Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Consciência e realidade nacional - volume 1 - A consciência ingênua - cover

Consciência e realidade nacional - volume 1 - A consciência ingênua

Álvaro Vieira Pinto

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Com a reedição dos dois grandes volumes de “Consciência e realidade nacional”, publicados pela primeira vez em 1960 e há muitos anos esgotados, a editora Contraponto prossegue o projeto de tornar disponíveis ao público leitor brasileiro as principais obras de um dos nossos maiores filósofos. 
Antes, editamos o inédito “O conceito de tecnologia”, também em dois volumes, “A sociologia dos países subdesenvolvidos” e “Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica”. A sequência prosseguirá.

Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi catedrático da Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), professor admiradíssimo por várias gerações de alunos e um dos principais animadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a mais importante entidade envolvida nos debates do ciclo desenvolvimentista nas décadas de 1950 e 1960. Foi para o exílio depois do golpe militar de 1964.

Sua obra, até hoje revelada aos poucos, mantém um fio condutor que revela um ambicioso projeto intelectual: discutir o ser nacional à luz de uma visão filosófica e antropológica do conceito de trabalho, central para propiciar uma leitura histórica da sociedade. 
Impulsionado pelo trabalho, o processo de desenvolvimento deve propiciar recursos cada vez mais elaborados para o homem lidar com a realidade: “O modo pelo qual o homem vê o mundo tem como uma das causas condicionadoras a natureza do trabalho que executa e a qualidade dos instrumentos e processos que emprega.”

Mas o desenvolvimento da nação tem implicações mais vastas. Ele só pode ocorrer em paralelo à transição da “consciência ingênua” (aquela que ignora os fatores e condições que a determinam) para a “consciência crítica” (aquela que apreende a realidade como um processo dinâmico, formatado pela história, na qual se insere). 

Nestes volumes, Vieira Pinto analisa as características fundamentais da “consciência ingênua” e discute as condições de sua superação, que, ao fim e ao cabo, deve conduzir o pensamento a ser regido por categorias como objetividade, totalidade, racionalidade, liberdade, atividade e nacionalidade.

O nacionalismo revolucionário, que propõe, tem como referência “o projeto de uma nação a fazer”. Exatamente o desafio brasileiro atual, colocado de forma ainda mais aguda neste início do século XXI.

          Cesar Benjamin
Available since: 03/22/2021.

Other books that might interest you

  • Como nasce o direito - cover

    Como nasce o direito

    Francesco Carnelutti

    • 0
    • 2
    • 0
    "Como Nasce o Direito" foi publicado e estreou para
    o afã dos estudiosos da ciência jurídica no
    ano de 1961. Nesta obra, Carnelutti já inicia definindo
    a concepção de Direito aos seus olhos: “Um
    conjunto de leis que regulam a conduta dos
    homens”. Antes, entretanto, chama atenção
    que esse conceito é “uma definição empírica,
    mas provisoriamente aceitável”.
    Quanto aos juristas, Carnelutti chama-
    -os de operadores do direito. Para ele, “os
    juristas são os que fabricam o direito. São
    operadores, sim, mas operadores qualificados;
    tanto é assim que, antes de fabricá-
    -lo, estudam-no, precisamente na Universidade”.
    Show book
  • 300 citações de grandes artistas do século 19 - Recolha as melhores citações - cover

    300 citações de grandes artistas...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com três grandes artistas do século XX através de uma cuidadosa selecção de 300 citações, introduzindo as suas ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Bruce Lee, George Bernard Shaw, Groucho Marx, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book
  • Em busca do rei Vol 2 - volume 2 - cover

    Em busca do rei Vol 2 - volume 2

    Thiago de Barros

    • 0
    • 0
    • 0
    A vida de Dora e de seu melhor amigo Estevão se transforma em uma grande aventura quando o pai da garota, o rei de Pragadasa, desaparece sem deixar nenhuma pista. Ao tentar desvendar esse mistério, os jovens encontram um reino de cabeça para baixo, imerso em uma crise política e refém de uma revolução eminente.  'Em busca do rei' é um romance de ação que mistura elementos da cultura nacional com o mundo pop, em uma quebra-cabeças montado de maneira que a última peça seja revelada somente no final. Descubra os mistérios de Pragadasa e se perca nessa trama de tirar o fôlego
    Show book
  • Silvio Santos a trajetória do mito - cover

    Silvio Santos a trajetória do mito

    Fernando Morgado

    • 0
    • 0
    • 0
    Silvio Santos nunca teve tantas falas suas reunidas em uma só publicação.
    Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos de idade como camelô. Pouco tempo depois, ingressou no rádio e, mais tarde, na televisão, onde se tornou sinônimo de domingo.
    Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil. Tentou ser prefeito, governador e até presidente.
    Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos: de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política.
    Silvio Santos – A Trajetória do Mito conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo.
    Cada capítulo revela uma faceta especial: seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal.Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil
    Show book
  • A Filosofia do meu Existir - cover

    A Filosofia do meu Existir

    Sebastião Francisco Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    A vida humana descrita pelo autor, de forma sucinta e com muita objetividade, pode até deixar alguns questionamentos, entretanto, a colocação dele usando os cinco fenômenos que descrevem a filosofia da existência humana deixa margem para poucos comentários negativos quanto à percepção vivenciada por uma humanidade complexa e questionadora. O conhecimento empírico, suas pesquisas e vivência clínica, não deixam dúvidas na brilhante obra que foi este exemplar. Cremos que ajudará a humanidade que teve o privilégio de encontrar um exemplar com leitura não tão complexa e que de fato desperta de forma contagiante a sede de uma apreciada leitura e de todo público apaixonado por um manual de vivência composto de reflexões.
    Show book
  • 100 citações de Anton Chekhov - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Anton Chekhov -...

    Anton Chekhov

    • 0
    • 0
    • 0
    Anton Chekov ou Chekhov é um escritor russo. Enquanto exercia como médico, publicou mais de 600 obras literárias; algumas das suas peças, frequentemente encenadas na actualidade - A Gaivota, O Pomar de Cerejeiras, Tio Vania - fazem dele um dos autores mais conhecidos da literatura russa, particularmente pela sua forma de descrever a vida na província russa no final do século XIX. Estas 100 citações visam proporcionar o acesso a uma vida exemplar e surpreendente ou a uma obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book