Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Conhecendo as raízes do Brasil: História e Cultura Afro-brasileira - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Conhecendo as raízes do Brasil: História e Cultura Afro-brasileira

Ademar Da Silva Campos

Publisher: CULTURAL BRASIL

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

O autor de Conhecendo as Raízes do Brasil, Professor Ademar da Silva Campos, escreveu na apresentação de seu livro: “Nosso maior objetivo foi, atendendo aos propósitos do legislador, estudar a História e a Geografia com ênfase nessa raça que teve um papel preponderante na formação étnica, social e cultural do povo brasileiro, e a inestimável contribuição que ela trouxe à preservação e expansão do nosso território, garantindo a todos nós o Brasil que hoje conhecemos”
Available since: 08/31/2017.

Other books that might interest you

  • Vivendo em comunidade - haitianos evangélicos na periferia de São Paulo - cover

    Vivendo em comunidade -...

    Bernadete Alves de Medeiros...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esse livro é resultado de uma longa pesquisa etnográfica e surgiu frente a necessidade de compreender o papel que as comunidades evangélicas haitianas exercem entre seus adeptos no Brasil. A convivência com um grupo de haitianos evangélicos em um bairro periférico de São Paulo nos levou a constatar a relação entre a religião desses imigrantes e o contexto migratório em que estavam inseridos. Nesse processo foi possível perceber o cotidiano de haitianos em suas comunidades evangélicas e os dilemas enfrentados em torno de questões relacionadas a família, trabalho, saúde, educação, recepção de novos membros migrantes, acolhimento e integração.
    Show book
  • O senhor do engenho - cover

    O senhor do engenho

    Pop Stories, André João Antonil

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta seleção de textos do clássico "Cultura e Opulência no Brasil", são evidenciadas as características deste ícone do Ciclo do Açúcar brasileiro – o senhor do engenho. Antonil discorre aqui, entre outros aspectos, sobre suas posses, seus vínculos com os vizinhos, seu capelão, seus hóspedes e mercadores de açúcar.
    Show book
  • Aves e peixes da Província de Santa Cruz - Trechos selecionados de "História da província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo - cover

    Aves e peixes da Província de...

    Pop Stories, Pero de Magalhães...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesses tempos em que o leitor vê crescer diariamente a lista dos animais ameaçados de extinção, é nostálgico ler nesta seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", do cronista Pero de Magalhães Gandavo, sobre "a grande variedade das finas e alegres cores das muitas aves que nesta província se criam", e que a "fertilidade [de peixes] bastará a sustentá-los [os habitantes] abundantissimamente".
    Show book
  • Brasil em Transe - Bolsonarismo Nova Direita e Desdemocratização - cover

    Brasil em Transe - Bolsonarismo...

    Luis Felipe Miguel, Adriano de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta obra coletiva, organizada pela antropóloga Rosana Pinheiro-Machado e pelo historiador Adriano de Freixo, o bolsonarismo é entendido como um fenômeno político que transcende a própria figura de Jair Bolsonaro e que se caracteriza por uma visão de mundo ultraconservadora, que prega o retorno aos 'valores tradicionais' e assume uma retórica nacionalista e 'patriótica', sendo profundamente crítica a tudo aquilo que esteja minimamente identificado com a esquerda e o progressismo. Tal visão ganhou bastante força nesta última década em várias partes do mundo, se alimentando da crise da representação e da descrença generalizada na política e nos partidos tradicionais. No Brasil, ela iria encontrar a sua personificação no ex-capitão e em seu estilo de fazer política, calcado na lógica do 'contra tudo que está aí', apesar de ele mesmo ser parte do establishment político desde 1988, quando disputou e venceu sua primeira eleição. Assim, os capítulos deste livro, longe de qualquer tom panfletário, apresentam possibilidades de análise para o momento presente, produzidas no calor dos acontecimentos, buscando compreender o que há de original nesse processo de radicalização política conservadora e o que o conecta à nossa história permeada de autoritarismos e resistências.
    Show book
  • Crítica ao Feminismo - A Ideologia Feminista como Prisão Feminina - cover

    Crítica ao Feminismo - A...

    Stella Anderson

    • 0
    • 0
    • 0
    O feminismo é uma das mais influentes ideologias contemporâneas. Do seu início marginal ao seu sucesso posterior, passando a ser aclamado nos meios acadêmicos e políticos, por celebridades e capital comunicacional, empresas capitalistas variadas e fundações e organismos internacionais, foi uma longa carreira de sucesso. Stella Anderson realiza uma crítica radical do feminismo. Para a autora, o feminismo é uma prisão ideológica para as mulheres ao invés de ser um instrumento de libertação. Ele não é uma solução, mas apenas mais um problema. Stella Anderson desmonta o discurso feminista a partir de uma incursão na vida cotidiana e na modernidade, mostrando que a complexidade das relações sociais modernas é ofuscada pelo reducionismo de uma ilusória “guerra dos sexos” e por uma imagem falsa da mulher. A conclusão da autora é categórica: a libertação da mulher pressupõe a superação do feminismo.
    Show book
  • Regimes de Acumulação e Épocas Literárias - cover

    Regimes de Acumulação e Épocas...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra “Regimes de Acumulação e Épocas Literárias” aborda a história da literatura, mais especificamente o que ficou conhecido como “períodos literários”, a partir do desenvolvimento histórico do capitalismo. As épocas literárias não emergem aleatoriamente, pois elas estão intimamente ligadas ao processo histórico e social. O autor mostra que a história do capitalismo é marcada por sucessivos regimes de acumulação e como estes promovem paradigmas hegemônicos que geram uma convergência cultural com as épocas literárias e cânones literários hegemônicos. Para concretizar esse processo analítico, o autor aponta para a contribuição do marxismo e da sociologia da literatura a partir de uma análise crítica das contribuições de Lucien Goldmann e Georg Lukács e, após isto, desenvolve os conceitos de regimes de acumulação, épocas literárias e cânones literários hegemônicos, bem como conceitos correlatos. Desta forma, o autor analisa a sucessão de regimes de acumulação e evolução das épocas literárias, apontando a relação dos principais cânones literários e o paradigma hegemônico em cada um dos regimes de acumulação. Nesse contexto, o autor desenvolve uma discussão sobre diversas manifestações literárias, tais como o naturalismo, o romantismo, o realismo, entre outras.
    Show book