Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Era uma vez a Literatura - E outros Ensaios Clássicos - cover

Sorry, the publisher does not allow users to read this book from the country from which you are connecting.

Era uma vez a Literatura - E outros Ensaios Clássicos

J. H. Dacanal

Publisher: BesouroBox

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Reunindo alguns dos mais importantes e contundentes ensaios sobre literatura e cultura publicados no Brasil na segunda metade do século XX, ERA UMA VEZ A LITERATURA, de J.H. Dacanal, tornou-se um clássico, tal como LINGUAGEM, PODER E ENSINO DA LÍNGUA e O ROMANCE DE 30, que agora também integram a SÉRIE BÁSICA, da Editora BesouroBox.

Além do ensaio que lhe dá o título, ERA UMA VEZ A LITERATURA traz outros que marcaram época e são até hoje referência em suas áreas. Entre eles destacam-se “A desagregação da narrativa real-naturalista – crise cultural e ficção nos anos 70/80”, “Dependência cultural: notas para uma definição”, “O romance europeu e o romance brasileiro do Modernismo”, “A realidade em Kafka” e “Regionalismo, universalismo e colonialismo”.
Available since: 05/04/2021.

Other books that might interest you

  • Pelo sim pelo não - poemas em prosa contos em poesia - cover

    Pelo sim pelo não - poemas em...

    Luiz Eduardo Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    Luiz Eduardo é um poeta criterioso. Um poeta que conta ótimas histórias e sabe brincar com as palavras. Seu livro nos proporciona momentos variados de prazer. Às vezes, uma surpresa, outras, um enternecimento. De vez em quando, versos com rima rica; outras vezes, apenas uma definição. A habilidade do autor em captar situações que nos passam despercebidas provoca momentos de riso e de reflexão.
    Show book
  • Desemprego e Acumulação Integral - O Lumpemproletariado no Capitalismo Contemporâneo - cover

    Desemprego e Acumulação Integral...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O desemprego é um fenômeno tipicamente capitalista. Nas sociedades pré-capitalistas não havia o emprego, nem, por conseguinte, o desemprego. Com a emergência do capitalismo surge o problema do desemprego. Este assume várias formas como a sucessão dos regimes de acumulação. O autor apresenta estes elementos e focaliza sua análise na relação entre regimes de acumulação e desemprego, para apontar para a questão do desemprego no capitalismo contemporâneo, comandado pelo regime de acumulação integral. O desemprego se insere no processo de divisão social do trabalho, marginalizando parte da população, que passa a compor a classe lumpemproletária, os marginalizados na divisão social do trabalho.
    Show book
  • O pretérito do futuro é imperfeito? - análise da fusão do futuro no presente em "Minority Report - a Nova Lei?" - cover

    O pretérito do futuro é...

    Henrique M. dos Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    O futuro já chegou?Esta é uma questão aparentemente simples, porém de extrema complexidade quando analisada frente a fatores culturais, antropológicos e sociológicos quanto à própria definição de passado, presente e futuro. Afinal, se ao futuro são reservados as novidades e o produto das ações do presente, então o atual comportamento imediatista e os discursos de novidade atrás de novidade da tecnologia e cultura contemporâneas acabam por trazer o futuro para mais perto do presente, em um termo cunhado como o "presente extenso" por Hans Gumbrecht em 2005.Em um mundo cada vez mais indiferente às novidades tecnológicas, o próprio papel da ficção científica se vê sob a necessidade de se reinventar, uma vez que o "maravilhamento" esperado pelas obras que tratam de tecnologias futurísticas se esvai assim que uma obra deixa de ser popular porque uma nova obra de ficção científica está em voga. Em busca de uma compreensão mais aprofundada sobre o papel da ficção científica em um presente extenso apático às novidades, este livro analisa a obra cinematográfica Minority Report – A Nova Lei, de Steven Spielberg e inspirada na obra literária homônima de Philip K. Dick.Através da análise desta obra cinematográfica quanto às suas camadas narrativas, bastidores da produção, comparação à obra original de Philip K. Dick e o mundo em que vivemos, este livro busca compreender uma sociedade atordoada pelo fato de que, quando tudo é divulgado como novidade, nada mais é uma novidade na prática.
    Show book
  • 100 provérbios africanos - Recolha as 100 citações de - cover

    100 provérbios africanos -...

    Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Provérbios são a verdadeira sabedoria popular. São o fruto de centenas de anos de histórias, lendas, espiritualidade de um povo. Transmitidos oralmente durante séculos, a sua verdade e simplicidade falam-nos de imediato. Estes provérbios visam dar acesso a um povo, a uma cultura popular, num formato acessível a todos. Um provérbio é mais do que uma frase anódina, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • A Concepção Anarquista da Comuna de Paris - cover

    A Concepção Anarquista da Comuna...

    Piotr Kropotkin, Nildo Viana,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Como o anarquismo interpreta a Comuna de Paris? Dentre as interpretações anarquistas da Comuna de Paris se destacam as análises de Bakunin e Kropotkin. De um lado, o anarco-coletivismo de Bakunin observando, pouco tempo após a experiência comunarda, a luta revolucionária em Paris; de outro lado, o anarco-comunismo de Kropotkin analisando o significado da experiência comunarda e seus limites. Nildo Viana, por sua vez, efetiva uma análise crítica das duas abordagens anarquistas sobre a Comuna de Paris. Uma obra importante para quem quer conhecer o posicionamento anarquista sobre a primeira tentativa de revolução proletária da história.
    Show book
  • 100 citações de Sigmund Freud - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Sigmund Freud -...

    Sigmund Freud

    • 0
    • 0
    • 0
    Sigmund Freud é o pai da psicanálise, um método clínico de tratamento através do diálogo. O pensamento moderno deve-lhe a sua descrição teórica da estrutura e funcionamento do inconsciente, através da descoberta do papel essencial da transferência no processo analítico, a redefinição da sexualidade incluindo as suas formas infantis, a análise dos sonhos, a formação dos sintomas e os mecanismos de repressão. As suas ideias ainda são controversas, mas o seu trabalho tem sufocado todo o pensamento ocidental. A ideia de um ego que não é mestre na sua própria casa estilhaçou as fundações intelectuais, e o seu legado está em todo o lado na nossa vida quotidiana. Seleccionámos para si 100 das citações mais interessantes do primeiro psicanalista; elas ajudá-lo-ão a compreender melhor o seu pensamento, o seu trabalho, e as suas próprias profundezas misteriosas.
    Show book