Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A maior ação do mundo - A história da Class Action contra a Petrobras - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A maior ação do mundo - A história da Class Action contra a Petrobras

André De Almeida

Publisher: Editora Digitaliza

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

No dia 8 de dezembro de 2014, o advogado André de Almeida entrou no edifício de 27 andares onde fica a Corte do Distrito Sul de Nova York carregando, na pasta, uma ação de 38 páginas contra Petrobras. Quatro anos depois, tal ação resultaria num acordo de reparação de US$ 2,95 bilhões, valor mais alto já pago, a título indenizatório, por uma empresa brasileira.
 
Neste livro, que mistura autobiografia com ensinamentos jurídicos, André de Almeida detalha os pormenores do processo de número 14-CV-9662 – nome técnico da Class Action aberta contra a Petrobras em decorrência dos crimes revelados pela Operação Lava Jato. Estão lá todos os passos dessa jornada, desde o momento em que concebeu a ação (ao ler o teor da delação premiada do diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa) até o momento em que decidiu travar a batalha em solo jurídico americano (onde a Petrobras também negocia suas ações, e onde a legislação favorece mais o acionista). Almeida não deixa de relatar as dificuldades enfrentadas durante esse período – da sabotagem sofrida por seu escritório à descrença, por parte de certos acionistas brasileiros, de que o processo poderia gerar bons resultados.
 
O tempo provaria que tais acionistas estavam errados. Provaria, também, que com trabalho e organização, é possível vencer uma luta desigual, iniciada quando um único escritório de advocacia – o Almeida Advogados – teve coragem de enfrentar uma gigante pública do petróleo. Provaria, por fim, que em tempos de globalização, nenhuma empresa brasileira poderá sobreviver se não sanear as práticas arcaicas de corrupção que, por tanto tempo, foram aceitas em nosso país.
 
A Class Action possibilitou que milhares de acionistas da Petrobras nos Estados Unidos (vários deles brasileiros) tivessem seus danos reparados. O próximo passo é fazer com que a Justiça também seja feita no Brasil. No que depender de André de Almeida, a segunda etapa – igualmente explicada neste livro – está apenas começando.


SOBRE O AUTOR 

André de Almeida é CEO e Founding Partner do Almeida Advogados, escritório full service com atuação em todo o Brasil. Indicado como advogado de referência nas principais publicações jurídicas nacionais e internacionais. 

Mas André gosta mesmo de ser lembrado como ex-ciclista profissional que vivendo em Varsóvia, na Polônia, treinou muito e foi bicampeão brasileiro na prova de estrada. Conseguiu também o 7º lugar no Campeonato Pan-americano no Chile (era para ganhar, mas o terreno era flat e não ajudou). Também competiu em dois campeonatos mundiais (Colorado Springs, EUA e Atenas, Grécia), e quase foi para as Olimpíadas de Barcelona, mas um acidente alguns meses antes, somado à desilusão provocada pelo baque, o afastaram das pistas.

De atleta profissional para trabalhar em grandes escritórios no Brasil e em Nova York foi um pulo. Deu até tempo de ser advogado interno da OEA – Organização do Estados Americanos, em Washington, D.C.

Com grande espírito empreendedor, Almeida fundou sua própria firma – que apresentou crescimento exponencial e hoje conta com mais de 250 profissionais e brilhantes sócios espalhados por São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Entre suas principais áreas de atuação estão: Direito Societário, Direito Comercial, Fusões e Aquisições, Compliance e Direito Concorrencial.

André dorme pouco. Acorda, toma café em família, faz esporte todos os dias intercalando natação, tênis, corrida ou yoga. Não pedala mais. Está no escritório cedo e busca inspirar, liderar e ampliar os horizontes de um grupo de talentosos sócios e promissores advogados. Ainda sobra tempo para participar do Conselho da Globalaw, uma das 10 maiores alianças de escritórios de advocacia do mundo, da qual o Almeida Advogados é o único membro no Brasil.

Aos finais de semana se refugia em Ibiúna, Brasil, onde planta seus amigos, seus discos e livros e nada mais.
Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Realizou extensão em Corporate Law na Georgetown University, Washington, D.C. e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Possui destacada atuação em associações nacionais e internacionais: presidente da Federação Interamericana de Advogados entre 2011 e 2013; advogado líder no Contencioso Societário Internacional contra a Petrobras nos EUA; assessor jurídico da Billy Graham Evangelistic Association (BGEA) no Brasil; membro do Conselho do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); presidente da Comissão Permanente de Estudos de Direitos dos Minoritários do IASP; membro da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB entre 2012 e 2013; diretor de Relações Internacionais do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) entre 2013 e 2016; membro do Conselho de Administração da Globalaw; membro do Conselho da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net).
Available since: 09/24/2018.

Other books that might interest you

  • Como investigar crimes com ajuda divina - cover

    Como investigar crimes com ajuda...

    Daniel Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    Não há nada melhor para a policia do que desvendar crimes e capturar os seus autores. E o comissário de policia Daniel Gomes já desvendou mais de 100 casos. Em “Como investigar crimes com ajuda divina”, você poderá acompanhar a investigação e o desfecho de casos famosos e polêmicos, do Estado do Rio de Janeiro, assim como acompanhar um pouco da vida do autor. Daniel conta com a sua inteligência e apurada intuição para poder esclarecer as situações mais obscuras. Inclui os casos TIM LOPES, Renato do POSTO, e Gastão Martins.
    Show book
  • 100 historias verdadeiras de mortes invulgares - cover

    100 historias verdadeiras de...

    John Mac, Sandrine Brugot,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Pode morrer empalado por uma palhinha, morto por uma lesma, esmagado por uma vaca que caiu do céu, envenenado por uma cenoura, ou sufocado por uma gargalhada? NÃO? Bem, sim, é possível... Infelizmente. Descobrirá as 100 formas mais absurdas e trágicas, por vezes divertidas, de morrer, o que o fará sentir frio e sorrir ao mesmo tempo. Cada um deles é um lembrete da insuportável fragilidade da existência e da necessidade de evitar comportamentos arriscados.
    Show book
  • Silenciadas - O universo da violência sexual intrafamiliar - cover

    Silenciadas - O universo da...

    Liliane Alcântara de Abreu

    • 0
    • 0
    • 0
    A partir de um trabalho acadêmico sobre a violência sexual
    intrafamiliar, ou seja, a que acontece no ambiente da própria
    família da vítima, a autora desenvolveu uma ampla pesquisa que
    mostra não só os dados estatísticos, as questões psicológicas
    envolvidas e até mesmo padrões históricos, como também nos
    traz 7 fortes relatos de vítimas.
    
    Além de entender as várias teorias de apoio disponíveis como
    ferramenta para compreensão dos processos psicológicos e
    comportamentais que compõem o processo da violência sexual, a
    autora usa sua voz para denunciar uma cultura que impõe o
    silêncio e a minimização dos casos denunciados.
    
    É um livro forte, denso e que mostra uma realidade perturbadora.
     
    Show book
  • A Morte de Aristide Cozinha - cover

    A Morte de Aristide Cozinha

    André Mansim

    • 0
    • 0
    • 0
    Seis misteriosos assassinatos estão desafiando a inteligência do delegado Castilho.A única pista, que liga todas as mortes é a forma em que aconteceram. Todas as pessoas foram envenenadas.O ultimo corpo, de um cozinheiro chamado Aristide, trouxe um fio de esperança para o delegado, pois o assassino pode ter cometido um erro.Esse conto policial desafiará seus instintos investigativos e você poderá, se ler com atenção, resolver o caso e talvez não cair na armadilha final.
    Show book
  • Gestão da informação e planejamento estratégico policial militar no amazonas - cover

    Gestão da informação e...

    MAXWELL MARQUES MESQUITA

    • 0
    • 0
    • 0
    Este trabalho aborda o planejamento estratégico e a gestão da informação na Polícia Militar do Amazonas, e como esta tem importância sobre aquela. Assim, são explicitados os conceitos inerentes ao planejamento estratégico e suas ramificações, de modo que se possa implantar o planejamento estratégico corretamente dentro de uma organização. Já no campo da gestão da informação é demonstrando o seu referencial teórico, e exposta a sua importância dentro da Polícia Militar do Amazonas no que tange à gerência dos dados que são utilizados. E por fim, serão expostos os motivos pelos quais a gestão das informações coletadas de ocorrências policiais tem grande importância no campo do planejamento estratégico, de modo que, baseado nos dados citados, o administrador policial possa planejar corretamente as operações, no que tange a manutenção preventiva, alimentação, etc. Para tal, serão utilizados autores de renome no campo da gestão da informação e do planejamento estratégico, para, assim, elucidar este tema, que é trabalhado diariamente na rotina policial militar.  Finalmente serão listados vários exemplos de como planejamento estratégico e gestão de informação, quando combinados, tornam-se uma combinação poderosa no sentido de proporcionar benefícios para toda a corporação.
    Show book
  • Disfarçado: Operação Julie – Por Dentro Da História - cover

    Disfarçado: Operação Julie – Por...

    Stephen Bentley

    • 0
    • 0
    • 0
    A Operação Julie ainda é hoje o ponto de referência para todas as operações secretas britânicas e treinamento. Em 2011, a BBC afirmou que essa operação policial massiva e única foi o início da guerra contra as drogas. 
    
    
    Stephen Bentley foi um dos quatro detetives secretos envolvidos na Operação Julie, uma das maiores apreensões de drogas do mundo. Juntamente com seu parceiro disfarçado, ele se infiltrou na gangue que produzia cerca de 90% do LSD do mundo e descobriu um plano para importar grandes quantidades de cocaína boliviana para o Reino Unido. O submundo conhecia o autor como Steve Jackson. 
    
    
    Como ele conseguiu se infiltrar nas duas gangues? Ele teve que usar drogas e como "viver uma mentira" o afetou? Descubra as respostas e entre na mente de Steve Jackson, detetive disfarçado. 
    
    
    "A perspectiva de um insider sobre o tráfico de drogas, contada com charme, inteligência e, às vezes, humor, por um homem talentoso, singularmente qualificado para contar a verdadeira história." - Excerto de revisão
    Show book