Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Chapados de cloroquina: a morte da empatia - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Chapados de cloroquina: a morte da empatia

Alexandre Gossn

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que houve conosco durante esta pandemia? Assassinamos a empatia? Estávamos conscientes ou embriagados...  talvez, como diziam os versos de Jim Morrison no poema Stoned Immaculate: “Aqui no perímetro não há estrelas; aqui a gente tá chapado...Imaculado.” (Tradução livre).

Nosso governo federal estocou como nunca uma medicação ineficaz para tratar a doença que causou a maior mortandade da nossa história: doentes de malária não puderam se tratar porque esgotamos a cloroquina, droga ineficaz para tratar a Covid-19, mas que trata justamente as febres do plasmodium. Tratamos criaturas sem células como vírus como se fossem seres unicelulares como protozoários e vidas humanas como se fossem descartáveis como insumos econômicos inesgotáveis. Nenhum evento, doença, revolta, insurreição ou guerra matou tantos brasileiros como a Covid-19. E o que fizemos? Chapamos. Chapamos nas festas clandestinas, nas aglomerações evitáveis e nas abominações que cometemos.  Chapamos nossos celulares e redes sociais de ódio, fakenews, egoísmo e futilidades, chapamos muito... mas ao contrário dos versos de Jim Morrison, ficamos chapados, mas nada imaculados.

Neste novo ensaio, Alexandre Gossn reflete sobre as causas de uma segunda epidemia em nossa sociedade: o narcisismo e a falta de empatia com nossos semelhantes. Invocando o estudo feito nos anos 40 do séc. XX pelo filósofo Karl Jaspers sobre a culpa pelo nazismo entre os  cidadãos alemães, o autor deixa a pergunta: o que as futuras gerações dirão de nós?
Available since: 08/24/2021.

Other books that might interest you

  • Autoritarismo líquido - o golpe no Brasil - cover

    Autoritarismo líquido - o golpe...

    Pedro Uczai

    • 0
    • 0
    • 0
    O golpe é contra o povo e contra a nação. O golpe é misógino, o golpe é homofóbico, o golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito e da violência. Falo aos mais de 54 milhões e meio de votos, falo principalmente aos brasileiros que durante o meu governo superaram a miséria, realizaram o sonho da casa própria, começaram a receber atendimento médico, entraram na universidade e deixaram de ser invisíveis aos olhos da nação. Eu vivi a minha verdade, dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades. Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos, e neste momento me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: “Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles como já o foi em décadas passadas. Nós voltaremos, voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano. Dilma Rousseff
    Show book
  • Quem tem medo dos evangélicos? - Religião e democracia no Brasil de hoje - cover

    Quem tem medo dos evangélicos? -...

    Gutierres Fernandes Siqueira

    • 0
    • 0
    • 0
    O crescimento exponencial do movimento evangélico no Brasil tem chamado atenção da grande imprensa e da academia. Por anos, as menções aos evangélicos seguiram estereótipos que nitidamente não davam conta de retratar com fidelidade um segmento tão diverso. 
    O alinhamento político de pastores midiáticos e episódios controversos envolvendo políticos evangélicos reforçaram o preconceito contra todo um segmento. Além disso, estimativas de que a população evangélica se torne maioria no Brasil vêm gerando debates acalorados. O que se pode esperar do Brasil, caso os evangélicos venham a se tornar o grupo religioso majoritário? 
    Em ensaio esclarecedor, Gutierres Fernandes Siqueira, jornalista e teólogo, desmistifica percepções errôneas sobre a comunidade evangélica, oferecendo exemplos históricos e fatos recentes que contextualizam a presença dos evangélicos na sociedade brasileira. Longe de manifestar uma postura acrítica em relação à igreja, Gutierres defende o direito de participação do segmento na vida da nação, com seus ônus e bônus.
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book
  • Manifesto comunista - cover

    Manifesto comunista

    Boitempo, Karl Marx, Friedrich...

    • 0
    • 0
    • 0
    No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento. A Boitempo Editorial utilizou, com alguns ajustes ortográficos, a tradução feita por Álvaro Pina a partir da edição alemã de 1890, prefaciada e anotada por Engels. O cotejo foi feito de forma minuciosa com as principais edições inglesa, francesa e italiana, confrontadas com duas edições brasileiras anteriores. Além do Manifesto Comunista em si, o volume traz ainda a reflexão de seis especialistas sobre as múltiplas facetas desta que é, ainda hoje, a obra política mais lida e difundida em todo o mundo. Com organização de Osvaldo Coggiola, o livro tem ensaios de Antonio Labriola, Jean Jaurès, Leon Trotsky, Harold Laski, Lucien Martin e James Petras. A edição compila ainda sete prefácios de Marx e Engels à obra, feitos em diferentes períodos.
    Show book
  • O Homem que venceu Getúlio Vargas - Uma batalha política um acerto de contas - cover

    O Homem que venceu Getúlio...

    Paulo Sergio Valle

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma parte da história do nosso País volta à tona, revisitada, de forma a esclarecer detalhes que o tempo e os ditames da política se incumbiram de apagar. O homem que venceu Getúlio Vargas é um livro cujo personagem central vivencia uma verdadeira batalha entre sonhos e ideais, verdades e mentiras. Um acerto de contas que coloca a história novamente no seu rumo, sem temer o passado, sem subestimar os verdadeiros homens que autenticaram a política nacional.
    Show book
  • Viva a Comuna de Paris! - cover

    Viva a Comuna de Paris!

    Pierre Leroy

    • 0
    • 0
    • 0
    A presente obra é uma saudação e um convite! É uma saudação, um sinal de admiração e respeito por essa primeira tentativa do proletariado em realizar sua revolução social e libertar a humanidade! Viva o proletariado! Viva a Comuna de Paris! Mas é também um convite. É uma convocação para que você participe e esteja presente na atualização da Comuna de Paris! Viver a Comuna de Paris significa trazer a Comuna para nossas vidas cotidianas e contemporâneas e revivê-la, restaurá-la, renová-la! Viver a Comuna de Paris! A Comuna de Paris está morta? Viva a Comuna de Paris! Sim, viver a Comuna é torná-la viva novamente, hoje, em ações para ressuscitá-la e fazê-la viver novamente. Em nossas vidas, em nossos objetivos.
    Show book