Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Mediar a investigação infantil no isolamento social - cover

Mediar a investigação infantil no isolamento social

Ana Lúcia Bresciane, Priscila Monteiro

Publisher: Editora Biruta

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esse é o oitavo e-book da coleção “A Educação Infantil e a pandemia”, que reúne um conjunto de reflexões sobre aspectos que têm mobilizado muitos profissionais que atuam na Educação Infantil e que dizem respeito a questões postas para essa etapa educacional em uma situação inesperada, como a de pandemia. O objetivo desta coleção é oferecer aos professores elementos para reflexão e apropriação desse paradigma educacional e possibilitar a assimilação de seus sentimentos em relação a este momento social, com o intuito de que atuem como parceiros das famílias e garantam o vínculo com as crianças. 

“Mediar a investigação infantil no isolamento social” procura analisar algumas das práticas realizadas por redes de ensino e profissionais da educação para assegurar que as experiências de investigação que as crianças pequenas têm vivido ao longo do período de distanciamento possam ser organizadas, ampliadas e compartilhadas. 

“Como estão explorando o espaço de suas casas e seu dia a dia? Que outras possibilidades de exploração têm tido para além das vivências cotidianas? O que estão vendo, descobrindo, aprendendo? Como a escola tem feito essa mediação? Que recursos estão sendo utilizados? Que tipos de intervenção as professoras têm feito? Como convidam as crianças para investigar e sustentam suas investigações à distância? Como apoiam a construção de novos sentidos e significados pelas crianças, assegurando todos os seus direitos de aprendizagem?”

A partir da caracterização da experiência investigativa e da apresentação e análise de algumas propostas realizadas por professores e gestores de diferentes escolas e redes de ensino com seus alunos e participação das famílias, as autoras destacam a importância dessa abordagem, cujo propósito maior é a formação de identidades, uma vez que amplia as chances de desenvolver capacidades mais sofisticadas, construir bases para a autonomia intelectual e aumentar o potencial criativo das crianças.

Other books that might interest you

  • Histórias de Gênero - cover

    Histórias de Gênero

    Cintia Lima Crescêncio, Janine...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne mais de 20 textos que são o resultado de palestras e comunicações proferidas durante a I Jornadas do Laboratório de Estudos de Gênero e História - LEGH, intitulada Gênero, Poder e Subjetividades, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em Dezembro de 2015. O livro, produção que comemora os 10 anos do LEGH, é composto por capítulos produzidos por pesquisadoras que integraram e integram um dos principais grupos de estudos de gênero do país. A obra está dividida em 4 partes: Gênero e interdisciplinaridade; Gênero, ensino e trajetórias de pesquisa; Gênero, feminismos e sexualidades e Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul.
    Show book
  • Filhos da Mãe Gentil - cover

    Filhos da Mãe Gentil

    José Ribamar Garcia

    • 0
    • 0
    • 0
    O Brasil que faz parte deste livro salta escancaradamente da ficção para a realidade, possibilitando um final feliz, nem sempre conquistado por vias legais. Uma interminável sucessão de equívocos. José Ribamar Garcia, de maneira cirúrgica, criou um universo onde se somam personagens que jogam com as vantagens, fazendo uso de um discurso hipócrita e repleto de uma falsa moral.A trama de Filhos da Mãe Gentil ressalta a postura demagógica de alguns empresários e políticos, de escroques, bem como de outros personagens que teimamos em encontrar por aí. Escrito numa linguagem que seduz o leitor da primeira à última página, este livro revela o Brasil diante do espelho da verdade e da vaidade, mesmo que isto tenha um preço.
    Show book
  • Trabalho educação e conflitos sociais: - diálogos Brasil e Portugal - cover

    Trabalho educação e conflitos...

    Fabiane Santana Previtali,...

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro “Trabalho, Educação e Conflitos Sociais: diálogos Brasil e Portugal” é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil e do Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal. A obra reúne textos resultantes de projetos de pesquisas, trabalhos e discussões entre os especialistas envolvidos sobre as inter-relações entre trabalho, educação e conflitos sociais no âmbito das intensas transformações histórico-sociais do capitalismo contemporâneo no Brasil e em Portugal. Estruturado a partir do Seminário Trabalho, Educação e Conflitos Sociais, realizado em 2014 no IHC/UNL e no âmbito do Acordo de Cooperação Científica entre a UNL/IHC e o INCIS/PPGED/UFU.
    Show book
  • Educação e renda no Brasil - cover

    Educação e renda no Brasil

    Alan Araújo Freitas

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro é resultado da ideia de unir alguns trabalhos apresentados em congressos brasileiros sob a temática: Desigualdade de renda no Brasil. Especificamente, algumas seções discutem sobre a desigualdade de renda que existe entre homens e mulheres, as desigualdades salariais de gênero. Partes de alguns trabalhos foram apresentadas em congressos da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), da UNICAMP, também na Faculdade de Ciências econômicas da UFMG, mais especificamente, no Encontro Mineiro de Economia, organizado pelo CEDEPLAR/UFMG e também na Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).
    Show book
  • Dicas do Dia a Dia Ed 28 - Produtos de Limpeza - cover

    Dicas do Dia a Dia Ed 28 -...

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Dicas do Dia a Dia Ed. 28, separamos 40 receitas de produtos de limpeza, para você fazer aí na sua casa!
    Show book
  • Instruções dos Espíritos Vol V - cover

    Instruções dos Espíritos Vol V

    Espíritos Diversos

    • 0
    • 0
    • 0
    Seguindo o mesmo modelo dos livros anteriores, desta série, o Volume V do Instruções dos Espíritos vem ao encontro de uma grande necessidade de muitos de nós que é viver em família.Temos 5 capítulos sobre Família e ainda 1 capítulo sobre Obsessão em família. Temos ainda a apreciação do Plano Espiritual, sobre um tema que acaba também tendo a relação com a família que são os Distúrbios de Aprendizagem (em 2 capítulos) e que abrange também outras áreas do conhecimento humano e o último capítulo bastante atual: Valorização da Vida.Além de abordar esses temas com propriedade, os Benfeitores espirituais ainda nos dão uma noção de como serão vistos no futuro esses aspectos da convivência humana.Um livro que talvez devamos estudá-lo a vida inteira, pela gama de alertas e ensinamentos que nos traz e podemos dizer sem medo de errar que é um aprofundamento de O Livro dos Espíritos quando fala-nos das Leis Morais.
    Show book