Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
SOCIOSSEMIÓTICA III - Interação mídia e cultura participativa - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

SOCIOSSEMIÓTICA III - Interação mídia e cultura participativa

Ana Claudia De Oliveira

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O cenário de convergência midiática no qual se edifica a cultura participativa dá a tônica do conjunto de artigos que integram esse volume de Sociossemiótica III: Interação, mídia e cultura participativa. As abordagens exploram os discursos audiovisuais no campo do entretenimento, do jornalismo informativo, do discurso religioso, dos discursos publicitários das várias mídias de campanhas de marcas e instituições, das práticas do assédio no espaço público da rua. Os traços definidores dos regimes de sentido são construídos pelos distintos modos de interação e de risco que estruturam as configurações discursivas. Nessas configurações são examinadas as estratégias midiáticas e transmidiáticas, o tratamento das regularidades que normatizam determinados empregos reiterados no cotidiano, assim como a exploração das propagações por tipos de sensibilização mediados pelas mídias que promovem o contágio de tipo reativo.  Alicerçadas na atualidade em que vivemos, nos (des)caminhos das redes de (des)informação e suas bolhas, as contribuições integrantes de Sociossemiótica III buscam evidenciar os procedimentos basilares das competências cognitivas (do saber e do poder) assim como das competências estésicas (do sentir) para compreender como essas duas ordens de competências participam da organização dos diferentes tipos de contratos e de contatos mediados na dinâmica das interações nas práticas sociais.
Available since: 12/08/2021.

Other books that might interest you

  • 50 Anos de Teologias da Libertação - volume 2 - memória revisão perspectivas e desafios - cover

    50 Anos de Teologias da...

    Edward Guimarães

    • 0
    • 0
    • 0
    O primeiro enfocava mais a realidade da qual partiu a Teologia da Libertação e uma tentativa de mostrar sua história e a importância que tem desempenhado na realidade de nossas comunidades e de todo o processo dos povos latino-americanos e caribenhos. Para esse segundo volume, reservamos a parte da nossa reflexão que diz respeito aos atuais desafios e perspectivas que as teologias da libertação têm pelafrente. Para usar a metodologia clássica do Ver, Julgar e Agir, este volume fica com o terceiro momento de nossa reflexão comunitária.Edward Guimarães, Emerson Sbardelotti e Marcelo Barros
    Show book
  • A Mãe e o tempo - Ensaio da maternidade transitória - cover

    A Mãe e o tempo - Ensaio da...

    Carolina Pombo

    • 0
    • 0
    • 0
    O comportamento humano é tão complexo, sofre tantos afetos biológicos, genéticos, psíquicos, ambientais, históricos e culturais, que não cabe na rigidez das evidências. Cabe, na melhor das hipóteses, em tendência, mas Carolina Pombo, em 'A mãe e o tempo: ensaio da maternidade transitória' consegue escrever um ensaio científico tão preciso quanto se pode ser dentro desse que é o mais mítico dos universos do comportamento humano. Carolina explica o mito popular, expõe corajosamente e com propriedade o Feminismo de Estado, o Feminismo Acadêmico, reconhece a maternidade inserida numa política mainstream de comportamentos bitolados em lugar-comum, em zonas de conforto políticas, religiosas e morais. Nem por isso deixa de pontuar os bastidores da contracultura, que chega com tons biologicistas curiosamente distantes das raízes das pesquisas antropológicas, já a serviço de um mercado de consumo via mídia. Carolina Pombo traz em seu texto um olhar diversificado para as paixões ideológicas sobre a maternidade confrontando-as, ao mesmo tempo em que singulariza a visão para o que é maior diante de todos os interesses e interferências culturais: o ser humano, no caso aqui a mulher diante da criança dependente. Este livro é pioneiro na leitura dos processos contemporâneos que envolvem as consciências e inconsciências da maternidade, excelente referência literária para um debate mais transparente e profundo entre as diversas correntes que se digladiam em torno da maternagem.
    Show book
  • Tomé de Sousa e a construção de Salvador - Trechos selecionados de "Tratado descritivo do Brasil" de Gabriel Soares de Sousa - cover

    Tomé de Sousa e a construção de...

    Pop Stories, Gabriel Soares de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta seleção de textos do livro "Tratado descritivo do Brasil", seu autor Gabriel Soares de Sousa narra a fundação da cidade de Salvador, destacando a razão principal da escolha da localidade – a segurança de seu porto – o perfil de seus primeiros governantes: Tomé de Sousa e Duarte da Costa.
    Show book
  • Coaching na mediação de família - cover

    Coaching na mediação de família

    Glorita Cajaty

    • 0
    • 0
    • 0
    ‘Coaching na mediação de família’ é um guia que aborda como o Coaching pode ser utilizado no contexto da mediação de conflitos familiares, ajudando pessoas a resolverem seus problemas de forma não adversarial e sem a necessidade de judicializar afetos e desejos. Preservando vínculos afetivos, aprimorando um diálogo eficaz e não-violento, o livro promove a cultura da pacificação de conflitos de família através de métodos autocompositivos, em uma área claramente interdisciplinar e que se encontra em franco desenvolvimento no Brasil. A autora Glorita Cajaty é advogada e psicóloga, trabalha com Coaching desde 2005, tem especialização em psicoterapia, programação neurolinguística e Gestalt-terapia além de habilidades específicas na promoção de autoconhecimento, autorrealização e empoderamento feminino. Neste livro, resultado de estudos e práticas da pós-graduação em mediação de conflitos com ênfase em família, a autora apresenta ferramentas que podem ser usadas, de forma integrada - seja por coachs, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pedagogos, operadores do Direito, mediadores, ou mesmo mães, pais, avós, irmãos – auxiliando quem deseja encontrar novas formas para solucionar conflitos de relacionamento sem a necessidade de uma decisão judicial, que quase nunca representa os reais interesses dos envolvidos em conflitos de família.
    Show book
  • Contos de sala de aula - cover

    Contos de sala de aula

    Mônica Macedo, Elaine Brito...

    • 0
    • 0
    • 0
    'Pensando nas tantas histórias de professores guardadas no fundo das gavetas ou nos HDs dos computadores que a Editora Oficina Raquel organizou o concurso 'Professores na Escrita'. Lançado em 15 de outubro de 2019, justamente para comemorar o Dia do Mestre, o certame logrou reunir um conjunto variado e significativo de textos. Dentre todos os recebidos, os que se encontram nesta antologia destacaram-se por trazer em seu cerne tanto o necessário fator emocional que tanto marca a vida cotidiana dos professores como uma marcante qualidade literária intrínseca.'
    Show book
  • José Guilherme Merquior - um liberal na Era de Aquarius - cover

    José Guilherme Merquior - um...

    Sonia Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    Desde o início do período libertário do "amanhecer da Era de Aquarius", interagindo em um ambiente fortemente polarizado, entre as décadas de 1960 a 1990 do século XX, José Guilherme Merquior pautou o debate cultural no Brasil. O jovem, que se tornou adulto em plena Guerra Fria, em seus primeiros textos já impunha sua voz. Seu olhar penetrava na realidade observável, revelando os resultados desastrosos da implantação concreta do ideário marxista, que considerava totalizante e totalitário.Seu tom assertivo, aliado a uma petulância estilística altiva e destemida, ocupava muitas páginas no lendário "Caderno B" do Jornal do Brasil. Não deixava críticas sem resposta, e suas polêmicas com outros intelectuais, psicanalistas e artistas eram comentadas nas areias do píer da praia de Ipanema, antigo point da classe média da zona sul carioca.Pensador inquieto, cronista sagaz, crítico severo e impetuoso, enquanto vivo impunha sua voz, influindo e pautando o debate cultural. Morto, permanece silenciado, excomungado pelos grafocratas das corporações acadêmicas e midiáticas.Suas ideias, seus textos, o que ele diz sobre o quê e sobre quem, e sua repercussão nacional e internacional são janelas apontando o largo horizonte de sua produção, compondo a silhueta de seu intelecto: ausência de preconceito ideológico, certeza de que não existem livros malditos, o ceticismo organizado, a dúvida permanente, e a busca incessante, não pela verdade, mas pelo conhecimento.
    Show book