Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Súmulas Vinculantes - Análise Crítica da Experiência do Supremo Tribunal Federal - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Súmulas Vinculantes - Análise Crítica da Experiência do Supremo Tribunal Federal

Gilberto Schafer

Publisher: Livraria do Advogado Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Súmula Vinculante é apenas um importante instrumento de resolução dos casos, que causa- é verdade –algumas perplexidades, porém não acaba com a atividade jurisdicional, especialmente se não houver abuso aplicativo. Continua-se a exigir uma posição prudente e equilibrada do STF, com uma adequada concepção de sua função e com uma adequada concepção da separação dos poderes, e a prudência a todos os aplicadores do Direito. A obra objetiva compreender normativamente as Súmulas Vinculantes, com base na Constituição, na legislação  específica e em decorrência das primeiras Súmulas expedidas.
Available since: 06/21/2019.

Other books that might interest you

  • Os Direitos da Criança e do Adolescente - cover

    Os Direitos da Criança e do...

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos ”Os Direitos da Criança e do Adolescente”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1.990 e suas atualizações, lei também chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre os personagens uma criança e dois adolescentes, e o personagem o jornalista da editora, que esclarece tudo sobre o estatuto da criança e do adolescente.
    Show book
  • Dimensões humanas saberes e processos na educação superior - Ciências Contábeis na complexidade e na integralidade - cover

    Dimensões humanas saberes e...

    Ana Maria Gonçalves de Sousa

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro aborda o processo educacional superior conjugando as dimensões da natureza do ser humano através de incentivos, pesquisas, exemplos reais e simulações, argumentos comprobatórios e reflexivos, tendo-se como referência o curso de Ciências Contábeis. Os autores provocam e argumentam sobre o que está posto no curso para refletir, aprender e auxiliar no constructo dos discentes e docentes diante da complexidade tão presente em pleno século XXI.Organizado em nove partes, inicia-se com a identificação, trajetórias, perspectivas e expectativas dos discentes em relação à educação, aprendizagem e futuro. A Parte 2 aponta a trajetória e as práticas didático-pedagógicas utilizadas pelos docentes. A Parte 3 fornece uma proposta curricular modular e por competências. A Parte 4 trata da avaliação externa. A Parte 5 discute a dimensão ética geral e profissional. Segue-se, na Parte 6, retomando o transcendental do ser humano. A Parte 7 expõe a qualidade de vida conectada à saúde, ao esporte e ao lazer. A Parte 8 polemiza a educação ambiental e o comportamento ecológico, e a Parte 9 apresenta um relato de experiência educacional diante da Covid-19.É nesse vértice que as temáticas emergem de maneira a resgatar o que já se sabe, ao desconstruir o que se imagina e, nesse contexto, vir a reformular o processo educacional norteado pela Teoria da Complexidade, embora ciente das limitações: "o todo não é tudo". Eis a contribuição dessa obra, que é indicada para toda a comunidade acadêmica.
    Show book
  • Acesso à justiça - democracia e desenvolvimento - cover

    Acesso à justiça - democracia e...

    José Valmi Brito

    • 0
    • 0
    • 0
    Acesso à justiça: democracia e desenvolvimento traz à tona a reflexão sobre a importância de se ter um acesso à justiça célere e igualitária, tratando sobre a desburocratização do judiciário e carregando um olhar social sobre o tema.O livro é escrito de forma leve e muito profunda sobre a necessidade de se ter uma justiça que atenda a todos de forma eficiente, cobrindo toda a gama de necessidades no que concerne aos direitos sociais, civis e políticos.Ao tratar da desburocratização dos processos, do direito à alimentação, da proteção da criança e do adolescente, da manutenção dos direitos dos idosos, além do Sistema Único de Saúde e direitos humanos, a obra tende a ser leitura fundamental tanto para os agentes do direito, quanto para os estudantes e interessados no assunto.
    Show book
  • Empreendedorismo: dicas & desafios - cover

    Empreendedorismo: dicas & desafios

    André Prado

    • 0
    • 0
    • 0
    Quando o assunto é empreendedorismo, alguns logo pensam em líderes notáveis, como: Elon Musk (Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook), Mary Kay Ash (Mary Kay), Joy Mangano (Ingenious Designs), Michael Dell (Dell), Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple), entre outros. No Brasil surgem à mente figuras célebres, como: Abílio Diniz (Pão de Açúcar), Silvio Santos (SBT), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Alexandre Costa (Cacau Show), Cleusa Maria (Sodiê), Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) e assim por diante. Todavia, existem muitos empreendedores anônimos espalhados em diversas localidades do mundo, atuando em empresas de menor porte com valiosa contribuição para a geração de empregos, renda e Produto Interno Bruto (PIB). Uma pessoa empreendedora pode inclusive atuar na economia informal ou trabalhar para uma organização. Embora ocorra em alguns casos, nem sempre quem empreende estará entre as pessoas mais ricas do mundo e tampouco terá todos os empreendimentos bem-sucedidos. Todavia, empreendedores são hábeis em desmontar operações que não dão resultados para criar novos negócios a partir de oportunidades que surgem. O que mais se destaca é o fato de que as mentes empreendedoras possuem um estado de espírito capaz de produzir mudanças positivas nas empresas e até mesmo na vida das pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com este contexto.
    Show book
  • A teoria do órgão de fato e sua aplicação ao Direito brasileiro - cover

    A teoria do órgão de fato e sua...

    Glauco da Rocha

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro analisa a "teoria do órgão de fato", utilizada para caracterizar e responsabilizar os chamados "membros orgânicos de fato", ou seja, aquelas pessoas que exercem materialmente um conjunto de atribuições orgânicas ou influenciam os órgãos sociais de um dado ente coletivo (incluindo-se as sociedades), sem ter assumido formalmente a posição orgânica. Exemplos importantes verificados no direito brasileiro são: administrador, sócio e controlador de fato. A primeira parte faz uma análise sistematizada a respeito da teoria orgânica. A segunda parte examina a teoria do órgão de fato. A terceira, sua aplicação ao Direito brasileiro.
    Show book
  • Trauma E Estresse Em Tempos de Pandemia - cover

    Trauma E Estresse Em Tempos de...

    Juan Moisés De La Serna, Paul...

    • 0
    • 0
    • 0
    Frequentemente, as pessoas dizem que a pandemia de COVID-19 não tem precedentes. No entanto, de um modo geral, ela tem semelhanças com outras pandemias, com outras doenças e com outros estresses e traumas. De fato, cada situação de estresse e trauma ajuda a esclarecer todas as outras. Estamos no limiar de criar uma ciência de estresse e trauma. Neste livro indicamos como a atual pandemia se entrelaça com essa ciência, beneficiando-a e contribuindo com ela. Em outras palavras, embora nesta pandemia cada pessoa e cada comunidade sinta que seus sofrimentos sejam únicos, de fato eles se mesclam com outras áreas de sofrimento que podem beneficiar o nosso conhecimento coletivo. Neste livro, dois cientistas de diferentes partes do mundo se uniram para conjugar seus conhecimentos sobre estresse e trauma e, agregando suas observações atuais, aplicá-los na compreensão da pandemia. Uma vez que todas as situações traumáticas se sobrepõem, as lições da pandemia, reciprocamente, irão beneficiar outras situações de estresse e trauma. Portanto, o conteúdo deste volume é relevante para todas as situações traumáticas. O livro está dividido da seguinte maneira. O Capítulo 1 considera situações traumáticas anteriores, enquanto o Capítulo 2 as compara com a pandemia. O Capítulo 3 introduz a terminologia do estresse e trauma e aplica-a à pandemia. Os capítulos 4, 5 e 6 exploram a gama de processos de estresse e trauma e seus efeitos, do nível celular ao internacional. O Capítulo 7 explora a dialética entre morte e resiliência, enquanto o Capítulo 8 faz um resumo dos capítulos precedentes. Por último, o Capítulo 9 aplica a compreensão do estresse e do trauma à melhoria e tratamento das consequências da COVID-19.
    Show book