Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Econometria - Conceitos e Aplicações - Conceitos e Aplicações - cover

Econometria - Conceitos e Aplicações - Conceitos e Aplicações

Alexandre Gori Maia

Publisher: Saint Paul Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro Econometria - Conceitos e aplicações Busca discutir e aprofundar aspectos fundamentais da análise econométrica e apresentá-los de maneira simples e acessível, os 17 capítulos do livro Econometria – Conceitos e aplicações foram divididos em três partes. 
A Parte 1 traz conceitos de análise de regressão linear simples, seus objetivos e pressupostos, preparando o leitor para compreender e calcular a análise de regressão múltipla. 
A Parte 2 mostra como os conceitos de regressão linear simples podem ser extrapolados à análise de regressão múltipla. Problematiza a contribuição marginal de variáveis explicativas e a relação de multicolinearidade; inclui informações qualitativas com o uso de variáveis binárias, discutindo suas inúmeras contribuições à análise econométrica. Apresenta, ainda, as causas, consequências e correções de problemas associados à quebra dos pressupostos da homocedasticidade e a ausência de autocorrelação nos erros. 
Trata a relação de dupla causalidade entre variáveis econômicas e as variáveis explicativas com fatores não controlados pela endogeneidade, muito característicos nas relações econômicas. 
A Parte 3 contempla uma introdução à análise de séries temporais, com conceitos-chave para analisar relações entre variáveis e previsões de séries temporais: a estacionariedade e a cointegração entre elas. Além desses conteúdos, traz conceitos e aplicações de modelos autorregressivos integrados de médias móveis (ARIMA), que ajudam a prever o comportamento de uma série, a partir de um comportamento passado.

Other books that might interest you

  • O Fator VDM para CLIENTES - Um guia antidesastres em projetos criativos - cover

    O Fator VDM para CLIENTES - Um...

    Luis Marcelo Mendes

    • 0
    • 0
    • 0
    No ambiente dos serviços criativos, que envolve fornecedores, clientes, atendimento, veículos, públicos, orçamentos, cronogramas, reuniões e cafezinhos, é assim: para cada case de sucesso existem mil histórias onde o resultado final não ficou como esperado ou a relação saiu abalada. Merdas acontecem. Portanto, se as coisas em algum momento deram errado não se martirize: você não está só. Mas também não se acomode. Existem formas de se prevenir dos desastres. Nos dois volumes da série O FATOR VDM, Luis Marcelo Mendes provoca gerentes de marketing, designers, diretores de comunicação, desenvolvedores de sites, cenógrafos, estudantes a entenderem que, na prática, fazer projetos não é fácil como parece. Esses guias, para profissionais criativos e clientes, mostram os caminhos para você estabelecer uma cultura projetual comum e produzir bons resultados.
    Show book
  • O líder disruptivo - cover

    O líder disruptivo

    Mauro Livio

    • 0
    • 0
    • 0
    Há modelos e tendências atemporais. Outros, como a liderança disruptiva, precisam de atenção, pois implementá-los parcial ou totalmente tornou-se a única opção para quem quer continuar relevante, atraente e lucrativo. Caso surjam crenças limitantes do tipo, neste momento não tenho tempo para dedicar-me ao meu desenvolvimento; resista e se permita ler este livro. Assim, querido leitor, sendo disruptivo desde o início, este certamente não será apenas mais um livro, que fará pouco sentido e se tornará um depósito de poeira.
    Show book
  • O papel do jornalismo sem papel - cover

    O papel do jornalismo sem papel

    Carlos Monforte

    • 0
    • 0
    • 0
    Como será o papel do Jornalismo sem papel, aberto, virtual, 
    sem lenço nem documento? O mar de informações 
    em que ele navega já é imenso. Muito diferente das 
    tripas de telex que desaguavam nas redações do século 
    XX e que já deixavam atordoados os editores, aqueles 
    que escolhiam o que devia ou não ser publicado. 
    Fora, claro, os censores de plantão, que tinham um trabalho 
    mais simples: cortavam o que os ditadores impunham – 
    hoje, os censores são mais tímidos, mas que existem, 
    existem. Essa espécie de comunicação compartilhada que 
    a internet proporciona é a grande questão que se coloca 
    entre todos os comunicadores. Mas não apenas entre eles. 
    Os proprietários dos meios de comunicação tradicionais estão 
    mergulhando fundo na velocidade das novas plataformas 
    porque não querem perder o trem da história, nem suas 
    gigantescas empresas, muito menos seus lucros. Em vários 
    sentidos, a situação atual nos dá uma oportunidade de ouro. 
    Esse modelo nos oferece a ocasião de mudança: embora 
    as nações sejam comandadas por homens – muitas vezes 
    cruéis – de mais de 60 anos, esse é o momento das coisas 
    novas, a chance de uma virada na cara do mundo – o 
    tempo de uma geração ousada e com novas propostas. 
    E por que é o momento ideal para esse impulso de velocidade? 
    É que as sociedades, levadas pela comunicação mais rápida 
    e globalizada, nunca estiveram tão conectadas, unidas pela 
    informação – daí os protestos, as vozes que finalmente 
    se fazem ouvir, as indignações reprimidas que se soltam. 
    O perigo: a guerra de versões, de opiniões, de mentiras. 
    Vence quem tiver credibilidade, perde quem tiver rabo preso 
    e perna curta.
    Show book
  • Livro Livre - Novas possibilidades para a leitura a escrita e a publicação com o digital - cover

    Livro Livre - Novas...

    Cory Doctorow, Paulo Coelho,...

    • 0
    • 0
    • 0
    'O que o digital poder oferecer como novas possibilidades à leitura, à escrita e à publicação? Como os livros escritos, produzidos, distribuídos e lidos de forma digital — livres de restrições de estoque, ponto de venda, matérias-primas e território — afetam (contribuem ou ameaçam, de acordo com o ponto de vista) nossa relação com o texto, a produção e a difusão da cultura? E quais as implicações — econômicas, sociais e morais — do digital na cadeia produtiva do livro e na reconfiguração de seus agentes: autores, editores, livreiros, bibliotecários, professores?Em 10 ensaios, profissionais da palavra, entre autores, livreiros e editores, comentam sobre as transformações pelas quais estamos passando e apontam tendências, oportunidades (e riscos) para as novas formas como iremos escrever, disseminar e ler nossas ideias.Da redefinição do papel do bibliotecário na era da informação imediata às novas plataformas para a criação literária; da relação das livrarias com o produto digital à pirataria de textos e à dissipação da autoria individual — análise, reflexão e considerações práticas feitas por quem vive pela palavra escrita, para um futuro que já chegou.'
    Show book
  • Aprendendo a Empreender para não se Surpreender - cover

    Aprendendo a Empreender para não...

    Camilla Conceição

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma obra voltada para empreendedores, com conteúdos relevantes e linguagem simplificada. O livro é um “pequeno” guia para quem está começando ou já se encontra de portas abertas e precisa ter a compreensão das áreas mais importantes de uma empresa – Administração, Venda, Comunicação (Planejamento),  Contábil, Financeira, Jurídica e Recursos Humanos. Ao final de cada capítulo, uma análise sobre a importância do Compliance em cada uma destas áreas, com materiais complementares através de links.
    Show book
  • Venda muito mais - Na trilha do sucesso - cover

    Venda muito mais - Na trilha do...

    Cláudio Tomanini

    • 0
    • 0
    • 0
    Todo profissional se defronta com momentos de dúvidas e aflições. Como prosperar no mundo atual, que vive em contínua transformação? Quais são os novos valores e competências exigidas pelo mercado? Como se destacar como vendedor perante tanta concorrência? Neste livro, o consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Tomanini, instiga, questiona e desafia, apontando o caminho do sucesso para os profissionais de vendas comprometidos em vender e atingir o topo de sua carreira. São 23 capítulos que abordam os principais temas das áreas de vendas, marketing e gestão.
    Show book