Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Memória coletiva memória individual e história cultural - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Memória coletiva memória individual e história cultural

Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O tema central desta coletânea (“Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural”), de fato, permite e estimula muitas possibilidades de trabalho. Como organizadores, nossa proposta inicial era exatamente oferecer um espaço de interlocução de modo que pesquisadores diversos, e em momentos diferentes de suas formações, pudessem apresentar suas ideias publicamente e de maneira produtiva, colocando-as à disposição para serem debatidas.
Acreditamos, salvo melhor juízo do leitor, que nosso objetivo foi alcançado. Com efeito, frutos do esforço de pesquisadores experientes como André Luis Bertelli Duarte, Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Heloisa Selma Fernandes Capel, Irene Vaquinhas, Julierme Morais, Nádia Maria Weber Santos, Paulo Roberto Monteiro de Araujo, Regina Weber, Rodrigo de Freitas Costa, Thaís Leão Vieira e, por último, mas não menos importante, Alcides Freire Ramos e Rosangela Patriota, as reflexões aqui publicadas oferecem a oportunidade para refletir acerca das diferentes maneiras de produzir conhecimento em história em sua interface com os debates teórico-metodológicos atinentes aos diálogos com as memórias.
Com efeito, nas últimas décadas, os horizontes investigativos e de pesquisa do Historiador Cultural ampliaram-se, sobretudo graças aos estímulos proporcionados por temas e objetos privilegiados pelos historiadores que se voltam para esse campo. O propósito desta coletânea, que agora chega às suas mãos, é o de enfrentar tanto desafios teóricos e interpretativos, quanto analisar procedimentos e práticas atinentes ao ofício do historiador que se volta para a História Cultural.
Por fim, antes de colocar o ponto do final nesta breve Apresentação, cabe-nos desejar a você, caro leitor, uma boa viagem, tendo como bússola as ideias contidas nas páginas que seguem...
Available since: 04/22/2020.

Other books that might interest you

  • Relações luso-brasileiras - imagens e imaginários - cover

    Relações luso-brasileiras -...

    Ida Alves, Gilda Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne estudos destacados, com abordagem teórica e crítica diversificada, considerando o muito que já se produziu e se continua a produzir sobre imaginário e imagem em diversos domínios e em diálogos inter e multidisciplinares, mas sobretudo preocupados com uma concepção de imaginário social que lança perguntas e formula algumas respostas para os impasses que o mundo luso- brasileiro vem atravessando na contemporaneidade. Buscamos organizá-los em linhas de reflexão que tratam da produção estética atenta à discussão política das relações luso-brasileiras, às imagens de nação, imagens de sujeitos, à invenção, desconstrução e circulação de imaginários, à crítica das culturas de língua portuguesa e às geografias da emoção: paisagens em movimento.
    Show book
  • Armas Brancas - Lanças espadas maças e flechas – como lutar sem pólvora da pré-história ao século XXI - cover

    Armas Brancas - Lanças espadas...

    Antonio Luiz M. C. Costa

    • 0
    • 0
    • 0
    '\''Conheça as armas utilizadas pelas culturas humanas para travar suas batalhas quando a pólvora não é uma opção.Escrito por Antonio Luiz M. C. Costa, de “Títulos de Nobreza e Hierarquias: um guia sobre as graduações sociais na história”, autor de ficção especulativa e editor de política internacional da CartaCapital. Este é um elaborado compêndio sobre armas brancas e suas características, indispensável em qualquer coleção para quem quer pesquisar ou criar, seja em RPGs, games, literatura e todas as formas de ficção.Facas de pedra, machados de bronze, espadas de aço, lanças, bestas, azagaias, manguais. Objetos que transformaram jovens em conquistadores, fazendeiros em imperadores, santos em assassinos e heróis em monstros. O homem carrega armas consigo desde sua origem, uma relação de amor e ódio que o ajudou a unificar tribos, erguer civilizações e derrubar impérios.Com um texto prazeroso e ao mesmo tempo muito informativo, entenda do que são feitos e como se utilizam esses instrumentos de guerra nas culturas de nosso mundo – e de outros da ficção, pois espadas famosas e sabres de luz também são lembrados.Baixe uma amostra agora mesmo e confira o excelente conteúdo• Clavas e maças • Martelos, malhos e picaretas • Facas, adagas e punhais • Espadas de um ou dois gumes • Espadas de estocada • Famosas armas da história e da ficção • Chicotes, manguais, cordas e correntes • Bestas e arcos simples e compostos • Shurikens, machadinhas e dardos\'''
    Show book
  • Gerenciamento de Produção - cover

    Gerenciamento de Produção

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Audiobook que se propõe a ajudar gerentes de produção a planejar e gerenciar a produção de uma forma mais fácil e eficiente. Com este guia você poderá se preparar melhor para as atividades de gestão de qualquer tipo de produção, seja de produtos físicos ou até mesmo de produtos digitais. Este guia foi desenvolvido baseado nas experiências exitosas do software mobile (Palm) de gerenciamento de produção Produzir. Este guia se aplica a todos que desejem ampliar seus conhecimentos sobre propostas de gerenciamento de produção, seja ele voltado para pequena fábrica (de garagem), pequena indústria e até mesmo algumas médias que gostariam de ter uma abordagem agregadora na busca de melhoria de processos e performance. É para quem busca desenvolver uma abordagem mais tecnológica da gestão da produção, seja ele, micro, pequena ou média produção. Que deseje construir seu próprio modelo de gerenciador de produção baseado em um modelo testado. Seu guia de referência e consulta.
    Show book
  • Acesso à justiça - democracia e desenvolvimento - cover

    Acesso à justiça - democracia e...

    José Valmi Brito

    • 0
    • 0
    • 0
    Acesso à justiça: democracia e desenvolvimento traz à tona a reflexão sobre a importância de se ter um acesso à justiça célere e igualitária, tratando sobre a desburocratização do judiciário e carregando um olhar social sobre o tema.O livro é escrito de forma leve e muito profunda sobre a necessidade de se ter uma justiça que atenda a todos de forma eficiente, cobrindo toda a gama de necessidades no que concerne aos direitos sociais, civis e políticos.Ao tratar da desburocratização dos processos, do direito à alimentação, da proteção da criança e do adolescente, da manutenção dos direitos dos idosos, além do Sistema Único de Saúde e direitos humanos, a obra tende a ser leitura fundamental tanto para os agentes do direito, quanto para os estudantes e interessados no assunto.
    Show book
  • Escritos de um professor atarefado II - edição bilíngue português-espanhol - cover

    Escritos de um professor...

    Ajamir Brito de Melo

    • 0
    • 0
    • 0
    São dois artigos bem didáticos sobre a temática da legislação de Direito Internacional dos Conflitos Armados e sua aplicação em dois momentos distintos: primeiro, nos conflitos do Iraque e da Síria e no segundo momento, aqui na América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança (conhecida também como Guerra do Paraguai), enquanto na Europa era criada a Primeira Convenção de Genebra (A Primeira Convenção de Genebra, acordada em 1864, representou simbolicamente o nascimento do Direito Internacional Humanitário/DIH). Destaque para a versão desses artigos na língua espanhola.
    Show book
  • Harmonização dos Sistemas Jurídicos - a construção de uma base mínima normativo-jurisprudencial global para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade - cover

    Harmonização dos Sistemas...

    Luiz Felipe Siegert Schuch

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra, resultado de longa pesquisa no Brasil e na Europa, revela desde logo em seu título e subtítulo a profundidade, a preocupação e o ineditismo no tratamento de um tema tão relevante na atualidade – o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Não estamos diante de mais um livro jurídico. O raciocínio claro e muito bem construído convida o leitor a realizar um agradável passeio, desde a sociedade primitiva até o advento do Estado Constitucional contemporâneo e seus pilares fundamentais. Segundo o Autor, os fenômenos da Globalização e da Transnacionalidade deixaram todos cada vez mais próximos, irrecusavelmente interligados (em rede), mesmo distantes fisicamente. Por conta disso, nossas ações passaram a interferir na vida uns dos outros diariamente, muitas vezes com reflexos graves e negativos. Os fluxos dos mercados financeiros, a migração forçada de pessoas, a disseminação de doenças, a precarização da vida e dos ecossistemas são questões que desafiam a capacidade de controle dos governos nacionais. As mudanças climáticas, constatadas por dados científicos confiáveis emprestam à proposta de harmonização jurídica no plano ambiental o signo da urgência e da emergência e exigem uma pronta resposta dos líderes mundiais em uma acelerada sociedade de risco. Este é um livro disruptivo, um marco temporal, leitura obrigatória na pesquisa acadêmica ao provocar a discussão e lançar os elementos básicos para uma harmonização constitucional e jurisprudencial no contexto global.
    Show book