Discover a world full of books!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
Reserva de jurisdição - Os limites do juiz na investigação criminal - cover

Reserva de jurisdição - Os limites do juiz na investigação criminal

Ali Mazloum

Publisher: Matrix Editora

  • 1
  • 1
  • 0

Summary

Dentro do ordenamento jurídico brasileiro, o juiz pode muito, mas não pode tudo em uma investigação criminal. Enquanto o crime organizado avançou em diversas formas, o Estado sofre limitações de todo o tipo.

Quais os limites do juiz na investigação criminal? Existem limitações à sua atuação na fase investigativa? É ainda possível empreender boa investigação sem atingir o núcleo essencial de um Direito Fundamental? Crimes hediondos seguidos de grande divulgação na mídia têm suscitado ódio na sociedade contra os supostos autores, dificultando a compreensão do verdadeiro significado e alcance de prerrogativas fundamentais, tais como o direito à ampla defesa, o contraditório, a presunção de inocência, entre outras de igual importância.

A Secretaria da Receita Federal pode promover quebra de sigilo bancário de contribuinte? O Ministério Público tem poder de investigação? As CPIs podem conduzir coercitivamente pessoas ou determinar-lhes quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico? Questões como essas ainda continuam sem definição plena, levando a uma insegurança jurídica em nosso país. É o que esta obra se propõe a debater.

Other books that might interest you

  • O Juiz e a Prova - Estudos da errônea recepção do brocardo iudex iudicare debet secundum allegata et probata non secundum conscientiam e sua repercussão atual - cover

    O Juiz e a Prova - Estudos da...

    Joan Picó I Junoy

    • 0
    • 0
    • 0
    Um dos maiores equívocos existentes na processualística, com graves consequências práticas até os dias de hoje, começou quando se alterou o correto brocardo - iudex iudicare debet secundum allegata et probata, non secundum conscientiam -, através de uma pequena modificação que introduziu, por um lado, a palavra ?partium? ou a ?partibus?, e, por outro, silenciou sobre a expressão - non secundum conscientiam. Com esta pequena alteração, muda-se totalmente a verdadeira função do princípio que era originalmente a de impedir qualquer influência do conhecimento privado do juiz sobre os fatos litigiosos e não limitar os poderes instrutórios do juiz no processo, seja ele civil ou penal.
    Show book
  • O Livro Ancestral dos Araujo - cover

    O Livro Ancestral dos Araujo

    DubroDuno

    • 0
    • 0
    • 0
    Araujo é o seu sobrenome? Então este livro é para você. Se não é um Araujo, o livro é interessante assim mesmo. São 169 páginas cheias de informações e esclarecimentos sobre esse sobrenome, que é utilizado por cerca de 1,1 milhão de brasileiros hoje. 
     
    Veja o que significa a palavra araujo. Suas raízes antigas e místicas, ligadas à religião celta, praticada pelos druidas em vários países onde os celtas habitavam, inclusive na Galiza, antigo reino independente e hoje província do Estado Plurinacional Espanhol, o Reino Unido da Espanha. 
     
    Este livro leva você a uma viagem no tempo, até a época dos celtas galaicos, e como suas crenças místicas possivelmente impactaram na etimologia do sobrenome Araujo. Esclarecemos erros sobre esse sobrenome, amplamente divulgados na Internet. E contamos a história dos primeiros Araujo que portaram esse nome, no antigo reino da Galiza, onde foram muito poderosos e membros de ordens guerreiras cristãs. Descubra também o mais famoso Araújo na história, tão competente nos seus serviços à coroa de Portugal e tão rico que era o mais importante nobre do reino de Portugal depois do rei. 
    Show book
  • O Reexame Necessário e a Efetividade da Tutela Jurisdicional - cover

    O Reexame Necessário e a...

    Humberto Theodoro Jr.

    • 0
    • 0
    • 0
    Abordando-se os principais temas desenvolvidos pela doutrina especializada, pátria e alienígena, e comumente presentes na prática jurisprudencial, procura-se revisitar criticamente os pontos vitais e polêmicos que envolvem a preclusão.São costuradas as noções fundamentais do instituto, a partir de uma primeira aproximação da preclusão com o fenômeno processual moderno, na sequência , a exposição das ricas peculiaridades da utilização da técnica preclusiva frente ao Estado-juiz e às partes.
    Show book
  • Habeas Verba Português para Juristas - cover

    Habeas Verba Português para...

    Adalberto José Kaspary

    • 0
    • 0
    • 0
    Habeas Verba: que saibas, que conheças, que domines as palavras, para usá-las com propriedade no exercício da atividade jurídica. Agora na décima edição, é o resultado de constantes estudos, pesquisas, reflexões e docência na área de linguagem jurídica. Sob aproximadamente cinco centenas de verbetes, desfilam termos, expressões e construções colhidos em textos jurídico-judiciários, doutrinários e normativos, em contratos e escrituras, em provas de composição jurídica em concursos, etc., sempre com explicações objetivas e exemplificação apropriada. As questões tratadas abrangem matérias relacionadas à terminologia e à etimologia, à grafia de palavras e expressões típicas do repertório léxico-jurídico, à sintaxe, à pontuação e ao estilo. Por isso mesmo, um instrumento indispensável para quem lida ou pretende lidar com matéria jurídica. É, enfim, uma garantia segura para o pleno e eficaz desempenho da profissão jurídica – porquanto o Direito se concebe, enuncia e exerce mediante palavras.
    Show book
  • Mediação judicial - discursos e práticas - cover

    Mediação judicial - discursos e...

    Klever Paulo Leal Filpo

    • 0
    • 0
    • 0
    Mediação judicial: discursos e práticas explora uma metodologia inovadora na pesquisa sobre o Direito e as instituições jurídicas, buscando estabelecer uma ligação entre os saberes da Antropologia e do Direito. Contém os resultados de pesquisa de campo sobre o uso da mediação judicial de conflitos, no Rio de Janeiro, entre os anos de 2010 e 2013. Com o Novo Código de Processo Civil brasileiro, em vigor a partir de 2016, este livro torna-se leitura obrigatória,  uma vez que a mediação passará a ser usada como meio preferencial para solucionar diversos processos judiciais. Escrita de forma simples e objetiva, esta obra é acessível a todos os públicos, sendo excelente indicação para os cursos de graduação em Direito e formação de mediadores.
    Show book
  • Mediação e Arbitragem: - Alternativas a Jurisdição - cover

    Mediação e Arbitragem: -...

    Fabiana Marion Spengler

    • 0
    • 0
    • 0
    O debate acerca das crises do sistema de justiça de há muito ganhou importância no âmbito acadêmico, para além das discussões que se travam nos foros decisórios do Estado, seja no próprio Judiciário, seja no Legislativo, seja no Executivo. De tempos vem ganhando consistência a reflexão relativa aos ditos métodos alternativos de tratamento de conflitos – o que preferimos nomear como outros meios de tratamento de conflitos –, com especial ênfase à mediação e à arbitragem, afetando, inclusive, os processos de formação de operadores jurídicos, cada vez mais instados a desempenhar suas funções para além do modelo tradicional de jurisdição. É neste contexto que se insere esta obra, a qual, agora em sua terceira edição, incorpora novos conteúdos, sem abrir mão de uma reflexão voltada à construção de um saber sofisticado sobre o tema.
    Show book