Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ateísmo e Niilismo - Reflexões sobre a morte de deus - cover

Ateísmo e Niilismo - Reflexões sobre a morte de deus

Andre Cancian

Publisher: Andre Cancian

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Uma defesa filosófica do niilismo existencial baseada na ciência moderna.
 
* * *
 
Ateísmo e Niilismo é uma tentativa de justificar a transição do ateísmo ao niilismo com base na ciência moderna. Nele é apresentada uma interpretação do niilismo (niilismo existencial) segundo a qual ele se segue de considerarmos as implicações de nossas principais descobertas científicas, bastando revisitar as questões existenciais clássicas à luz do conhecimento atual.
 
* * *
 
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
 
:: OS FUNDAMENTOS DO NIILISMO
1. Niilismo como descrença
2. Por que estamos aqui?
3. Não há evidências
4. Que é sentido?
5. Ateísmo implica niilismo?
6. Teoria e prática I
7. Teoria e prática II
8. Mitos sobre niilismo
9. O valor da verdade
10. A questão final
 
:: DELIMITANDO VALORES
1. O universo conhecido
2. Valores e seu contexto
3. Desnecessidade de ideais
4. Resgatando o óbvio
5. Morte da realidade
 
:: SENTIDOS E CRENÇAS
1. O sentido natural
2. Emoções e metafísica
3. Acreditar na vida
4. Rodeios biológicos
5. Fantasma da função
 
:: VERSÕES DE SI MESMO
1. A construção da imparcialidade
2. Óticas sobrepostas
3. Isolando variáveis
4. Razões rivais
5. Arena virtual
 
REFERÊNCIAS
 
* * *
 
“É impressionante ver que os maiores ataques ao niilismo não são filosóficos, mas emocionais. O termo adquiriu certa repulsa e não se consegue dissociá-lo de um estado depressivo no qual os niilistas odeiam a própria existência a ponto de negá-la. O critério emocional é tão evidente que não há a mesma rejeição para com correntes filosóficas que adotam o niilismo como ponto de partida: é assim com o existencialismo. O fato de dizer que nossa existência não tem sentido por si só é a própria premissa niilista, mas a corrente existencialista tem a seu favor o jogo estilístico de evitar o “nihil” e adicionar sentido “a posteriori”. No fundo, não importa o quão racionais sejamos, pois sempre nos acharemos escravos de alguma crença da qual não estamos dispostos a nos libertar. Para os que assim desejam, não basta senão coragem e integridade intelectual para abandoná-las. Tendemos a usar uma metáfora para justificar o ateísmo: a de que todos são ateus com os deuses dos outros e que nós simplesmente somos ateus com relação a mais um; no caso do niilismo, podemos dizer o mesmo: só que o deus que alguns ateus não conseguem abandonar é muito mais emocionalmente desastroso do que as figuras mitológicas, uma vez que diz respeito às nossas próprias vidas, com ou sem divindades externas.
A obra é muito feliz em descrever um raciocínio linear que nos leva de um ponto pacífico para muitos — o ateísmo — e avançar pelos mesmos caminhos até o niilismo. Cancian continua com a mesma veia afiada para a escritura e seus exemplos se tornam cada vez mais maduros e com maior potencial explanatório. A “Aposta de Cancian” é de uma lucidez e de uma perspicácia sem precedentes e encarna bem o espírito inquisidor e imparcial de uma boa empresa filosófico-científica. A leitura é agradável, mas não deixa de agredir os sentimentos mais íntimos de egoísmo. Sem a devida reflexão prévia sobre o assunto, torna-se intragável ler todas as palavras despidas de elogios à nossa espécie e é praticamente impossível não levar para o lado pessoal todas as conclusões que parecem diminuir nossa importância cósmica. Contudo, o leitor honesto não desistirá da leitura e aquele que tiver um comprometimento maior com as respostas certamente apreciará o processo, sentindo-se enriquecido pelos posicionamentos e testando os seus próprios preconceitos com os exercícios mentais. No mais, fica o convite para o aprofundamento nas referências bibliográficas, que traduzem o que de melhor temos, não só nas especulações filosóficas, mas também nos estudos científicos de ponta.”
— Jairo Moura
 
“Três excelentes livros! Comecei por Ateísmo & Liberdade, que me cativou o suficiente para que eu decidisse simplesmente ler tudo que o André Cancian escrevesse... E assim foi: li na sequência O Vazio da Máquina e devorei a tão esperada terceira obra, que considero a melhor em todos os sentidos. O André é um filósofo cujo estilo é cativante! Seguirei lendo tudo o que ele produzir... Com certeza!”
— Edmundo Medeiros
 
“Vai do abc do pensamento lógico, passando pela ideia natural da vida, e chega a um grande final que, caso as pessoas sigam o raciocínio completo, culmina sem titubear na conclusão racional de que o niilismo é uma visão lúcida da vida. Material de apoio que o acompanha num caminho sem fantasia, o acomoda no vazio, e o deixa a pensar.”
— Renato Caliari
 
“Muito bem escrito e esclarecedor. Argumentações muito bem embasadas. A ironia é utilizada de forma a esclarecer e chamar a atenção do leitor. Recomendo a leitura aos espíritos fortes, com estômago suficiente para receber os socos que receberá por toda a leitura.”
— Márcio Alexandre de Freitas
 
 
Available since: 07/05/2018.
Print length: 300 pages.

Other books that might interest you

  • Por que falar outra vez em caças às bruxas? - cover

    Por que falar outra vez em caças...

    Silvia Federici

    • 0
    • 0
    • 0
    Por que voltar a falar, hoje, sobre caça às bruxas? Silvia Federici revisita os principais temas de sua obra e nos brinda com um ensaio que apresenta as raízes históricas dessas perseguições, que tiveram como alvo principalmente as mulheres.
    Show book
  • Depois da Morte - Explicação da doutrina dos espíritos Solução científica e racional dos problemas da vida e da morte Natureza e destino do ser humano As vidas sucessivas - cover

    Depois da Morte - Explicação da...

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    Um daqueles que você ama vai morrer. Debruçado sobre ele, o coração apertado, vê estender-se, lentamente, sobre seus traços a sombra do Além. O fogo interior lança apenas pálidas e trêmulas luzes; e eis que se enfraquece ainda mais, depois se apaga. E agora, tudo o que, nesse ser, atestava a vida, esse olho que brilhava, essa boca que emitia sons, esses membros que se agitavam, tudo está velado, silencioso, inerte. Sobre esse leito fúnebre, há somente um cadáver! Que homem não se perguntou sobre a explicação desse mistério e, durante o velório, nesse colóquio solene com a morte, pôde não pensar no que o aguarda a si próprio? Este problema nos interessa a todos, pois todos nos submeteremos à lei. Importa-nos saber se, a essa hora, tudo está terminado, se a morte é apenas um melancólico repouso no aniquilamento ou, ao contrário, a entrada numa outra esfera de sensações.”Léon Denis
    Show book
  • Focar - Pense mais rápido treine seu cérebro e torne-se mais produtivo - cover

    Focar - Pense mais rápido treine...

    Dave Farrel

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é um combo de 2 livros, que tem os seguintes títulos: 
      
      
    Livro 1: Este livro cobre uma variedade de tópicos, todos inter-relacionados e de alguma forma conectados à nossa habilidade de nos concentrar nas tarefas mais importantes que temos. Muitas pessoas sofrem por serem distraídas, indo de uma coisa para outra e nunca realizando muito. Hoje, enfrentamos esses problemas com alguns insights inspiradores. 
      
    Primeiro, falaremos sobre como melhorar suas habilidades de concentração e memória. Isso está no cerne do livro. 
      
    A seguir, examinaremos os desafios significativos que muitas pessoas enfrentam quando trabalham em casa. Isso se tornou mais comum nos dias de hoje e, portanto, parecia um tópico crucial a ser incluído neste livro. 
      
    Depois disso, iremos abordar o que foi referido como as "quatro motivações principais". Essas são as coisas que nos mantêm em movimento, os fatores que nos mantêm alerta. A falta desses elementos pode destruir nosso progresso, por isso é importante saber o que são e como usá-los. 
      
    Além disso, falaremos brevemente sobre o poder da criatividade e as oportunidades e perigos do brainstorming com uma equipe. 
      
      
      
    Livro 2: Focar é mais importante do que nunca em uma era com mídia social, anúncios e um milhão de possibilidades de gastar seu tempo com sabedoria ou tolice. Neste guia, mostraremos como ignorar distrações, melhorar sua memória e aumentar sua concentração. 
      
    A pressão pode ser boa ou ruim. Aqui, discutiremos como usá-lo a seu favor, evitando muita pressão sobre você mesmo. Muitas pessoas caíram em esgotamento devido ao estresse e sobrecarregadas por tarefas e expectativas. Também mostraremos como evitar isso.
    Show book
  • 100 citações de Charles Baudelaire - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Charles...

    Charles Baudelaire

    • 0
    • 0
    • 0
    Charles Baudelaire é um poeta francês. "Dante d'une époque déchue", nas palavras do Barbey d'Aurevilly, "tourné vers le classicisme, alimentado pelo romantismo", na encruzilhada entre Parnassus e o simbolismo, um campeão da "modernidade", ocupa um lugar considerável entre os poetas franceses para uma colecção que é certamente breve em comparação com a obra do seu contemporâneo Victor Hugo, mas que terá moldado a sua vida: As Flores do Mal. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Arthur Schopenhauer - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Arthur...

    Arthur Schopenhauer

    • 0
    • 0
    • 0
    Schopenhauer: aqui é quando a grande filosofia pode ser sombria, pessimista, até brutal, e ainda ressoar com um riso sarcástico. Foi dos primeiros a afirmar que o universo não é essencialmente um lugar racional; na sua obra mais famosa, O Mundo como Vontade e Representação, argumenta que os indivíduos de uma espécie não têm tanto livre arbítrio como é normalmente pensado, como a única Vontade que importa é a da espécie, que é reproduzir-se e continuar. Schopenhauer é muito conhecido pela sua posição radical sobre as mulheres, estética e retórica; é o autor de A Arte de Ter Razão, um manual lúdico concebido para esmagar completamente o adversário na batalha verbal, e da Metafísica do Amor dos Sexos, uma aplicação hilariante das teorias desenvolvidas no Mundo como Vontade e Representação. Seleccionámos para si 100 das mais poderosas citações escritas por esta figura sombria e brincalhona, para que possa desfrutar do seu estilo mordaz, profunda sabedoria, e filosofia do Oriente Próximo.
    Show book
  • eBook - Desde Abraão até Gabriele - A palavra dos profetas cumpre-se - cover

    eBook - Desde Abraão até...

    Martin Kübli

    • 0
    • 0
    • 0
    Num grande arco o autor ilumina a palavra eterna de Deus através de Seus profetas: desde Abraão de há 4000 anos até Gabriele hoje. A palavra do Reino de Deus que atravessa todos os milênios ininterruptadamente nos dá a reconhecer o grandioso plano de Deus: o retorno de todos os seres caídos para a morada eterna do Pai. A palavra dos profetas cumpre-se – apesar de todas as hostilidades das religiões sacerdotais.
    Show book