You wouldn't limit the air you breathe. Why limit your readings?
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
Súmulas Vinculantes - Análise Crítica da Experiência do Supremo Tribunal Federal - cover

Súmulas Vinculantes - Análise Crítica da Experiência do Supremo Tribunal Federal

Alessandro Mendes Cardoso

Publisher: Livraria do Advogado Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Súmula Vinculante é apenas um importante instrumento de resolução dos casos, que causa- é verdade –algumas perplexidades, porém não acaba com a atividade jurisdicional, especialmente se não houver abuso aplicativo. Continua-se a exigir uma posição prudente e equilibrada do STF, com uma adequada concepção de sua função e com uma adequada concepção da separação dos poderes, e a prudência a todos os aplicadores do Direito. A obra objetiva compreender normativamente as Súmulas Vinculantes, com base na Constituição, na legislação  específica e em decorrência das primeiras Súmulas expedidas.

Other books that might interest you

  • Sentidos do consumo - cover

    Sentidos do consumo

    Ana Claudia De Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    Por ocasião do centenário do nascimento do semioticista lituano Algirdas Julien Greimas, celebrado em 09 de março de 2017, deu-se a inspiração para o desenvolvimento dessa obra. A publicação toma os conceitos fundamentais da teoria semiótica do texto, edificada pelo autor e seus principais colaboradores, como Jean-Marie Floch e Eric Landowski, para a compreensão das práticas contemporâneas do consumo, que moldam as práticas de vida. A temática é desenvolvida em problematizações e análises de estratégias corporativas, ações de comunicação de marcas e produtos, ocupações dos espaços comerciais, modos de vida no ambiente de trabalho, nas redes sociais, nas atividades do lazer, da moda, do esporte, da arte e da urbanidade. De caráter interdisciplinar, a obra reúne docentes e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Administração, Marketing, Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Centro de Pesquisas Sociossemióticas e de outras instituições renomadas e constrói uma ampla perspectiva, iluminada pela semiótica, dos sentidos do consumo nos nossos dias.
    Show book
  • Construindo a inclusão - cover

    Construindo a inclusão

    Fernando Rizzolo

    • 0
    • 0
    • 0
    Construindo a Inclusão, de Fernando Rizzolo, é muito mais que um livro de reflexões. Trata-se de um panorama geral do Brasil, com toda a problemática da inclusão social exposta sob o olhar apurado e o senso crítico de quem conhece bem a política do nosso país. Utilizando uma linguagem clara e acessível, Rizzolo nos mostra os problemas enfrentados pelo povo brasileiro, principalmente pelos menos favorecidos, como a falta de acesso às universidades, o desemprego, a inclusão digital, o papel da mulher na sociedade, entre outras tantas temáticas sociais. Contudo, diferente do que o leitor pode imaginar, os artigos que compõem este livro não são apenas de cunho crítico. Rizzolo tece críticas, sim, às questões pontuais, mas também expõe suas opiniões, com muita sensatez e sensibilidade, sobre o que julga essencial para a construção de um Brasil melhor, onde todos os brasileiros, sem distinção, tenham as mesmas oportunidades.  Construindo a Inclusão é uma coletânea de artigos meus publicados nos mais diferentes jornais do país nos últimos anos, com a temática da inclusão social. Muitas são as variáveis que o tema permite abordar, mas a essência é pautada na percepção de que o Brasil vive um momento de avanço na luta contra as injustiças sociais, de maior participação do Estado indutor do desenvolvimento, de maior acesso às camadas mais baixas de renda da população, dos direitos que envolvem a dignidade humana. Com base nesses aspectos de cunho social, traço um paralelo da importância dos valores morais, espirituais e religiosos para a concretização dos objetivos pessoais, postulando uma visão de vida mais saudável, principalmente em relação aos jovens. Acreditando na educação como forma de libertação psicossocial, conduzo meus textos na esperança de que o investimento no social promova a  catarse necessária para que a participação política no Brasil seja pautada na construção das bases da dignidade do ser humano, sonhada há muito e por muito tempo esquecida. Fernando Rizzolo
    Show book
  • Propriedade intelectual e os dez anos da lei de inovação: conflitos e perspectivas - cover

    Propriedade intelectual e os dez...

    José Carlos Vaz E Dias, Juliana...

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra reúne pesquisas desenvolvidas por acadêmicos dedicados ao estudo aprofundado de temas relacionados á Inovação e à Propriedade Intelectual. Organizada didaticamente em artigos independentes, a obra visa levar estudantes, acadêmicos e operadores do direito às reflexões, críticas e inquietações jurídicas sobre inovação tecnológica e a referida lei federal.
    Show book
  • Responsabilidade Objetiva e Antecipação de Tutela - Direito e Pós-Modernidade - cover

    Responsabilidade Objetiva e...

    Michelle Dias Bublitz

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro, o autor examina os princípios e fundamentos que deram sustentação à organização social, política e, por conseguinte, também jurídica do Estado moderno. Ao abordar e demonstrar o conjunto de princípios mecanicistas enunciados nos séculos XVII e XVIII, aponta o descompasso entre as nossas macroestruturas (jurídicas, sociais e econômicas) e o conjunto de princípios hoje considerados cientificamente válidos. Após tratar do tema relativo à superação do paradigma da modernidade ? que fez com que o sistema jurídico se assentasse em leis universais e generalizantes, ao mesmo tempo em que reduziu o juiz a um poder nulo e o Judiciário a uma estrutura eminentemente burocrática ?, analisa o instituto da antecipação de tutela e demonstra a inadequação com que a doutrina tradicional enfoca a responsabilidade objetiva daquele que a obtém. Na conclusão, propõe uma visão que conduza a uma ?atribuição de sentido? pelo intérprete das normas, e não o da inviável ?busca? de um sentido que corresponda a uma verdade universal inatingível.
    Show book
  • Justiça Constitucional e Direitos Fundamentais - cover

    Justiça Constitucional e...

    Martins Maurício Reis

    • 0
    • 0
    • 0
    Os artigos publicados são estudos de pesquisadores que integraram o curso de Especialização em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais na Universidade de Pisa. Os articulistas, caminhando numa das tradições mais renomadas que existe sobre o tema da Justiça Constitucional, sob a competente coordenação do ilustre Professor Roberto Romboli, todos vindo de diferentes contextos jurídicos, como acadêmicos do México, Colômbia, Costa Rica e do Brasil, nos brindam com esta obra densificada com profundos estudos realizados em temas de conteúdos pouca ou raras vezes explorados.
    Show book
  • Livro de Vocabulário Ucraniano - Uma Abordagem Focada Em Tópicos - cover

    Livro de Vocabulário Ucraniano -...

    Pinhok Languages

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro de vocabulário contém mais de 3000 palavras e frases em ucraniano que estão agrupadas por tópico para poder escolher mais facilmente o que deve aprender primeiro. Além disso, a segunda metade do livro contém duas secções de índice remissivo que podem ser utilizadas como dicionários básicos para procurar palavras em qualquer uma das duas línguas. As três partes juntas fazem com que este livro seja um excelente recurso para os estudantes de todos os níveis.
     
    Como utilizar este livro de vocabulário de ucraniano?Não sabe por onde começar? Recomendamos que estude primeiro os capítulos dos verbos, adjetivos e frases da primeira parte do livro. Isto dar-lhe-á uma excelente base para estudar mais e suficiente vocabulário em ucraniano para a comunicação básica. Os dicionários na segunda metade do livro podem ser utilizados sempre que precisar de procurar palavras que ouve na rua, palavras em ucraniano para as quais quer saber a tradução ou simplesmente aprender algumas palavras novas por ordem alfabética.
     
    Algumas reflexões finais:Os livros de vocabulário existem há séculos e, tal como acontece com tudo o que existe há algum tempo, não são muito modernos e são um pouco aborrecidos, mas normalmente funcionam muito bem. Juntamente com as partes básicas do dicionário de ucraniano, este livro de vocabulário de ucraniano é um excelente recurso para apoiá-lo no processo de aprendizagem e é particularmente útil quando não tiver acesso à Internet para procurar palavras e frases.
    Show book