Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Insônia da Matéria - Poemas e desesperanças - cover

Insônia da Matéria - Poemas e desesperanças

Andre Cancian

Publisher: Andre Cancian

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Insônia da Matéria é uma coleção de poemas escritos entre 2002 e 2007, correspondendo ao intervalo entre a redação de Ateísmo & Liberdade e O Vazio da Máquina. A atmosfera de perplexidade e de mal-estar que perpassa quase todos os poemas pode ser vista como um reflexo da angústia que se sente quando tentamos lidar com um problema que ainda nos escapa — como um fantasma que nos persegue, até que consigamos colocá-lo no papel.
* * *:: POEMAS 
PASSAGEMSENTIDOALMAMIOPIAEREMITAESCOLHASFELICIDADELOUCURALUTAMÁSCARASENTIMENTOCRIANÇASAUDADESILÊNCIOSOLIDÃOTRANSIÇÃOAUSÊNCIAESPERANÇADESRAZÃOVAZIOSONHOSTÉDIOSENTENÇADISTÂNCIASOMBRACOVARDENADAETERNAMENTEGRÃOSILUSÕESACASO 
 
 * * *
 
 “Os poemas também são melancólicos. Fazem parte do livro e mostram misantropia, tédio, angústia e uma não-vontade latente de viver como em “Então abro os olhos / Profundamente lúcido / Arrependido de ter acordado.” Ou em “Isso me vem como um nojo de respirar” e ainda “Neste mais um-dia-qualquer / Tudo estava paralisado / Menos a angústia”. Percebe-se muita coisa dentro do autor e é uma pena as pessoas não se interessarem muito por poesias hoje em dia. Eu adorei!”
 
— Rosângela Dias
 
 
 
“Afora os ensaios, a história de Joe e os poemas são a forma que Cancian achou de se explicar através de desenhos: um complemento sofisticado e estilístico para balancear a crueza das palavras objetivas e diretas.”
 
— Jairo Moura
 
 
 
 
Available since: 01/01/2007.

Other books that might interest you

  • A Lua que existe em mim - frases e formas sobre sentir demais - cover

    A Lua que existe em mim - frases...

    Isadora Sofia

    • 1
    • 10
    • 0
    Há muito sentimento nessas páginas. O caos e a intensidade de se permitir ser como a lua, a vida é feita de fases e cada uma delas vem para nos ensinar. os relacionamentos, as crises, o lar, a caminhada... tudo nos transforma. poemas sobre um ser mulher que, aos poucos, busca se iluminar, se reencontrar, se redescobrir...se amar! todo dia, incessantemente. permita-se, leia e se ilumine junto dela dentro desse livro. se torne cheia, plena de si
    Show book
  • Viver me dá enxaqueca - cover

    Viver me dá enxaqueca

    Fernanda B. Schwerdtner

    • 0
    • 1
    • 0
    Sinceramente, viver não provoca apenas enxaqueca, mas uma série de outras coisas: boas, ruins, engraçadas, tristes. E, entre tantas opções, também a de pensar, refletir e chegar a uma conclusão.Conclusão a que chegou a autora ao colocar em suas poesias uma gama fantástica de sinais, de pistas, que passaremos a seguir a partir de agora.São textos fortes e divertidos, alegres e reflexivos, reais, profundamente reais, e, por que não dizer, fundamentais.Podemos concluir que ao fim desta leitura não teremos o menor sinal de enxaqueca, mas, sim, de conforto e de certeza que viver é algo fantástico e que vale arriscar tudo por essa incrível aventura rumo ao desconhecido.
    Show book
  • Poemas de Clarice - Uma iludida anônima - cover

    Poemas de Clarice - Uma iludida...

    Maria de Fátima Fonseca

    • 0
    • 0
    • 0
    Poemas de Clarice é uma obra que foi inspirada na história de uma jovem que está passando por frustrações e sentimentos, que a fazem se sentir iludida por amores não correspondidos, gerando os sofrimentos que garota passou no silêncio das noites mal dormidas. Parte dos poemas são inspirados no convívio com amizades que ela conquistou no passado e no presente.Os poemas são modernos, com uma linguagem bem atual e fazendo uma abordagem reflexiva sobre os fatos e os momentos que a maioria dos jovens já vivenciou na vida. Este livro causará uma interatividade com o leitor que vai se identificar com os sentimentos apresentados.Cada poema é uma história diferente, um sentimento incompreendido, momentos ímpares que a personagem viveu. Foi uma maneira pelo qual a autora pode se expressar, trazendo à tona o que estava guardado dentro do seu interior e dentro do coração daqueles com quem ela conviveu.
    Show book
  • O abalo sísmico e outros abalos - cover

    O abalo sísmico e outros abalos

    Flávio Cordeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro inaugural deste publicitário revela a  revela a depuração de anos de seu convívio com o fazer poético e de leitura dos mestres deste ofício. Sua poética é  construída em poemas curtos, enxutos, sem penduricalhos, carregada de figuras de linguagem e de palavras (tropos) a colorir a leitura com novidade. Segundo o poeta Paulo Maldonado, dois ecos ressoam deste livro: um explicito, de lutas marciais e culturas orientais, herança do samurai Leminski; e outro insinuante, como anseio pasargadiano de evasão, soprado por Manoel Bandeira, lá da Rua do Curvelo, na Lapa.
    Show book
  • Azul e verde - cover

    Azul e verde

    Isabel Milhanas Machado

    • 0
    • 1
    • 0
    "Azul e verde" é um trabalho a quatro mãos. Não são histórias ilustradas, são desenho e texto como autoria de um livro, duas ferramentas que se conectam e se influenciam. Duas corridas em paralelo, como enunciado pelas autoras. O livro de Isabel Milhanas Machado e Rafaela Nunes confronta-nos subtilmente com a perversidade do mundo, onde a diferença se faz ao pontapé. É sobre o que passou e o que está por passar. Por viver e desbravar. "Azul e verde" fala-nos dos rios que crescem por dentro, da morte e do amor, de mães e pais, da descoberta da vida adulta pelo olhar ainda sensível da juventude. Temas inevitáveis em qualquer livro de poesia escrito por habitantes deste mundo.  Os textos de Isabel Milhanas Machado aventuram-se pelo desafio de Herberto Helder, trazem "o talento de saber tornar verdadeira a verdade". Os desenhos de Rafaela Nunes interagem com essa textualidade, não em busca de complementar ou ilustrar o texto, mas criando uma composição visual distinta e conjunta. Mesmo "estando de rastos", este livro fala da luta, da sobrevivência, de enfrentar o fogo na estrada e chegar com vida ao fundo da ferida. Uma leitura que, abordando muito do que existe de doloroso, relembra-nos de algo belo, da pedra preciosa que nos incita a continuar.
    Show book
  • De Volta às Paisagens - cover

    De Volta às Paisagens

    Marcelo João Bauer

    • 1
    • 3
    • 0
    Reunindo poesia, pensamento filosófico e aconselhamento, De volta às paisagens, traz a reflexão na busca do conhecimento e do discernimento do pensamento e coração humanos. Sensível, não perde um milímetro na oportunidade de denunciar todo seu ardor na exploração das paisagens muito internas de todos, na busca da reconciliação da alma com seu Deus.
    Show book