Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O processo de construção da questão quilombola - discursos em disputa - cover

O processo de construção da questão quilombola - discursos em disputa

Amanda Lacerda Jorge

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A “questão quilombola”, que vem se constituindo desde 1988 no Brasil, a partir de discursos e posicionamentos de vários agentes, não existia antes do próprio artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal. Com tal dispositivo legal, foi garantido o direito a terra para o heterogêneo grupo dos remanescentes de quilombos. No entanto, a imprecisão do comando constitucional gerou um intenso debate sobre os limites e possibilidades de operacionalização do acesso à propriedade fundiária. É diante deste cenário, que esta obra se situa. A partir das discursividades que compõem o que chamamos de “questão quilombola”, buscamos compreender como esta vem sendo construída e interpretada. O livro se volta para a análise dos agenciamentos colocados em jogo pelos “intérpretes” que circulam em torno da “questão quilombola” e que se alocam no campo das ciências sociais, do Estado e do direito. Trata-se de mapear a disputa pela legitimidade social da definição do que são os “quilombolas” e quais são as “suas terras”.

Other books that might interest you

  • Amar e perder - cover

    Amar e perder

    Rafael Arrais

    • 0
    • 0
    • 0
    Textos para Reflexão é um blog que fala sobre filosofia, ciência e espiritualidade. Onde se busca a sabedoria tanto no Evangelho de Tomé quanto no Cosmos de Carl Sagan. Onde as palavras nada mais são do que cascas de sentimentos, embora a poesia ainda assim possa nos levar a um outro mundo. Onde toda religião se pratica no pensamento, e onde Deus é nosso amor... 
     
    O presente volume é o primeiro de uma série, 'O Livro da Reflexão', que pretende ser uma coletânea dos melhores textos do blog. Em 'Amar e perder' pretendo abordar o amor, a morte e a existência, todos eles temas recorrentes em minhas reflexões. 
     
    Nesta edição, cada capítulo tratará de um tema, mas é bem possível que eles também estejam espalhados por entre tantos textos. Vale lembrar que cada capítulo se inicia com artigos e se encerra com contos - espero que a presente organização sirva como uma espécie de guia de leitura minimamente agradável. 
     
    O autor. 
     
    *** 
     
    [número de páginas]  
    Equivalente a aproximadamente 230 págs. de um livro impresso (tamanho A5). 
     
    [sumário, com índice ativo] 
    - Prefácio 
    - Cap.1: Do amor 
    - Cap.2: Da morte 
    - Cap.3: Da existência 
    - Epílogo: Depoimentos 
     
    [ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]
    Show book
  • Fundamentos teóricos e práticos em microcontroladores PIC: com base no PIC18F4550 - cover

    Fundamentos teóricos e práticos...

    Lucas Moraes Dos Santos

    • 0
    • 1
    • 0
    Explorar conceitos teóricos relativos à organização/funcionamento interno do microcontrolador, tais como: periféricos, registradores, memória, frequência de operação, ciclo de instruções, características elétricas, etc. Ao mesmo tempo, na medida do possível, apresentar pequenos projetos que utilizem os conceitos vistos de forma a reforçar o aprendizado, mas sem adentrar demasiadamente uma linguagem de programação.
    Show book
  • Desconstrução do caminho - cover

    Desconstrução do caminho

    Pedro Renan Mussato

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é o conjunto dos pensamentos que fizeram este jovem ser dono de seu próprio destino. Pouco antes do começo de seus estudos em psicanálise começa a escrever este livro sobre seus pensamentos gerais, começando seus estudos começa a indagar muito, assim chegando às reflexões contidas neste livro.Durante dois anos de sua vida junta seus principais pensamentos com o objetivo de ajudar quem se encontra em situação semelhante.Não são ideias filosóficas complexas, não são pensamentos concretos nem mantenho-os até hoje. Estes foram os pensamentos que tornaram o Pedro completamente dependente de suas ideias para o dono das mesmas e consequentemente mais inteligente, mais contente, mais lógico... Em fim independentemente de o que deseja eu desejei algo e por meio dessas ideias tenho ai descritas pude refletir de maneira diferente sobre a vida, assim recomendo que não apenas leia, mas reflita...Um jovem que faz parte de uma religião que reprime demasiadamente, com grande posto religioso respectivo a si, começa a estudar psicanálise, seguidamente com isso surge seu interesse pela filosofia, coisa completamente abominável por sua religião, entrando em um empasse.
    Show book
  • Conceitos Elementares da Guerra Fria nos livros didáticos - cover

    Conceitos Elementares da Guerra...

    Leonardo de Carvalho Augusto

    • 0
    • 0
    • 0
    Quais os sentidos que a narrativa escolar sobre a Guerra Fria pode assumir nos livros didáticos? Foi o questionamento que levou o autor a constatar que em partes dos materiais didáticos se manifesta a intencionalidade daquele que produz e seleciona o livro didático, (re)criando as tópicas, tramas e enredos que ao longo de um determinado período de tempo se fazem mais recorrentes, contribuindo para a confirmação de qual é o conhecimento válido a ser ensinado, avaliado e, portanto, aprendido.
    Show book
  • Representações sociais na educação física: investigações do cotidiano - cover

    Representações sociais na...

    Felipe Da Silva Triani

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro apresenta capítulos essencialmente teóricos sobre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Física, bem como pesquisas desenvolvidas na Educação Física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais. O objetivo da obra é subsidiar de maneira teórica e prática estudantes, professores e pesquisadores que têm interesse no estudo das representações sociais, mais especificamente no campo da Educação Física e do Esporte.
    Show book
  • Heidegger ou as vicissitudes da destruição - cover

    Heidegger ou as vicissitudes da...

    Roberto Barberena Graña

    • 0
    • 0
    • 0
    Nascido em Messkirch em 1889 e morto em Freiburg em 1976, Martin Heidegger é considerado o mais importante filósofo do século XX. Sua obra influenciou toda a filosofia que lhe sucedeu, especialmente a francesa, encontrando seus mais eminentes herdeiros em Sartre, Merleau-Ponty, Deleuze, Foucault, Derrida, Blanchot, Badiou, Fédier, Beaufret e Jean-Luc Nancy, para distinguir apenas os principais entre os filósofos, sem tomar em consideração a disseminação de suas ideias por setores os mais diversos do vasto espectro que compreende o campo das assim chamadas Humanidades. Não sendo nem amigo da psicanálise nem simpatizante de Freud, Heidegger foi formalmente apresentado a sua obra por Medard Boss, no pós-guerra. Convidado por ele, Heidegger ministrou durante dez anos aulas regulares a um grupo de médicos e psicoterapeutas que se reuniam na cidade de Zurique para submeter o relato de suas experiências como clínicos à compressão fenomenológica que o filósofo lhes propunha sobre os fatos. O presente volume, primeiro livro da trilogia A Psicanálise e a Crítica Filosófica, debruça-se sobre os problemas da crítica heideggeriana da psicanálise.
    Show book