedosa, da mentira industrial, da mentira nobre, da mentira cultural, da mentira política, da mentira social, da mentira discursiva, da mentira benigna, da mentira benevolente, da mentira digital, da mentira doentia, da mentira corruptora, da mentira noticiosa, da mentira jocosa, da mentira empresarial, da mentira persuasiva, o da mentira conjugal, entre outros.
    Show book
  • Os relacionamentos e seus vínculos - Influências que interferem na construção da personalidade e do conhecimento - cover

    Os relacionamentos e seus...

    Jc Silva

    • 0
    • 1
    • 0
    Desajustes sociais têm provocado resistência, baixa autoestima, falta de encorajamento para enfrentar situações que exijam posicionamento autônomo, por isso, a necessidade do estudo dos relacionamentos e seus vínculos, dos elos de ligação, emocional e relacional, que unem duas ou mais pessoas ou duas ou mais partes dentro de uma pessoa, para se entender como ocorre à construção da identidade do indivíduo e sua vinculação não só com o conhecimento, mas com a aprendizagem, bem como sua relação com o saber e o não saber. Os bloqueios impeditivos não ocorrem por acaso e, salvo problemas patológicos de ordem genética, todos os sujeitos nascem com alta capacidade de aprender, mesmo que não tenham quem o ensine. Descoberto os fatores geradores de bloqueios impeditivos, os objetivos propostos serão alcançados de forma prazerosa e producente. O leitor será conduzido a identificar as interferências positivas e/ou negativas dos vínculos na aprendizagem, discutir a importância da afetividade no caminho do aprender. Será instigado a desenvolver seus talentos e explorar novas áreas em que os problemas ainda não se cristalizaram, na busca para implementação de ações preventivas na construção de vínculos saudáveis na interação entre a pessoa e o mundo no qual ela está inserida e participará de modo ativo ou passivo no desenvolvimento de sua aprendizagem e na construção de sua personalidade. Coloque a “mão na massa” e construa novas e promissoras histórias geradoras de legados saudáveis e sustentáveis!
    Show book