Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
20 anos de cinema independente - cover

20 anos de cinema independente

Carlos Augusto Dauzacker Brandão, Myrna Silveira Brandão

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Entre 1996 e 2026, a cada janeiro, eu sofria com o verão carioca enquanto recebia notícias nevadas do Festival de Sundance através de Carlos Brandão e sua companheira-parceira Myrna Brandão. Naqueles 20 anos, eles foram minha principal fonte de informações sobre o cinema independente mundial. Ver esse material reunido agora num livro é motivo de grande alegria. Carlos foi um pesquisador apaixonada e, junto com Myrna, um repórter afiado. Suas entrevistas e artigos a respeito de filmes e diretores que passaram pelo Sundance têm a marca de quem viu tudo de perto. E soube contar.
Carlos Alberto Mattos – Crítico de Cinema

Quando Robert Redford lançou o Festival de Sundance em 1981, a época de intensa criatividade do cinema independente norte-americano dos anos 70 parecia distante. O Festival chegou para redefinir as características de um cinema que se tornava o reflexo dos anos Reagan: mais conservador e menos ousado. Apostando no risco e em vozes dissonantes e plurais, Sundance soube revelar diretores inovadores e organizou programas de desenvolvimento de roteiros em diferentes partes do mundo, a começar pelo Brasil. A geopolítica do cinema independente nunca mais seria a mesma. 
Sundance logo virou um ponto de referência para a retomada do cinema brasileiro, que se reerguia depois da terra arrasada do desgoverno Collor. Foi um dos primeiros festivais internacionais a abraçar a nossa cinematografia naquele momento, e poucos críticos e jornalistas acompanharam esse movimento tão de perto quanto Carlos Augusto Brandão. Com sua inseparável Myrna, Carlos anteviu o que ainda estava em construção: cobriu o Festival desde os seus primeiros passos, colhendo entrevistas preciosas de jovens diretores estreantes. Não consigo lembrar de Sundance sem pensar em Carlos, nas suas observações e perguntas sempre pertinentes e sensíveis, nas suas matérias que dimensionaram o cinema brasileiro que renascia. 
Esses testemunhos colhidos à quente compõem esse precioso "20 Anos de Cinema Independente". As entrevistas reunidas aqui contam não somente a história do renascimento do cinema independente em diferentes latitudes, mas também falam da intensa paixão que Carlos Augusto Brandão nutria pelo cinema. Seus textos o tornam ao mesmo tempo testemunha e coautor de um cinema em transformação. 
Walter Salles – Cineasta

Other books that might interest you

  • Dança popular - Espetáculo e devoção - cover

    Dança popular - Espetáculo e...

    Marianna Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro de Marianna Monteiro, professora do curso de Arte-Teatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), traz uma reflexão sobre a importância das danças populares na sociedade brasileira. A partir de diversos referenciais históricos, a autora investiga os processos de formação das danças populares brasileiras, como o congo e o boi-bumbá, e propõe um novo olhar no que diz respeito às suas características e à oposição entre cultura erudita e popular.
    
    No prefácio, Walnice Nogueira Galvão, professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo, ressalta a força e consistência da pesquisa: “a iluminação que resulta desta leitura é um prêmio para aqueles que se regozijam no desafio ao estabelecido e no pensamento inovador”.
    Show book
  • Arte e Sustentabilidade Ed 10 - Especial Barroco Natural em 5 Edições - cover

    Arte e Sustentabilidade Ed 10 -...

    Criarte

    • 0
    • 0
    • 0
    Especial Barroco Natural em 5 edições - A responsabilidade socioambiental é um dos grandes valores que norteiam as atividades da Círculo S/A, de forma que a empresa investe continuamente na busca por soluções
    sustentáveis e inovadoras. Um dos grandes
    projetos colocados em prática nos últimos anos
    é o Dye Clean, uma tecnologia nova que permite
    reutilizar o banho de tingimento em vários lotes,
    sem prejudicar a qualidade dos fios e reduzindo
    a emissão de produtos químicos para a Estação
    de Tratamento de Efluentes.”...
    Show book
  • Luisimi García: Colocado Cabe - cover

    Luisimi García: Colocado Cabe

    Luisimi García

    • 0
    • 0
    • 0
    In Colocado Cabe, Luismi García expounds upon topics such as Europe’s overly complex highway system, the fact that women have little to no patience with technology, and how Spain’s colonization of Central and South America was more about “sexual tourism” than conquering land. The Spanish comedian also expresses his love for popular shows such as “Big Brother” and “Super Nanny”, and how these shows teach Hispanic parents new ways to discipline problem children. Colocado Cabe was recorded live in Madrid at one of Spain’s oldest performance venues, now the site of the city’s prominent comedy club, La Chocita del Loro.
    Show book
  • Oficina de oratória - fale em público agora - cover

    Oficina de oratória - fale em...

    Bona Author

    • 0
    • 0
    • 0
    O objetivo principal deste “trabalho” é comungar autoestima, autoestudo e prática a fim de informar e persuadir os ouvintes em apresentações de impacto e sucesso.
    O mesmo apresentação fundamentação teórica a qual explicita que “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer (Aristóteles) e que a “Arte de falar em público, pode ser desenvolvida por qualquer um que tenha o desejo de expressar-se assertivamente (Eder Cunha). E, sobretudo, é intuito facilitar uma apresentação em público através de seis grupos de dicas as quais foram selecionadas e testadas por mais de três décadas no meu ofício.
    Show book
  • Inacabamento um gesto de resistência na história - cover

    Inacabamento um gesto de...

    Berilo Luigi Deiró Nosella

    • 0
    • 0
    • 0
    "Trata-se, de fato, de um modo surpreendente de abordar historicamente temas consagrados, já dignos de vasta bibliografia. O que só vem reiterar, portanto, o singular trabalho acadêmico que agora se publica, sua contribuição para a atual etapa dos estudos históricos de nosso teatro em campo teórico e conceitual, assim como a importância sumária de autores dramaturgos como Luigi Pirandello e Jorge Andrade, fontes inesgotáveis de pesquisa, sob diferentes perspectivas, algumas delas, como no presente livro, agradavelmente renovadoras".
    
    O autor é Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq Estética e História das Artes Cênicas . Pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Estudos Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico -UNIRIO (LEEC) e História e Teatro - UFU. Tem experiência na área de Artes - Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.
    Show book
  • Uma Perereca em Paraty - cover

    Uma Perereca em Paraty

    Levindo Carneiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma coleção de Fotografias de sombras de pererecas em portas e janelas de Paraty ( cidade preservada do periodo Portugues colonial (1500–1822)  e Império Brasileiro (1822–1889), durante a maré alta.
    Show book