Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Chico Xavier - de jovem desconhecido a médium mais famoso do Brasil (1931-1938) - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Chico Xavier - de jovem desconhecido a médium mais famoso do Brasil (1931-1938)

André Victor Cavalcanti Seal Da Cunha

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esse trabalho recebeu o primeiro lugar no prêmio Sandra Jatahy Pesavento do GT de História Cultural da ANPUH. Desde a introdução o autor deixa claro que não pretende discutir o Espiritismo do ponto de vista teológico. É na história do livro e da leitura que inscreve sua investigação.  Se para os leitores a autoria é do espírito, a sua problemática é de ordem historiográfica ao pensar a psicografia como uma realidade cultural na qual há a “invenção” dos espíritos autores e a criação de uma imagem autoral que fundam um determinado pacto de leitura.	 André Seal se debruça sobre os primeiros anos da vida literária de Chico Xavier (1931-1938). Em um primeiro recorte que vai de 1931 até 1934 se debruça sobre os escritos inicias do médium. É quando se estabelece no mercado editorial espírita, mas longe do sucesso de massa que viria a conhecer. O período posterior é dedicado ao estudo da criação dos espíritos autores. Em cada um desses momentos, Chico Xavier é situado dentro das matrizes literárias do Espiritismo no Brasil. Ao mesmo tempo, deixa-se entrever como estas foram apropriadas e mesmo alteradas neste percurso de construção de sua imagem autoral. Ao situar o autor na questão mais ampla da literatura espírita deixa claro que existiram outros projetos literários no país, engendrados coletivamente, e que estes caíram no esquecimento. A psicografia e os espíritos autores definem até os dias de hoje o perfil da escrita espírita.  Ao dessacralizar o mito, André Seal faz mais do que um belo, cuidadoso, denso e delicado trabalho de investigação que coloca os estudos sobre a história do livro e da leitura bem como do espiritismo em novas chaves de leitura; ele devolve Chico Xavier ao plano histórico, ao mundo dos homens.
Available since: 02/21/2019.

Other books that might interest you

  • O Homem que Roubou Portugal - cover

    O Homem que Roubou Portugal

    Murray Teigh Bloom

    • 0
    • 0
    • 0
    Era uma vez um jovem empresário português que estava à beira da falência. Decidiu sentar-se diante da sua máquina de escrever a fim de engendrar um crime impossível. Às 23h30 finalizou as quatro páginas do documento que faria dele, no prazo de um ano, o homem mais rico de Portugal. Tinha, então, 28 anos de idade. Em novembro de 1924, Artur Virgílio Alves Reis, ou Alves dos Reis, como era mais conhecido, provocou o maior crime financeiro da História de Portugal. Sem recursos, exceto ousadia e audácia, adquiriu o poder de imprimir o dinheiro do seu país.
    
    O que parecia um plano com pouca eficácia de um homem com muita imaginação, acabou por causar problemas macroeconómicos inesperados. Desde o grande terramoto de 1755 que Portugal não sofria um abalo económico tão profundo. O valor da fraude foi calculado nuns extraordinários 2,6% do PIB da época. Nenhum outro golpe financeiro à escala global chegou sequer próximo desse porte. Tudo começou de forma simples, com uma falsificação que escalou descontroladamente - Alves dos Reis formou e capitalizou um banco, o Angola e Metrópole, através do qual a vilania se foi desdobrando e multiplicando, a tal ponto que esteve perto de nunca ter sido descoberta.
    
    Uma história inacreditável sustentada na imaginação fértil dos ignorantes, na segurança dos desinformados e na sorte absurda dos principiantes, que ajudou ao enfraquecimento da democracia e a décadas de ditadura em Portugal. O Homem Que Roubou Portugal do renomado jornalista americano Murray Teigh Bloom, narra a incrível história de Alves dos Reis, desde o momento da elaboração do golpe, até ao julgamento dos réus, em 1930, e que contou, nas audiências finais, com a presença de Fernando Pessoa cujas notas se incluem no final deste livro.
    Show book
  • Quem Me Dera Ser Onda - cover

    Quem Me Dera Ser Onda

    Manuel Rui

    • 0
    • 0
    • 0
    Com uma escrita límpida, Manuel Rui escreve um romance que é, ao mesmo tempo, delirantemente divertido e luminosamente redentor. 
    Sim, vivemos num mundo de esquemas, de falsas aparências, de escusos interesses. O que pode, contra essa realidade crua e dura, a crença verdadeira e ingénua? Podemos ainda acreditar que o sonho, como uma vaga, vai limpar o mundo? 
    Quem Me Dera Ser Onda é um romance genuinamente angolano. Um romance que trata a língua portuguesa de forma magistral e criativa.
    Show book
  • fantástica história de Silvio Santos A (resumo) - cover

    fantástica história de Silvio...

    Arlindo Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    Este produto é um resumo do livro original de mesmo título. A história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o melhor entre eles, conquistando o título de o maior comunicador do país, dono de um carisma que se mantém inabalável desde que assinou seu primeiro contrato como locutor, em 1954. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar, após sete décadas, a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização. A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia única, inspiradora - quase uma autobiografia -, recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio "dono do baú" e episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira.
    Show book
  • Milionário Zen - cover

    Milionário Zen

    Matt Jardine

    • 0
    • 0
    • 0
    Responda sinceramente: se tivesse um milhão de euros, estaria a viver a vida da mesma forma? Teria o mesmo emprego? Se a resposta for sim e estiver satisfeito com a sua situação atual, então, parabéns. Se a resposta for não e não estiver feliz, não se preocupe, não está sozinho e este livro é para si.
    Mas, se não está a levar a vida dos seus sonhos, então o que anda a fazer? Provavelmente a trabalhar de mais e a ganhar de menos. Certo?
    
    As sondagens revelam que muitos indivíduos não têm uma vida ideal no que respeita ao trabalho e à carreira. Com efeito, no mundo ocidental, tudo indica que nada menos do que sete em cada dez pessoas não saltam da cama alegremente para se lançarem a mais um dia de trabalho. É mais do que óbvio que muitas pessoas não estão a viver a vida dos seus sonhos – por causa de um emprego demasiado esgotante, uma carreira frustrada, ou por não conseguirem corresponder a todas as solicitações do seu dia a dia.
    
    Dinheiro ou liberdade? Segurança ou felicidade? Trabalho ou paixão? E se não fosse preciso escolher? É possível encontrar um meio-termo, um equilíbrio entre prosperidade financeira e sentido pessoal?
    
    Em Milionário Zen, Matt Jardine inspira-se na sua própria jornada de autodesenvolvimento e reúne sabedoria budis-ta, ensinamentos espirituais e uma dose saudável de bom senso em lições inspiradoras que fornecem motivação para transformar a forma como olhamos para a vida.
    Show book
  • Minutos de Sabedoria - cover

    Minutos de Sabedoria

    James Allen

    • 0
    • 0
    • 0
    365 CITAÇÕES E PENSAMENTOS PARA MEDITAR TODOS OS DIAS
    
    Este livro reúne um conjunto de citações de James Allen, renomado autor de múltiplos bestsellers. Os seus pensamentos vão trazer-lhe a luz, a sabedoria e a confiança de que precisa para lidar com as dificuldades do seu dia a dia.
    Pode folheá-lo de forma aleatória ou deter-se em qualquer texto. Leia e depois medite sobre a mensagem lá contida, preferencialmente em silêncio. Verá surgir uma esperança e uma certeza que lhe servirão de orientação e luz no seu caminho.
    Quando percebe a beleza e a realidade duradoura da reflexão, a sua atitude em relação a si e aos outros, altera-se. Afinal, quem conquista a dúvida e o medo, vence o fracasso.
    O objetivo desta obra é estimular o ser humano para a descoberta e a perceção da verdade segundo a qual «ele é o construtor de si mesmo». Em virtude dos pensamentos que escolhe e encoraja, a sua mente tece a realidade que vive.
    Aprenda, reflita e delicie-se com as belas mensagens sobre temas como o amor, a amizade, a vida, a morte, a alegria, a coragem, a fé, a liberdade, entre outros.
    
    «CLÁSSICO, BONITO E COM UMA MENSAGEM COMOVENTE.» NEW YORKER
    Show book
  • Clube de Combate Feminista - cover

    Clube de Combate Feminista

    Jessica Bennett

    • 0
    • 0
    • 0
    Parte manual, parte manifesto, O Clube de Combate Feminista é um guia humorístico - mas incisivo sobre como lidar com o sexismo subtil no mundo do trabalho - que oferece conselhos de carreira para a vida real e reforço de humor para todas as mulheres.
    
    Jessica Bennett providencia um novo vocabulário para os arquétipos sexistas que as mulheres enfrentam no mundo do trabalho - como o interruptor, o homem que fala por cima das colegas durante as reuniões, ou o imitador, que está sempre a copiar ideias - e fornece conselhos práticos para que as mulheres possam movimentar-se no campo minado do mundo laboral.
    
    Certeiro e divertido, O Clube de Combate Feminista mistura histórias pessoais com investigações, estatísticas, infográficos e conselhos de peritos, sem m*rdas. Com uma investigação histórica fascinante e um conjunto de dicas para a leitora criar o próprio clube de combate, este livro aborda os comportamentos externos (sexistas) e internos (autossabotagem) que assolam as mulheres hoje em dia.
    Críticas de imprensa
    «Este manifesto pode ser a arma que as mulheres modernas procuram.»
    Booklist
    
    «Um livro que toda a gente devia ler, e não apenas as mulheres».
    Glamour
    
    «O Clube de Combate Feminista presta um excelente serviço não apenas às mulheres, mas também ao mundo.»
    New York Times
    
    «Um manifesto de serviço público extremamente necessário.»
    Playboy
    Show book