Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Cidadelas & muros - como o ser humano se tornou um animal urbano - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Cidadelas & muros - como o ser humano se tornou um animal urbano

Alexandre Gossn

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A humanidade nasceu nas savanas, bosques, florestas e charcos, mas em algum momento de sua epopeia se tornou urbana. A cidade civilizou o ser humano, tornando-o o único animal efetivamente urbano do planeta. A despeito de serem classificadas pelos especialistas como meio ambiente artificial, as cidades parecem ser uma vocação humana, sendo talvez parte de sua própria natureza alterar o meio ambiente que o cerca. Essa habilidade não é privativa dos humanos: abelhas, formigas e cupins, só para ficar nestas espécies, são criaturas que também constituem sociedades que formam aglomerados com especialização de trabalho e moldam o ambiente que as cerca. Mas não há como se comparar o grau das mudanças: o ser humano transforma o planeta inteiro de uma forma única, irrefreável e irreversível. Ao constituir cidades, a humanidade elaborou novas formas de viver, pensar e morrer, e as cidades, deram vazão a uma quantidade impressionante de novas invenções em proporções jamais vistas. A maioria das pessoas se choca ao saber que os seres humanos passaram mais tempo vivendo em aldeias que em cidades, porque hoje em dia parece tão natural que o sapiens seja urbano que chega-se a concluir que sempre foi assim. Mas não foi: um longo caminho foi percorrido até que o ser humano se convertesse na única criatura verdadeiramente urbana no planeta. Na presente obra, propõe-se acompanhar como foi este caminho, onde ele nos levou e onde ainda pode nos levar.
Available since: 05/04/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações sobre amizade - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre amizade -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    De Aristóteles a Haruki Murakami, Nietzsche e Mark Twain a Bob Marley, seleccionámos para si 100 das maiores citações sobre amizade. Aprenderá o seu valor a partir de 100 ângulos diferentes: estes gracejos, observações e pérolas de sabedoria fornecer-lhe-ão inspiração, alimento para o pensamento, e diferentes formas de se relacionar com este conceito essencial. Muito amada mas difícil de definir, excessivamente preciosa mas fugaz e frágil, a amizade tem levado as maiores mentes a tentar formular o seu significado, dar conselhos e ganhar nova compreensão; desfrute destas citações por prazer, melhoramento e gratidão.
    Show book
  • 100 citações sobre filosofia - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre filosofia -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    A grande filosofia não tem de ser aborrecida. As mentes mais profundas também podem ser as mais espirituosas, e estas 100 citações brilham uma luz reveladora sobre o humor dos melhores filósofos. Seleccionámos para si as citações mais interessantes sobre filosofia, tendo as suas próprias figuras maiores revelado o seu lado humorístico: Nietzsche, Spinoza, Sócrates, Platão, e também Gilles Deleuze, Beethoven, Oscar Wilde, Albert Camus e muitos outros. Quem aprende a pensar por si próprio também aprenderá a não se levar demasiado a sério; e as maiores mentes são também as mais engraçadas.
    Show book
  • 100 citações de Bruce Lee - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Bruce Lee -...

    Bruce Lee

    • 0
    • 0
    • 0
    Bruce Lee é um artista marcial e comediante. Considerado o maior mestre de artes marciais do cinema mundial do século XX, preparou o caminho para outros actores de cinema de artes marciais asiáticos. Bruce Lee encarna, para muitos, o homem forte que atinge o cume da perfeição física, e da invencibilidade no combate corpo a corpo. A sua fama tem tido um papel importante no interesse do público ocidental pelas artes marciais chinesas. A sua morte prematura aos 32 anos de idade contribuiu para que se tornasse uma lenda no cinema e nas artes marciais. Estas 100 citações visam dar acesso a uma vida exemplar e espantosa ou a uma obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Capitalismo comunismo e o fim dos tempos - cover

    Capitalismo comunismo e o fim...

    Fernando H. De Marchi

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é o comunismo? Como funciona o capitalismo? O objetivo deste livro é exercitar a consciência, trazendo à tona as argumentações mais incisivas, tanto dos capitalistas quanto dos comunistas; da direita e da esquerda; dos conservadores e dos progressistas. Para compreendermos melhor a extensão do problema, é preciso observar a verdadeira dimensão dessa guerra. De fato, vivemos uma história de luta entre as classes, como afirmou Karl Marx. Mas essa luta é muito maior. Constantemente, nos organizamos para duelar, seja nação contra nação ou uma torcida de futebol contra a outra. Observamos, ainda, lutas entre homens e mulheres, negros e brancos, religiosos e ateus. Mas também, vemos lutas de homens contra homens, mulheres contra mulheres, brancos contra brancos, negros contra negros, operários contra operários, comunistas contra comunistas, cristãos contra cristãos, patrão contra patrão, ricos contra ricos e pobres contra pobres. A guerra está em todos os lugares, até mesmo dentro dos lares. Temos duelos entre pais e filhos, marido e esposa, entre um irmão e o outro. A história humana não corresponde, apenas, à luta entre as classes, mas, sim, à luta entre humanos e humanos, cada um buscando os próprios interesses. O mais incrível é que a bíblia ensina que não é a guerra humana que deve ser o foco de atenção dos cristãos, mas, sim, a batalha espiritual. O objetivo deste livro é demostrar, de forma clara e didática, a partir de um embasamento racional, histórico e, principalmente, bíblico, onde, verdadeiramente, nos encontramos agora, neste momento histórico, único. Assim, poderemos compreender, exatamente, para onde estamos indo. Com esse intuito, a obra apresenta uma profunda análise da fé, crença, ideologia e doutrinação humana à luz da bíblia.
    Show book
  • O olhar inclusivo do espírito por uma pneumatologia integral do cuidado e inclusão de pessoas com deficiência - cover

    O olhar inclusivo do espírito...

    Ailto Martins

    • 0
    • 0
    • 0
    história das pessoas com deficiência demostra uma vida de resistências, contra o preconceito, discriminação, marginalização, segregação,exclusão, opressão, violência, injustiça e morte. Perante esse cenário, surgiram as conquistas de direitos, devido principalmente ao conhecimento científico a respeito da deficiência. A teologia, ainda de forma tímida vem tentando dialogar com a temática. Já são muitos livros de teólogos e teólogas que tem se esmerado a estudar, ensinar e refletir a respeito do conhecimento bíblico e teológico sobre a deficiência. Apesar disso, há um longo caminho, ainda a ser percorrido. Diante desse fato, o livro “O olhar inclusivo do Espírito: por uma pneumatologia integral do cuidado e inclusão de pessoas com deficiência”, procura refletir sobre a possibilidade histórica, bíblica e teológica para o cuidado e inclusão de pessoas com deficiência no pentecostalismo clássico, segundo a natureza cuidadora e inclusiva do movimento pentecostal em relação às pessoas, referente à pneumatologia integral, na perspectiva do olhar inclusivo do Espírito, promovendo assim os princípios dessa pneumatologia, em relação ao fruto do Espírito e a experiência do batismo no Espírito Santo, a nova vida no Espírito, com seus resultados: a transformação da consciência, integridade, acessibilidade, diversidade e unicidade no Espírito Santo, como fundamento para o cuidado e inclusão de pessoas com deficiência.
    Show book
  • Rádio Fluminense FM - a porta de entrada para o rock bras nos anos 80 - cover

    Rádio Fluminense FM - a porta de...

    Maria Estrella

    • 0
    • 0
    • 0
    A história da emissora que ficou conhecida como 'A maldita'. O relato mostra como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, em 1982, e como a rádio influenciou a criação de novas bandas como Bacamarte, Celso Blues Boy, Grupo Rumo e Dorsal Atlântica. A segunda edição, sem CD, lançada em Tributo aos 30 anos da Maldita, no dia 6 de abril, com show de rock  no Parada da Lapa.
    Show book